Vista panorâmica Pico do Rinoceronte

Camping do Pico do Rinoceronte

Robson Fernando Duda

Não jogue lixo

Proteja a natureza e os animais selvagens

Bom Jardim da Serra possui alguns dos principais atrativos da Serra Catarinense, atraindo turistas que procuram as belezas da região serrana. Entre mirantes e cânions, o visitante pode apreciar diferentes paisagens com diferentes níveis de esforço. Já escrevemos sobre uma bela trilha da região que é a Trilha do Pico do Rinoceronte, que além de trilha, também é um ótimo lugar para camping.

Em nosso relato sobre a trilha, trouxemos os detalhes necessários para chegar até o local e curtir o visual, logo, seria repetitivo falar tudo novamente. Vamos trazer aqui alguns detalhes sobre a atividade de camping na região, que é o foco deste texto

A primeira coisa que você precisa saber é que se trata de uma propriedade privada, logo, procure a autorização do proprietário para entrar. Em nosso caminho, que partiu da Fazenda dos Papagaios, foram praticamente 7 quilômetros de caminhada. Foi na fazenda que deixamos nosso carro e pagamos a taxa de R$ 20,00 para o camping.

Ao chegar no camping nos deparamos com outros aventureiros que fizeram a famosa Trilha dos Tropeiros e chegaram ali subindo a serra em um trajeto de aproximadamente 15km.

Quando entramos em contato com o proprietário do local, tivemos duas dúvidas principais. Sobre disponibilidade de água e possibilidade de fazer fogueiras. Sobre a água, fomos informados que existiam muitos pontos pelo caminho, inclusive um muito próximo ao Pico. Além disso, margeamos um rio durante boa parte do percurso, logo, água não é um problema. Sobre a fogueira, é permitido fazer, seguindo as dicas de segurança e nunca deixando nenhum tipo de resquício de fogo para trás. No local é possível encontrar lenha em vários pontos, pois existem muitas árvores secas que derrubam galhos que podem ser usados como lenha. Foi essa lenha que utilizamos para o fogo.

Sobre os locais para acampar, as possibilidades são grandes, pois a área é bem grande. O que se deve ponderar é quão perto do Pico se deseja ficar, pois o nascer e pôr do sol ali são os principais atrativos. E também a questão da água, pois existem pontos bons para campimg mais próximo da água, mas consequentemente mais longe do pico.

Para ficar perto do pico, o que se deve levar em consideração é o vento. Como próximo dele não existem árvores para proteção, dependendo da intensidade e direção do vento, isso pode ser um ponto negativo. Essa distãncia das árvores também faz com que a tarefa de coletar lenha seja mais difícil.

Quando fomos, optamos por ficar mais próximo do pico. Mas notamos alguns grupos acampados um pouco mais longe dali em alguns bosques, onde claramente havia maior proteção do vento a maior proximidade com a água. à partir da nossa experiência, compilamos esse pequeno resumo das dicas sobre o local.

Quadro Resumido - Detalhes do Camping
Item Resposta Descrição
Estacionamento Sim O estacionamento fica no início da trilha, na Fazenda dos Papagaios. É necessário pagar uma taxa de R$ 20,00 para o Sr. Roberto, proprietário do local. Dica: leve o dinehiro em espécie e de preferência trocado, facilita o pagamento.
Hidratação Sim A água pelo caminho é abundante, sendo o último ponto para hidratação mais ou menos uns 600 metros do pico. A distância é pequena, porém a diferença de relevo é bem grande, então é melhor subir com toda a água necessária.
Banho Sim Geralmente tomamos aquele conhecido "banho de gato", utilizando lenços de papel. Mas como existe um rio no caminho, um banho é possível. Até mesmo nos pontos finais de água, que são menores, é possível se lavar um pouco para ter uma noite mais agradável.
Fogueiras Sim As fogueiras são permitidas ali, mas claro, tomando todo o cuidado necessário e utilizando somente a lenha coletada pelo caminho.

Existem outras alternativas para o camping no caminho até o pico. Claro que o que nos leva até lá é justamente estar ali, próximos da formação rochosa que lembra um rinoceronte. Mas se quiser varias ou mesmo se for ficar mais de um dia, existem alguns pontos excelentes no caminho, com proteção do vento, água abundante e muito espaço para as barracas. Além, claro, das belas paisagens do local.

Ponto alternatico para camping
Ponto alternativo para camping Foto: Robson Fernando Duda

Esperamos que as dicas dadas aqui ajudem você a conhecer Bom Jardim da Serra e ter uma experiência de camping, principalmente se escolher o Pico do Rinoceronte!

Texto: Robson Fernando Duda

Voltar para o início