Vista panorâmica Vale da Utopia

Camping Vale da Utopia

Robson Fernando Duda

Sabe aqueles lugares que parecem saídos de filmes, que te levam a uma viagem no tempo? Esse é o caso do Vale da Utopia, pequeno vale localizado na cidade de Palhoça. O vale fica localizado entre a Praia da Pinheira e a Praia da Guarda do Embaú e faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. O vale é coberto por uma grama verdinha e abriga a pequena Praia do Maço, que permite além do camping, também um gostoso banho de mar.

O local do camping é uma propriedade privada, sob os cuidados do Sr. Mema que é o proprietário do local. Ele não mora ali, mas diarimante faz uma "ronda" pelo vale conversando com os campistas e verificando quem vai acampar, pois para o camping é cobrada uma taxa de R$ 25,00 por pessoa (atualizado em janeiro de 2020). Você não pecisa fazer reserva para acampar lá, pois é nessa verificação do proprietário que ele faz a cobrança. A taxa da direito ao acesso ao espaço e utilização da infraestrutura do local. Mas não espere muito, o camping é rústico! Ele possui dois chuveiros com água doce para banho, mas a água é fria. Também tem apenas um banheiro para uso coletivo. Mas isso não é problema, afinal o foco do camping é o local, que é fantástico.

Para chegar ao vale tem duas opções, ambas via trilha. A primeira é pela Praia da Pinheira. Essa é um trilha leve, onde a maior dificuldade é subir um pequeno morro, mas como a distância é pequena, vale a pena para quem está com muito equipamento. Com mais ou menos 1,5km de extensão é possível chegar ao vale em aproximadamente 30 minutos. Na rua que da acesso a trilha existe um estacionamento que além das diárias, também aceita pernoite. Ideal para quem vai de carro e não quer se preocupar. Logo depois de vencer o morro o trilheiro irá se deparar com um pequeno portão e uma placa indicando sobre o valor do camping e contato com o responsável, como dito acima.

A outra forma de acesso é pela praia da Guarda do Embaú. Nesse caso, a trilha se inicia na praia, no caminho que segue margeando o morro à esquerda. Essa é uma trilha mais longa, mas com paisagens fantásticas. Quem procura uma boa trilha antes do camping, essa é a melhor opção. Pela Guarda o percurso tem em torno de 5km e leva em torno de 1:45 para ser concluída. Nesse caso, para quem está de carro, a opção é utilizar algum dos estacionamentos localizados na praia.

Agora que explicamos como chegar, vamos aos detalhes do camping. Existem muitas opções de onde ficar, pois o vale é grande. Recomendamos ficar nos espaços atrás das cercas, pois no pasto existem algumas vacas curiosas que podem vir até a barraca. Falando nelas, tenha muito cuidado com seu lixo, principalmente sacolas, pois os animais podem ingerir.

Animais do Vale da Utopia
Animais no Vale da Utopia Foto: Robson Fernando Duda

Como mencionado, o camping possui possibilidade de banhos frios em chuveiros de água doce. Essa água vem das nascentes existentes no local e também pode ser usada para a limpeza de utensílios de camping, mas não possui tratamento para ser consumida, então leve água potável, por segurança. Sempre que for se bahnar ou lavar sua louça, evite o uso de sabão e detergente, preserve a natureza!

Banheiros para banho
Banheiros no Vale da Utopia Foto: Robson Fernando Duda

Acredito que com essas dicas é possível você organizar o camping de maneira adequada e se preocupar apenas em aproveitar! O lugar é lindo e tem uma energia muito boa. Claro que a principal dica é acordar cedinho e curtir o nascer do sol!

Nascer do Sol no Vale da Utopia
Nascer do Sol Vale da Utopia Foto: Viviane dos Santos
Texto: Robson Fernando Duda

Voltar para o início