Trilha da Praia das Conchas
14 MAR

Trilha da Praia das Conchas

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 23/03/2022

Quem é fã de trilhas que terminam na praia vai adorar conhecer essa pequena praia localizada na cidade de Governador Celso Ramos. É uma praia que apesar de pequena, atrai muitos visitantes, por isso, se quiser aproveitar com calma sua beleza, recomendamos iniciar a trilha bem cedo!

Governador Celso Ramos é um município de aproximadamente 15 mil habitantes, que atrai muitos turistas para suas belíssimas praias de mar cristalino. Outra característica de suas praias, como a Praia de Palmas, por exemplo, é a questão da preservação. Por muitos anos ela foi agraciada com a Bandeira Azul, prêmio concedido a praias que possuem cuidados relacionados à qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros. 

Mas o que chama a atenção dos aventureiros são as praias acessíveis somente via trilha, que reservam belezas únicas e natureza ainda preservada, como é o caso da Praia das Cocnhas. É uma praia com pequena faixa de areia, que em sua maioria é formada por conchas, tanto inteiras como pedaços, daí o nome dela. Além disso, possui água calma e cristalina, dependendo da maré e das condições do tempo. 

Para chegar até ela, é preciso seguir pela SC-410, também conhecida como Avenida Patrocínio Manoel dos Santos, até a bifurcação com a Estrada da Praia de Fora, uma estrada de terra estreita e muito esburacada. Como carro pequeno talvez seja difícil seguir por ela. Quando fomos, deixamos o carro logo na saída do asfalto, onde existem alguns recuos onde é possível estacionar. Você pode seguir em frente, mas logo adiante haverá uma porteira que impedirá de prosseguir. É ali que começa oficialmente a trilha.

Estrada Chegada - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo pela estrada seja a pé ou de carro, o ponto final do caminho é nesta porteira. Os carros que sobem pela estarda geralmente ficam estacionados por aqui. 

Porteira início - Trilha da Praia das Conchas

Passando a porteira, inicia-se a caminhada, que tem pouco mais de 800 metros. 

Início caminhada - Trilha da Praia das Conchas

Porem, apesar do caminho ser aberto e bem demarcado, a caminhada exige um pouco de preparo, pois possui muitos pontos de subida.

Relevo do percurso - Trilha da Praia das Conchas

No caminho até a praia existem algumas bifurcações que exigem atenção, mas basicamente a dica é sempre se manter no caminho principal até chegar a pequena entrada de trilha que fica no fim do caminho à direita. Em caso de dúvida a melhor opção é consultar o trajeto feito pelo Wikiloc.

Bifurcação - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo as recomendações acima, chega-se ao ponto final da estarada aberta, onde existe uma pequena entrada para a parte mais fechada da trilha. 

Fim estrada aberta - Trilha da Praia das Conchas

Essa entrada é fácil de identificar e marca o início da caminhada final até a praia.

Entrada no Caminho - Trilha da Praia das Conchas

O caminho segue tranquilo e bem demarcado. Apesar da vegetação mais fechada a caminhada é tranquila.

Caminho Fechado - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo em frente chegamos ao local onde desce até a praia e finalmente conseguimos colocar os pés na areia!

Chegada Praia - Trilha da Praia das Conchas

Depois de pouco mais de 30 minutos de caminhada, finalmente a recompensa. A praia possui uma faixa de areia estreita, mas muito bonita, pois a areia é uma mistura de areia e conchas, fato que dá nome a praia.

Trilha da Praia das Conchas - Vista Panorâmica da Praia

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc