Trilha da Praia das Conchas

Governador Celso Ramos

Governador Celso Ramos @trilhasemsc

Trilha cadastrada em 14/03/2022

Última atualização em 23/03/2022 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!

Quem é fã de trilhas que terminam na praia vai adorar conhecer essa pequena praia localizada na cidade de Governador Celso Ramos. É uma praia que apesar de pequena, atrai muitos visitantes, por isso, se quiser aproveitar com calma sua beleza, recomendamos iniciar a trilha bem cedo!

Governador Celso Ramos é um município de aproximadamente 15 mil habitantes, que atrai muitos turistas para suas belíssimas praias de mar cristalino. Outra característica de suas praias, como a Praia de Palmas, por exemplo, é a questão da preservação. Por muitos anos ela foi agraciada com a Bandeira Azul, prêmio concedido a praias que possuem cuidados relacionados à qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, entre outros.

Mas o que chama a atenção dos aventureiros são as praias acessíveis somente via trilha, que reservam belezas únicas e natureza ainda preservada, como é o caso da Praia das Cocnhas. É uma praia com pequena faixa de areia, que em sua maioria é formada por conchas, tanto inteiras como pedaços, daí o nome dela. Além disso, possui água calma e cristalina, dependendo da maré e das condições do tempo.

Para chegar até ela, é preciso seguir pela SC-410, também conhecida como Avenida Patrocínio Manoel dos Santos, até a bifurcação com a Estrada da Praia de Fora, uma estrada de terra estreita e muito esburacada. Como carro pequeno talvez seja difícil seguir por ela. Quando fomos, deixamos o carro logo na saída do asfalto, onde existem alguns recuos onde é possível estacionar. Você pode seguir em frente, mas logo adiante haverá uma porteira que impedirá de prosseguir. É ali que começa oficialmente a trilha.

Estrada Chegada - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo pela estrada seja a pé ou de carro, o ponto final do caminho é nesta porteira. Os carros que sobem pela estarda geralmente ficam estacionados por aqui.

Porteira início - Trilha da Praia das Conchas

Passando a porteira, inicia-se a caminhada, que tem pouco mais de 800 metros.

Início caminhada - Trilha da Praia das Conchas

Porem, apesar do caminho ser aberto e bem demarcado, a caminhada exige um pouco de preparo, pois possui muitos pontos de subida.

Relevo do percurso - Trilha da Praia das Conchas

No caminho até a praia existem algumas bifurcações que exigem atenção, mas basicamente a dica é sempre se manter no caminho principal até chegar a pequena entrada de trilha que fica no fim do caminho à direita. Em caso de dúvida a melhor opção é consultar o trajeto feito pelo Wikiloc.

Bifurcação - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo as recomendações acima, chega-se ao ponto final da estarada aberta, onde existe uma pequena entrada para a parte mais fechada da trilha.

Fim estrada aberta - Trilha da Praia das Conchas

Essa entrada é fácil de identificar e marca o início da caminhada final até a praia.

Entrada no Caminho - Trilha da Praia das Conchas

O caminho segue tranquilo e bem demarcado. Apesar da vegetação mais fechada a caminhada é tranquila.

Caminho Fechado - Trilha da Praia das Conchas

Seguindo em frente chegamos ao local onde desce até a praia e finalmente conseguimos colocar os pés na areia!

Chegada Praia - Trilha da Praia das Conchas

Depois de pouco mais de 30 minutos de caminhada, finalmente a recompensa. A praia possui uma faixa de areia estreita, mas muito bonita, pois a areia é uma mistura de areia e conchas, fato que dá nome a praia.

Trilha da Praia das Conchas - Vista Panorâmica da Praia

Grau de dificuldade da trilha Leve Leve - Nível 3

Clique e entenda as medidas

Gostou do conteúdo?

Que tal nos pagar um café?

Pagar um café!
Também pode ser um PIX

Chave: trilhasemsc@gmail.com

PIX TrilhasemSC

Use o Wikiloc

Powered by Wikiloc
Atualização das Informações

Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.

Contrate um Condutor

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.

Lista de Condutores

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe em suas redes sociais