Essa é mais uma da série “trilhas curtas” e que tem um visual fantástico ao final do percurso. Em uma caminhada leve de aproximadamente 20 minutos é possível apreciar uma paisagem que mais parece uma pintura, formada pela composição da cascata, dos morros e das belas araucárias. Localizada em Bom Jardim da Serra, ela fica às margens da rodovia SC-438, a aproximadamente 8km da cidade, sentido Urubici.
Essa é uma trilha curta, com baixo grau de dificuldade, mas que leva para um cantinho muito especial de Floripa. Fica localizada entre a Praia do Gravatá e a Praia da Joaquina. Inclusive, é possível fazer a travessia entre essas duas praias, passando pela Praia Secreta, mas isso é assunto para outro artigo. Primeiro vamos explorar a Praia Secreta.
Para quem gosta de cachoeira, esse é um lugar obrigatório para visitar. É uma das mais belas cachoeiras da região da Grande Florianópolis e fica em Santo Amaro da Imperatriz, a mais ou menos 40km de Florianópolis. A cidade também é conhecida pela sua natureza rica em rios, morros e cachoeiras e também pelas suas águas termais.
Sabe aquelas paisagens de tirar o fôlego? Esse é o caso do Cânion do Funil. E não estou falando pela distância da trilha, são quase 15 km de ida e volta, mas sim pelo visual que parece de cinema! A trilha fica em um propriedade particular e é preciso entrar em contato com o proprietário e pagar uma taxa para ter acesso ao terreno. O contato com ele pode ser feito no perfil @canionfunilsc e o proprietário é o Sr. Miguel.
Essa trilha é para quem gosta de vista panorâmica, sendo, na nossa opinião, uma das mais belas da região! Apesar de levar o nome de um dos bairros mais conhecidos da Palhoça, ela está localizada no município de São José, dando uma vista muito abrangente de toda a região da grande Florianópolis.
Nem toda travessia precisa ser longa, mas necessariamente precisa iniciar no ponto A e finalizar no ponto B, caracterizando assim uma passagem única pelos lugares que compõe o caminho. Estamos acostumados a ver longas travessias, principalmente em regiões de serra e cânions, mas vamos compartilhar um pouco de travessias mais curtas, em regiões igualmente bonitas. Em especial, vamos falar hoje da travessia entre as praias do Gravatá e da Joaquina.
Nossa aventura de hoje nos leva à região norte de Santa Catarina, caminhando literalmente na divisa entre as terras catarinenses e o Paraná. Campos verdes, com mais de 30 montanhas espalhadas pelas suas longas planícies em paisagens de tirar o fôlego, isso define os Campos do Quiriri. Entre os inúmeros atrativos da região, vamos conhecer hoje o Marco da Divisa.
Vamos mais uma vez para a região norte da ilha de Florianópolis explorar as trilhas existentes por lá. Dessa vez, seguiremos até a Praia do Santinho, bem próximo ao resort do Costão do Santinho, de onde parte a nossa aventura. Nosso objetivo é subir o Morro das Aranhas e contemplar as belezas das praias da região, do alto nos mirantes naturais localizados na trilha.
Que tal fazer uma caminhada tranquila, em meio a mata, curtindo as belezas da querida Lagoa da Conceição? Essa é a proposta da Trilha da Costa da Lagoa, que saí do Canto dos Araçás e leva até a comunidade da Costa da Lagoa. O caminho é longo, mas o relevo é tranquilo e a caminhada agradável. E se o cansaço abater, você ainda pode voltar de barco!
Entre as belas paisagens que temos em Florianópolis, essa trilha com certeza se destaca. Além do mar azul, das belas costas rochosas, o principal atrativo e objetio dessa aventura é conhecer as famosas cavernas do Pântano do Sul. Existem cavernas em Florianópolis? Existe sim, e vamos mostrar como conhecê-las.