Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 07/02/2023 com última atualização em 14/02/2023
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Nossos relatos pelo cânions de Santa Catarina são comuns, mas concentrados nas cidades de Bom Jardim da Serra e Urubici. Então resolvemos explorar o município de Lages, umas das mais importantes cidades de Santa Catarina. Fomos conhecer a belissima Garganta do Diabo, localizada no Distrito de Pedras Brancas, distante aproximadamente 18 quilômetros do centro de Lages.
Para conhecer o local, fizemos o acesso saindo do munícipio de Lages e indo até a Fazenda Rio da Prata. Mas também é possível acessar o local pelo munícipio de Painel, que faz divisa com Lages. Neste caso, o ponto de entrada para a trilha é a Cabanha Morro Chato.
Como mencionado, a trilha inicia na Fazenda Rio da Prata, uma propriedade particular onde a entrada deve ser autorizada pelos responsáveis. Além disso, ela não é gratuita, sendo necessário o pagamento da taxa de R$ 20,00 para ter acesso ao local. A proposta não é de ser um balneário para banho, mas sim uma trilha para a contemplação das belas formações rochosas e do rio que corta os paredões. Não existem banheiros ou qualquer outro tipo de infraestrutura.
A Garganta do Diabo é formada por paredões e rochas que seguem o curso do Rio Caveiras, importante rio da região. Além da Garganta do Diabo, nele localiza-se também o Salto do Rio Caveiras, outro atrativo natural do munícipio de Lages.
Dependendo da época do ano, a vazão da água pode ser alterar. Quando fomos, e época era de chuva e as águas estavam altas e com bastante força. O show foi garantido.
Com a forte vazão de água, o rio torna-se perigoso para banhos. Em contrapatida, as corredeiras e pequenas cachoeiras ficam ainda mais imponentes.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores