Trilha do Morro da Pedra Branca
18 JUN

Trilha do Morro da Pedra Branca

Semi-Pesada - Nível 5 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 08/04/2021

Essa trilha é para quem gosta de vista panorâmica, sendo, na nossa opinião, uma das mais belas da região! Apesar de levar o nome de um dos bairros mais conhecidos da Palhoça, ela está localizada no município de São José, dando uma vista muito abrangente de toda a região da grande Florianópolis.

Para iniciar a trilha, siga até o final da rua Camilo Francisco da Silva. Ela é uma rua asfaltada que segue em uma descida até se transformar em uma rua de terra, com condições um pouco precárias. Siga por ela até passar sobre um viaduto do desvio rodoviário que está em construção na região. Passando esse viaduto é possível estacionar o carro ali para iniciar a trilha. Desça até o final desta rua onde os carros ficam estacionados e vire à direita, a trilha se inicia ali.

Nessa primeira etapa, siga margeando a cerca de um pavilhão que tem logo no começo da rua onde você estacionou. Ao final da cerca vire à esquerda e siga em direção a entrada da mata. Ao entrar na mata, verá um caminho bem demarcado que sinaliza o início da subida. Como ela é basicamente uma subida de morro, temos trechos de elevação em praticamente todo o trajeto, sendo a etapa final, que é a conquista do topo, o ponto mais íngreme de toda a trilha!

O caminho é bem demarcado, com indicações de caminhos por meio de pequenas placas que ajudam o caminhante. A trilha é aberta e possui pequenos pontos de hidratação pelo caminho. Por ser uma trilha aberta, é comum na subida os trilheiros compartilharem o caminho com quem decide fazer a subida com moto ou quadriciclo. Após aproximadamente duas horas de subida, a vista compensa. Os mirantes naturais estruturados sobre as rochas são pontos muito procurados para fotos e também para a contemplação da paisagem.

Trilha do Morro da Pedra Branca

Percurso: 7350 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 3:15 minutos

São José

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Semi-Pesada

Semi-Pesada - Nível 5

Saiba mais sobre o grau de dificuldade