Trilha da Cascata do Avencal
04 JUN

Trilha da Cascata do Avencal

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 07/06/2022

A Serra Catarinense é cheia de atrações para os amantes das trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, esde caminhadas curtas até longas travessias. Entre cânions e cachoeiras, destaca-se a Cascata do Avencal. Famosa e acessível na sua parte superior, ela também possui uma trilha curta e fácil que leva até a parte baixa, de onde é possível avistar essa beleza da natureza por outro ângulo.   

Para chegar até o início da estrada de chão que leva até a trilha, utilize esse ponto de localização do Google Maps https://goo.gl/maps/3zHdj8AydmuS8f2f7. É um desvio na SC-110, saindo da cidade de Urubici sentido São Joaquim. 

A trilha pela parte baixa da cascata é feita em propriedade particular e possui cobrança de uma taxa de visitação. Quando fomos, em abril de 2022, pagamos o valor de R$ 30,00 por pessoa, o que dá direito ao acesso da trilha e também da parte alta da cascata.

No local existe extacionamento e também sanitários, disponíveis no portão onde é feita a cobrança da taxa de visitação. 

Após pagar a taxa é possível seguir de carro por uma pequena estrada de chão até uma clareira no meio da mata onde fica o estacionamento e inicia a trilha. O começo é bem demarcado e de cara temos uma placa que chama muito a atenção: Proibição de drones! Isso é necessário em razão das atividades de pêndulo realizada na parte alta da cascata.

Entrada - Trilha da Cascata do Avencal

O iníco da caminhada é por um caminho aberto e bem demarcado, que aos poucos vai ficando mais fechado, com caminhada por cima de pedras. Em locais um pouco mais inclinados, existe a possibilidade de usar cordas colocadas no local como corrimão.

Caminho - Trilha da Cascata do Avencal

São poucos os locais pedregosos, mas a caminhada nesses pontos exige muito cuidado. De modo geral, por ser curta e bem demarcada e a caminhada tranquila.

Caminho - Trilha da Cascata do Avencal

Depois de pouco mais de 1km de caminhada, já vemos a bela imagem da cascata se formando imponente no paredão. 

Chegada - Trilha da Cascata do Avencal

Na parte baixa, próximo ao leito do rio, existe uma placa indicando uma pequena trilha ao lado esquerdo que permite chegar bem perto de onde a água cai. Esse caminho também é possível pelo leito do rio, mas com certeza é uma caminhada mais difícil. 

Caminho - Trilha da Cascata do Avencal

O esforço para vencer as rochas é compensado por essa bela imagem da cascata, vista de baixo. 

Cascata - Trilha da Cascata do Avencal

Trilha da Cascata do Avencal

Urubici

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc