Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 26/11/2022 com última atualização em 29/11/2022
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Balneário Camboriú é sem dúvidas uma das cidades mais preparadas para o turismo em Santa Catarina, recebendo inúmeros visitantes em suas praias e atrações turísticas. Além dessas atrações, ela também possui opções para os trilheiros de plantão, que sempre buscam desbravar alguma trilha nas cidades que visitam. Pensando nisso, destacamos a Trilha do Pico da Teta, talvez uma das mais conhecidas da região.
Buscando pelo Wikiloc, existem vários registros que levam até o alto do pico de onde é possível ver toda a cidade. Mas aqui vale um alerta! A trilha mudou seu trajeto e agora não inicia mais pelo fim da Rua Sergipe, mas sim por um caminho que inicia na marginal da rodovia.
Os locais de estacionamento, geralmente próximo a Faculdade Uniavan, continuam disponíveis, sendo possível deixar também próximo ao Corpo de Bombeiros que existe ali perto. Fica um pouco mais distante da entrada da trilha, mas considero mais seguro.
A trilha é grátis e não existe nenhuma cobrança de entrada. Além disso, é possível encontrar pessoas em vários horários, pois muitas sobem para apreciar o nascer do sol ou ainda acampam no cume para ver o sol nascer.
Para iniciar a trilha, dirija-se até a Alameda dos Estados Policial Luiz Carlos Rosa, onde existem os pontos de estacionamento citados anteriormente. Deixando o carro ali, siga à pé até a BR-101 e ande atento pela calçada da Avenida marginal Leste até avistar a entrada da trilha.
Após cerca de uns 400 metros seguindo pelo acostamento da BR, chegamos na entrada da mata que sinaliza o início da trilha.
Saindo do asfalto, iniciamos a caminhada pela trilha, que no início é bem aberta e caracterizada pela terra vermelha, resultado da erosão no local.
Ao entrar na mata, o caminho permanece aberto e bem demarcado e a caminhada segue sempre morro acima.
Ao ganhar altitude, começamos a ter visão da cidade, que mostra o contraste entre cidade e mata nativa.
Chegando ao topo, o mirante principal é um falso cume, que apesar de possuir um belo mirante de rochas e uma vista privilegiada da cidade, ainda não é o ponto mais alto.
Para atingir o cume de fato, continue subindo pelas rochas até atingir o ponto máximo do morro.
Pelo caminho não existem pontos de água para hidratação, então leve bastante água, pois a subida, apesar de curta, exige bastante esforço, principalmente em dias de sol.
Chegando no topo, aprecie a vista e lembre-se sempre, leve todo seu lixo de volta com você e cause o menos impacto possível na trilha e na natureza.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de CondutoresSão mostradas somente cidades que possuem alguma trilha cadastrada.