Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico
30 MAR

Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Passeio - Nível 0 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 30/03/2021

Essa á uma daquelas trilhas que são como um passeio no parque. Não exigem muito preparo ou equipamento e pode ser feita de forma mais despretensiosa, apenas para conhecer a paisagem e curtir um pouco mais da nossa regiaço serrana. Para quem esta em Bom Jardim da Serra e está acostumado com as trilhas longas, a Trilha do Cânion do Ronda é uma ótima opção para aquele laser com toda a família, tendo como vista esse belíssimo Cânion.

Para ter acesso ao início da trilha, é necessário seguir sentido a Serra do Rio do Rastro. Um pouco antes de descer, ao lado direito, existe uma estrada de cascalho que segue até a entrada da propriedade que dá acesso ao Cânion e ao Parque Eólico. Por ser privado, na época era necessário pagar R$ 10,00 (agosto/2020) para ter acesso ao local. Após passar uma guarita onde é feito o pagamento, tem acesso ao estacionamento e a possibilidade de visitar tanto o Cânion da Ronda, quanto chegar perto de algumas das turbinas do Parque Eólico.

O começo da caminhada já é empolgante e segue por uma escada que parece algum tipo de acesso para o Paraíso. Esse é o máximo de subida que você irá ter.  

Escada de acesso na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

A paisagem da parte superior do cânion é muito bonita. São longos campos, com alguns morros baixos que se destacam no relevo e aqui, em particular, a estrutura do Parque Eólico chama muito a atenção.

Acesso Cânion e  parque eólico - Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

O caminho até o cânion é pela grama, em um espaço bem demarcado na grama.

Caminho na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Seguindo pelo curto caminho, podemos ter uma vista panorâmica de toda a região, com as imensas estruturas de captação da energia eólica ao fundo.

Vista parque eólico na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Em dias de céu aberto, a composição dos campos com o céu azul forma paisagens que mais parecem pintura.

Relevo altos Cânion na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

No horizonte, é possível avistar a borda do cânion ao longe, dando uma prévia do que nos espera logo à frante. Como caminhamos em um ambiente aberto, com forte exposição ao sol, é importante o uso de protetor solar e também água para hidratação. Apesar do trecho curto, sempre é importante se preocupar com a hidratação.

Vista superior Cânion na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Ao final do caminho de pouco mais de 350 metros, a recompensa. É possível apreciar toda a beleza do cânion de um ângulo de tirar o fôlego.

Cânion -  Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Por ser uma região com muitas pedras, existem vários mirantes naturais onde é possível fazer alguns registros do cânion.

Vista dois do Cânion  na Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Trilha do Cânion da Ronda e Parque Eólico

Percurso: 800 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 20 minutos

Bom Jardim da Serra

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Passeio

Passeio - Nível 0

Saiba mais sobre o grau de dificuldade