Trilha do Cânion Funil
18 JUN

Trilha do Cânion Funil

Semi-Pesada - Nível 5 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 11/03/2021

Sabe aquelas paisagens de tirar o fôlego? Esse é o caso do Cânion do Funil. E não estou falando pela distância da trilha, são quase 15 km de ida e volta, mas sim pelo visual que parece de cinema! A trilha fica em um propriedade particular e é preciso entrar em contato com o proprietário e pagar uma taxa para ter acesso ao terreno. O contato com ele pode ser feito no perfil @canionfunilsc e o proprietário é o Sr. Miguel.

É possível fazer a pé, com veículo 4x4 ou à cavalo. Para fazer a pé, basta agendar com o Sr. Miguel e seguir até o ponto de encontro, que é uma subestação da Celesc, que fica na SC-390, entre Bom Jardim da Serra e o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Se está indo sentido mirante, fique atento após passar pela Churrascaria Tropeiro, que é logo em frente. Se está partindo do mirante, fique atento logo após passar por uma enorme cuia de chimarrão. O agendamento é necessário para que ele possa ir até lá e abrir uma enorme proteira de madeira, que geralmente está fechada. Passando essa porteira, é possível deixar o carro em um espaço para estacionamento dentro da propriedade. Se optar por alguma das outras formas de passeio, melhor garantir a disponibilidade, agendando antes com o Sr. Miguel.

É uma trilha longa, o que pode pegar os menos preparados de surpresa, mas nem por isso pode ser considerada difícil, pois o relevo é formado praticamente pelas planícies que ficam na parte superior do cânion. A caminhada se dá por terrenos de longas pastagens, com predominância de plantas rasteiras, ou seja, você tem um campo de visão privilegiado. Logo no início da trilha, seguimos por um belo caminho margeado por um muro de pedra, denomidado taipa, muito comum na região de serra catarinese.Estrada de Pedras

Depois desse caminho inicial de pedras, a trilha segue por uma estrada de terra que foi desenhada pelos veículos 4x4 que passam por ali. O percurso segue por ela, mas nem sempre estará visível, pois em alguns pontos a vegetação ainda predomina, mas nesse caso, os caminhos são bem demarcados.

Estrada de Terra

Como o caminho é longo e todo de campos, é bom ter algumas referências no meio do caminho. Essa porteira é uma delas. Após alguns quilômetros de caminhada, mais ou menos um terço do caminho, o caminhante terá que passar por ela para continuar a caminhada.

Porteira para os campos

Mesmo depois da estrada de terra ficar pouco menos visível, o caminho da trilha é bem delimitado e segue em meio aos campos, dividindo espaço com algumas rochas e também com algumas cabeças de gado que ocupam o local. Mas elas são dóceis, não apresentando perigo ao trilheiro.

Paisagem dos Campos

Dica importante é levar bastante aǵua, por se tratar de um trajeto longo e principalmente uma boa jaqueta para se proteger do vento. Acreditem, venta muito! Mas nem o vento nem a distância são um problema, pois ao chegar à beira do cânion, todo esforço vale a pena. As formações montanhosas que se destacam e se multiplicam na paisagem parecem ter sido esculpidas à mão. Por isso, aproveite alguns dos mirantes naturais de pedra para contemplar a bela paisagem e sentir um pouco da energia desse lugar que vale cada passo para alcançá-lo!

Esse é um dos pontos principais na chegada ao ponto final. É a formação rochosa que dá nome ao Cânion do Funil, justamente pelo formato que lembra muito um funil.

Vista do Funil

A vista panôramica também encanta, pois podemos ver toda a cadeia rochosa que forma o cânion. Nesse ponto, vale a pena parar, sentar e ficar observando a beleza e a paz deste lugar. É uma sensação indescritível!

Vista Panorâmica do Funil

Gostou do desafio? Então segue nossas dicas, faz a trilha nos manda um registro para nossa galeria!

Trilha do Cânion do Funil

Percurso: 14.500 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 3:30 minutos

Bom Jardim da Serra

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Semi-Pesada

Semi-Pesada - Nível 5

Saiba mais sobre o grau de dificuldade