Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 20/06/2022 com última atualização em 22/06/2022
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Uma das trilhas mais conhecidas da região de Balneário Camboriú é a Trilha do Pico da Pedra. Ao contrário do que muitos pensam, ela não fica em Balneário, mas na cidade vizinha, Camboriú. A trilha possui um trajeto bem demarcado, mas exige muito preparo dos trilheiros, pois possui um grande ganho de elevação. A recompensa é a bela ista panorâmica das cidades de região.
Antes de iniciar nosso relato, vale destacar que no caminho até o topo não existe nenhum ponto de hidratação. Além disso, a subida exige bastante, então levar um lanche reforçado é essencial. Como o topo da montanha é descoberto, vale também levar protetor solar e boné.
Para chegar ao início da trilha, siga o caminho até a localização Base Leste Trilha Pico da Pedra, seguindo o seguinte endereço https://goo.gl/maps/KidxXYv2Wufn5Bfz9. Outra forma é procurar pela localização do Sítio Brilho Verde, ponto de partida da caminhada. O ponto fica no município de Camboriú, partindo da BR-101, saindo da estrada de asfalto, segue por alguns quilômetros de estrada de chão. Ali perto do sítio tem locais onde é possível estacionar o carro.
O fim do caminho para quem vai de carro é a ruazinha de terra que termina em uma porteira que permanece fechada. Passe pelo lado direito, onde existe uma pequena passagem para pedestres, para começar a caminhada.
O caminho segue por uma estrada de chão que leva até a Mineração Congonhas. Ali, siga a equerda para ter acesso a uma estrada que passa pela última proŕiedade antes do início da caminhada.
Esse caminho é bem bonito e cuidado, com palmeiras margeando a pequena estrada rural.
Chegando próximo a última casa do caminho, é possível ver que a estrada termina em uma grama que segue até o começo da mata. O caminho possui placas indicando o sentido da trilha.
Caminho é bem demarcado e possui muitas sinalizações de percurso e sentido. Inclusive, a marcação de pegadas amarelas e pretas segue o padrão de sinalização de trilhas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Voluentários realizam a marcação do trajeto e sinalização da mesmo. Ou seja, siga sempre as indicações nas árvores e rochas, que não tem erro.
A altimetria do percurso é basicamente aclives com ganho de elevação constante. Nos pontos de subida longos, onde não existem raízes, foram colocadas cordas para auxiliar a subida.
Próximo ao topo temos a marcação da sinalização também em rochas, assim como feitas nas árvores no decorrer do caminho.
Saindo da mata, praticamente no final do caminho, temos o último desafio: um trecho bem inclinado pelas rochas que levam até o cume. Muito cuidado neste ponto, pois elam podem estar lisas ou soltas.
Para os mais corajosos, o fim da trilha não é o final do desafio. Na principal rocha existente no topo do pico possui cordas e correntes, que permitem chegar até o seu topo. Seja cuidado ao enfrentar o desafio, visto que apedra está no ponto alto do pico.
A paisagem principal para quem sobre o Pico da Pedra certamente é a vista da cidade de Balneário Camboriú e Itapema, que em contraste com o mar, forma uma bela paisagem. Porém, como a região é alta, também é possível ter a sorte de presenciar um "mar de nuvens", quando as nuvens mais baixas tomam os vales e formam um vasto mar de nuvens que se estende sobre os vales.
O fato é que seja com céu aberto ou com um belíssimo mar de nuvens, toda dificuldade da trilha é recompensada pela bela vista possível do alto da trilha.
Trilha do Pico da Pedra
Camboriú
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores