Caminho dos Naufragados
28 AUG

Trilha de Naufragados e Caminho do Farol

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 05/09/2020

Quando falamos que Floripa tem de tudo, não é exagero. Entre tantos elementos que compõe as belas paisagens da Ilha, não poderia faltar um farol. Não que esse seja o único, mas é que ele caracteriza essa bela trilha que fica no extremo sul da ilha. 

Para chegar até lá é uma pequena viagem, pois a entrada da trilha fica a 35km do centro da cidade. Dependendo do dia e do horário escolhido para ir, esse deslocamento pode levar mais de uma hora, por isso, programe-se em relação a isso. Seguindo no sentido sul da ilha, o caminho é agradável, pois passa por uma Florianópolis tranaquila e pouco povoada, com fazendas, bairros pequenos e também pelo encantador Ribeirão da Ilha. O início da trilha é praticamente onde 'acaba' a estrada, pois fica no finalizinho da Rodovia Baldicero Filomeno, onde tem o último ponto de ônibus. Nesse local não é possível deixar o carro na rua, mas tem dois grandes estacionamentos que abrigam os aventureiros que chegam até lá. Ambos possuem, além do espaço para estacionar, banheiros e um pequeno bar onde é possível reabastecer a sua água ou comprar alguma guloseima para trilha. Mas recomendamos que chegue até já com isso em mãos, para começar a trilha. Lembre-se, água e comida sempre devem ser levados para a trilha.

Após estacionar seu carro, dirija-se ao início da trilha. Ela é dermacada pela placa mostrada abaixo, que também traz algumas informações sobre a história da região, extensão da trilha e grau de dificuldade. De modo geral a trilha é considerada fácil, mas a classificação constante na placa é mais detalhada e explora outros apectos em relação ao trajeto, que também são apresentados aqui no site. A trilha não é longa, tem em torno de 2km e pode ser estendida pelo aventureiro caso decida conhecer também o farol. 

O caminho se inicia com um bom teste cardíaco, pois o início da trilha é feito por um caminho íngreme e com algumas pedras, mas vencido o obstáculo inicial, o restante é de terreno com pouca variação, trilha bem demarcada e caminho amplo. Em alguns pontos é possível encontrar pequenas bicas d'água que descem do morro e ajudam na hidratação, mas cuidado se for usar ela para beber, evite a água que fica parada nas pedras.

 

Seguindo as informações dadas até aqui, você já cumpriu parte do objetivo: chegou até a Praia de Naufragados. Praia isolada, que possui acesso somente via trilha ou via barco. O mar varia de acordo com os ventos e a maré, é possível desde a prática do surf até mesmo curtir águas calmas, quentes e cristalinas. A areia pode estar um pouco escura, resultado da mistura com a terra que desce o barranco e se mistura com a areia. No dia que fomos, a praia estava linda, com o início da subida da maré, parte da praia ficou assim, cristalina e tomada por uma extensa faixa de água quantinha que não passava do joelho.

 

Como comentamos, chagando até a praia você cumpriu parte do desafio, mas ainda tem o principal. O ponto máximo da trilha é alcançar o farol, mas cuidado para não se decepcionar. Isso porque o farol não é aberto para visitação, inclusive não é mais acessível na parte interna como já foi anteriormente. Ainda assim, chgando ali é possível fazer alguns registros e seguir em frente, na parte superior da trilha, onde tem alguns canhões antigos e uma vista superior de toda a parte sul da ilha. 

Do ponto mais alto da trilha é possível avistar parte do continente, pois o farol fica de frente para a Praia do Sonho, na Palhoça. Mas também é visível a Ponta do Papagaio, que fica localizada na porção esquerda da Praia da Pinheira. Estendendo o olhar no horizonte também é possível avistar ao longe o vale da Utopia. 

Essa trilha possui classificação de dificuldade definida pelo Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, usando umas das escalas de dificuldade descritas em nosso site, de acordo com a norma NBR 15505-2.

 GUIA DE DIFICULDADE EM TRILHAS - NORMA NBR 15505-2
Severidade do Meio Orientação no Percurso Condições do Terreno Intensidade de Esforço Físico

2

2

3

2

Caminho de Naufragados e do Farol

Percurso: 3300 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 2 horas

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc