Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 20/02/2021 com última atualização em 23/02/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Para quem gosta de uma caminhada fácil, mas não abre mão de uma bela paisagem, essa é a trilha ideal. Com acesso fácil, localizado no bairro do Campeche, além de proporcionar uma caminhada agradável e uma bela paisagem, ainda fica próximo de algumas das praias mais belas da região, sendo um convite para um banho de mar depois da trilha. Do alto dela é possível ter uma visão 360º da parte leste e sul da Ilha de Florianópolis.
O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, que fica localizada no alto do morro, próximo ao mirante principal. O nome no morro é curioso, tendo origem por volta de 1920 e está associada a utilidade deste para a aviação da época. Nesse período, a região do Campeche era um dos pontos de pouso da Compagnie Génerale Aéropostale, o serviço de correio postal francês. Os aviões que ali passavam, fazendo a rota França x Buenos Aires e França x Santiago, usavam o local como posto de descanso e abastecimento das aeronaves. Como o morro era um ponto alto e ficava próximo à pista de pouso, era colocado um lampião que era utilizado para sinalização dos pilotos para faciliar as manobras durante a noite.
Agora que contamos um pouco das características históricas e geográficas, vamos falar sobre a chegada ao ponto incial da trilha, as características da caminhada e o que você encontrará nesta trilha. Como ela é uma trilha bem aberta e ocorre muita exposição ao sol, lembre-se de um item importantíssimo: o filtro solar. Também vale a pena um repelente, pois no verão, tem bastante mosquitos e pernilongos.
Para chegar até o ponto inicial da trilha, deve-se seguir pela Rua Pau de Canela, na altura do número 850. Chegando ali, existe uma esquina que entra em uma pequena encruzilhada. Ali é caminho de carro, então evite deixar seu veículo estacionado neste local. Você pode entrar nessa rua, que logo em frente existe um espaço onde da pra deixar os carros. O espaço é pequeno, se estiver ocupado, uma opção seria a Servidão Gente da Terra, que fica do outro lado dessa encruzilhada.
Seguindo pela rua mostrada acima, chegamos em uma espécie de bolsão onde é possível deixar o carro e aí seguimos morro acima. Para isso, suba essa pequena rua, que passa por essa bambuzal.
Esse início de trilha passa por algumas casas, dando a impressão que estamos entrando em alguma via privada ou invadindo algum quintal, mas é tranquilo, só seguir em frente que essa rua vai se reduzindo e virando um caminho de trilha.
Ao passo que evoluímos na caminhada, o caminho se torna mais estreito, mas ainda assim é um espaço bem limitado e aberto. Ponto negativo disso é que o caminhante fica exposto ao sol durante todo o trajeto.
O caminho faz jus ao nome da trilha, sendo que é majoritariamente de subida. É uma estrada de chão com muitas pedras, por isso caminhe com calma e atenção.
Nesse início de caminhada, em uma das paradas para tomar um ar, pare e olhe para trás! Como estamos subindo, começamos a ter uma visão inicial da paisagem ao redor. Nesse ponto, temos a vista da Lagoa Pequena e das Dunas da Joaquina.
Seguindo andando, já perto na parte mais alta do morro, somos surpreendidos pelo belo azul do mar entre as árvores: é a Praia do Campeche.
Depois de subir boa parte do caminho, finalmente o relevo fica um pouco mais plano, indicando que estamos chegando ao cume. Nesse ponto passamos a ter mais árvores, uma trilha mais fechada e um caminho com menos pedras e mais grama. O ponto que indica a chegada é essa pequena antena de telecomunicação que fica no alto no morro.
Passando por trás dela, teremos um caminho bem delineado na grama e mais a frente uma entrada para subir em uma pedra e também uma segunda torre de telecom. Nesse ponto tenha atenção, o mirante principal não é ali. Note que nesse caminho tem uma pequena entrada à direita, é ali que você deve entrar.
Entrando no local indicado, a trilha se dá pela mata no alto do morro. Bom que podemos descansar e finalizar a trilha na sombra.
Nesse caminho existem várias pequenas bifurcações, mas o indicado é seguir pela esquerda, que chegaremos ao ponto do mirante, que tem a vista principal da trilha.
Pronto! Chegamos na pedra que marca a entrada para o mirante principal. Agora é só subir a pedra e curtir a paisagem.
E vale muito a pena. Apesar de ser morro acima, a trilha e curta e essa é a recompensa. Temos uma vista muito linda da Praia do Campeche, Ilha do Campeche e outros pontos do leste e sul da Ilha de Florianópolis.
Olhando para o lado esquerdo, temos toda a extensão da Praia do Campeche, Novo Campeche, Joaquina, Dunas da Joaquinha, Lagoa da Conceição, enfim, vários pontos famosos e conhecidos de Floripa.
Quem houve falar desta trilha, possivelmente também houve falar da famosa Pedra do Urubu. Ela fica localizada neste mesmo local, sendo a pedra maior entre a formação rochosa existente no alto do morro. Para quem quiser se aventurar, á possível subir nela utilizando a parte de trás dela, subindo pela estrutura com uma corda que foi colocada ali.
Subir na pedra exisge um certo esforço, mas vale a pena. A vista que já era bonita ganha alguns pontos de destaque, pois a vista que era somente do leste e sul da ilha, é ampliado em uma bela vista 360°.
Ao descer, tenha cuidado, pois a descida exige mais controle e a pedra pode estar lisa.
Trilha do Morro do Lampião
Percurso: 1400 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 30 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores