Trilha do Morro do Lampião
20 FEB

Trilha do Morro do Lampião

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 23/02/2021

Para quem gosta de uma caminhada fácil, mas não abre mão de uma bela paisagem, essa é a trilha ideal. Com acesso fácil, localizado no bairro do Campeche, além de proporcionar uma caminhada agradável e uma bela paisagem, ainda fica próximo de algumas das praias mais belas da região, sendo um convite para um banho de mar depois da trilha. Do alto dela é possível ter uma visão 360º da parte leste e sul da Ilha de Florianópolis.

O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, que fica localizada no alto do morro, próximo ao mirante principal. O nome no morro é curioso, tendo origem por volta de 1920 e está associada a utilidade deste para a aviação da época. Nesse período, a região do Campeche era um dos pontos de pouso da Compagnie Génerale Aéropostale, o serviço de correio postal francês. Os aviões que ali passavam, fazendo a rota França x Buenos Aires e França x Santiago, usavam o local como posto de descanso e abastecimento das aeronaves. Como o morro era um ponto alto e ficava próximo à pista de pouso, era colocado um lampião que era utilizado para sinalização dos pilotos para faciliar as manobras durante a noite.

Agora que contamos um pouco das características históricas e geográficas, vamos falar sobre a chegada ao ponto incial da trilha, as características da caminhada e o que você encontrará nesta trilha. Como ela é uma trilha bem aberta e ocorre muita exposição ao sol, lembre-se de um item importantíssimo: o filtro solar. Também vale a pena um repelente, pois no verão, tem bastante mosquitos e pernilongos. 

Para chegar até o ponto inicial da trilha, deve-se seguir pela Rua Pau de Canela, na altura do número 850. Chegando ali, existe uma esquina que entra em uma pequena encruzilhada. Ali é caminho de carro, então evite deixar seu veículo estacionado neste local. Você pode entrar nessa rua, que logo em frente existe um espaço onde da pra deixar os carros. O espaço é pequeno, se estiver ocupado, uma opção seria a Servidão Gente da Terra, que fica do outro lado dessa encruzilhada.

Cruzamento pau de canela  na Trilha do Morro do Lampião

Seguindo pela rua mostrada acima, chegamos em uma espécie de bolsão onde é possível deixar o carro e aí seguimos morro acima. Para isso, suba essa pequena rua, que passa por essa bambuzal.

Portal de bambu na Trilha do Morro do Lampião

Esse início de trilha passa por algumas casas, dando a impressão que estamos entrando em alguma via privada ou invadindo algum quintal, mas é tranquilo, só seguir em frente que essa rua vai se reduzindo e virando um caminho de trilha.

Caminho entre casas  na Trilha do Morro do Lampião

Ao passo que evoluímos na caminhada, o caminho se torna mais estreito, mas ainda assim é um espaço bem limitado e aberto. Ponto negativo disso é que o caminhante fica exposto ao sol durante todo o trajeto. 

Subida no Morro na Trilha do Morro do Lampião

O caminho faz jus ao nome da trilha, sendo que é majoritariamente de subida. É uma estrada de chão com muitas pedras, por isso caminhe com calma e atenção.

Subida no Morro Etapa 3 na Trilha do Morro do Lampião

Nesse início de caminhada, em uma das paradas para tomar um ar, pare e olhe para trás! Como estamos subindo, começamos a ter uma visão inicial da paisagem ao redor. Nesse ponto, temos a vista da Lagoa Pequena e das Dunas da Joaquina. 

Subida no Morro Vista da Joaquina na Trilha do Morro do Lampião

Seguindo andando, já perto na parte mais alta do morro, somos surpreendidos pelo belo azul do mar entre as árvores: é a Praia do Campeche.

Subida no Morro Vista do Campeche na Trilha do Morro do Lampião

Depois de subir boa parte do caminho, finalmente o relevo fica um pouco mais plano, indicando que estamos chegando ao cume. Nesse ponto passamos a ter mais árvores, uma trilha mais fechada e um caminho com menos pedras e mais grama. O ponto que indica a chegada é essa pequena antena de telecomunicação que fica no alto no morro.

Fina da trilha antenas de telecom na Trilha do Morro do Lampião

Passando por trás dela, teremos um caminho bem delineado na grama e mais a frente uma entrada para subir em uma pedra e também uma segunda torre de telecom. Nesse ponto tenha atenção, o mirante principal não é ali. Note que nesse caminho tem uma pequena entrada à direita, é ali que você deve entrar.

Mirante visibilidade baixa na Trilha do Morro do Lampião

Entrando no local indicado, a trilha se dá pela mata no alto do morro. Bom que podemos descansar e finalizar a trilha na sombra.

Entrada acesso final na Trilha do Morro do Lampião

Nesse caminho existem várias pequenas bifurcações, mas o indicado é seguir pela esquerda, que chegaremos ao ponto do mirante, que tem a vista principal da trilha.

Bifurcação acesso final  na Trilha do Morro do Lampião

Pronto! Chegamos na pedra que marca a entrada para o mirante principal. Agora é só subir a pedra e curtir a paisagem.

Chegada vista lampião na Trilha do Morro do Lampião

E vale muito a pena. Apesar de ser morro acima, a trilha e curta e essa é a recompensa. Temos uma vista muito linda da Praia do Campeche, Ilha do Campeche e outros pontos do leste e sul da Ilha de Florianópolis.

Vista da Ilha do Campeche na Trilha do Morro do Lampião

Olhando para o lado esquerdo, temos toda a extensão da Praia do Campeche, Novo Campeche, Joaquina, Dunas da Joaquinha, Lagoa da Conceição, enfim, vários pontos famosos e conhecidos de Floripa.  

Vista da Joaquina na Trilha do Morro do Lampião

Quem houve falar desta trilha, possivelmente também houve falar da famosa Pedra do Urubu. Ela fica localizada neste mesmo local, sendo a pedra maior entre a formação rochosa existente no alto do morro. Para quem quiser se aventurar, á possível subir nela utilizando a parte de trás dela, subindo pela estrutura com uma corda que foi colocada ali.

Cordas no morro do urubu na Trilha do Morro do Lampião

Subir na pedra exisge um certo esforço, mas vale a pena. A vista que já era bonita ganha alguns pontos de destaque, pois a vista que era somente do leste e sul da ilha, é ampliado em uma bela vista 360°.

Vista 360 acesso aeroporto na Trilha do Morro do Lampião

Ao descer, tenha cuidado, pois a descida exige mais controle e a pedra pode estar lisa. 

 

Trilha do Morro do Lampião

Percurso: 1400 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 30 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc