Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 22/08/2021 com última atualização em 24/08/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Mais uma vez vamos até o norte da ilha de Florianópolis para explorar um pouco as trilhas que existem por lá. Nessa aventura, o objetivo é conhecer a trilha que faz a ligação entre as praias do Santinho e Ingleses. A ligação entre as duas praias abriga o Morro dos Ingleses e existem algumas possibilidades de trilhas e locais para explorar. O morro abriga a Trilha do Engenho e a Toca da Onça, por exemplo. Mas nosso objetivo é conhecer a Trilha da Pedra da Porca.
Essa trilha tem como objetivo principal subir a pedra que pode ser vista da praia. É uma trilha aberta, sinalizada, mas com várias bifurcações para os demais caminhos que existem ali. Como o caminho sobe a pedra, temos um ganho de altitude é de aproximadamente 197 metros, pois partimos da praia e chegamos até o ponto mais alto do Morro dos Ingleses.
Na nossa chegada até o início da trilha, temos algumas opções de trajeto. No nosso caso, optamos por seguir até a Estrada Vereador Onildo Lemos, que faz parte do caminho que vai para o Santinho. Ali tem um restaurante chamado Restaurante Dunas e na frente dele existem algumas vagas para estacionar na rua, mas são poucas e você só conseguirá usar caso chegue cedo. Porém ali tem vários estacionamentos próximos, que você pode deixar o carro. Foi o que fizemos.
Depois de deixar o carro, seguimos até o deck de madeira existente ali e iniciamos nossa caminhada pela areia. O objetivo é seguir a caminhada até o final da faixa de areia, do lado direito.
Esse local é muito procurado pelos turistas, pois além de abrigar as famosas Dunas dos Ingleses, também abriga uma Oficina Lítica, que é patrimônio histórico e cultural da região.
Depois de conhecer a Oficina Lítica, é necessário seguir pela parte de trás dela, em uma clareira existente ali, para iniciar a caminhada. O percurso é bem demarcado, mas possui algumas bifurcações que não necessariamente fará você se perder, mas sim, seguir para os demais caminhos que tem ali. Por isso, indicamos que use o caminho que gravamos no Wikiloc para uma melhor orientação.
Boa parte da trilha é subida, pois precisamos chegar até o topo do morro. A subida possui muitas raízes, que por vez ajudam, pois servem como degraus e outras vezes atrapalham, pois podem causar tropeços. Nesse ponto da caminhada existem muitas fitas vermelhas nas árvores, indicando o caminho certo. Mas como comentamos, como algumas bifurcações não são necessarimante erradas, mas sim início de novos caminhos, fique atento para qual seu objetivo final.
Depois de um início de trilha com muitas raízes, a caminhada que se segue é pela mata aberta, com trilha bem demarcada.
Depois de ganhar o alto da pedra, claro que o ponto de maior interesse é o mirante, com vista total da Praia dos Ingleses e Praia do Santinho.
Mas como nem tudo na vida são flores, às vezes nos deparamos com o tempo fechado e céu nublado nos melhores lugares da trilha. Foi o caso dessa aventura. A foto abaixo é o mirante principal, com vista parcialmente nublada. Claro que isso servirá como estímulo para um retorno futuro a essa trilha.
Descendo o morro, seguimos com trilha aberta e com o desafio de descer parte da altitude que subimos. Tenha muito cuidado na descida. Logo após a etapa de descida, temos essa importante bifurcação. Muito cuidado nela, pois a lógica da caminhada nos leva a seguir pela direita. Porém, como nosso objetivo é chegar no Santinho, temos que seguir pela esquerda. Seguindo pela direita você não estaria perdido, apenas faria o retorno pelos Ingleses, sem ter a oportunidade de chagar até a segunda praia da nossa caminhada.
O caminho e a porteira indicam o final da caminhada e a chegada na praia.
Chegando ao final da descida do morro, temos essa bela visão da Praia do Santinho.
O fim da caminhada é a ligação entre as dunas da Praia dos Ingleses e a Praia do Santinho. Ali não existe um caminho correto ou uma sinalização única para o caminho, então, sinta-se livre para escolher a melhor opção para finalizar sua caminhada. As chances de se perder são nulas, pois todo o caminho é aberto e visível em toda a caminhada, assim como na foto abaixo.
Chegando novamente na praia, a caminhada acabou e o objetivo de desbravar a Trilha da Pedra da Porca foi concluído.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores