Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 28/10/2020 com última atualização em 03/11/2020
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sabe aqueles lugares únicos, com acesso restrito e que guardam uma beleza natural incrível? Florianópolis tem muito disso. É o caso do lugar e da trilha que vamos apresentar hoje: a Ponta do Pasto! Pode-se chegar até ela de duas formas, via Naufragados ou via Praia do Saquinho. Ou ainda fazer uma travessia, sentido Naufragados para o Saquinho. Vamos apresentar aqui o caminho partindo da Praia do Saquinho.
Para fazer esse caminho, o passo inicial é chegar até o extremo sul da Ilha de Florianópolis, seguindo no sentido do Pântano do Sul, até chegar na Praia da Solidão. Ali é o último local possível para chegar de carro. O primeiro passo é fazer a trilha do Saquinho. É um caminho bem demarcado, com calçada, que leva até a pequena e agradável Praia do Saquinho. Esse percurso é muito comum para quem procura essa praia, mas no nosso caso, é só o começo da aventura.
Chegando atá na Praia do Saquinho, depois de atravessar a parte cachoeira, siga sempre em frente. Notará que a trilha continua, saindo do local mais habitado e entrando na mata, que nem é tão fechada assim. A trilha para a Ponta do pasto inicia ali. O trajeto total é de mais ou menos 4500 metros, por um caminho com pouca inclinação e protegido do sol em muitos trechos.
Logo no início da trilha somos surpreendidos por esse belíssimo caminho de árvores curvadas, que formam uma espécie de túnel cerde.
O decorrer da trilha é igualmente bonito e arborizado, com árvores de grande e médio porte e belas formações naturais, como a árvore abaixo, com suas belas raízes tabulares.
Seguindo por esse caminho teremos em alguns pontos, água corrente que vem do alto do morro. Mas isso é muito irregular e depende da época do ano e da quantidade de chuvas. Logo, leve sempre água com você, pois o caminho é longo e exige ida e volta, totalizando quase 10km. Seguindo pela mata, o caminho do costão impressiona por sua beleza. Ao final da trilha, toda a mata se desfaz e como mágica chegamos a uma parte de pasto e vegetação baixa, a famosa Ponta do Pasto. O nome vem, iclusive, do local ser utilizado por moradores locais para alimentar o gado que eventualmente circula por ali. Isso se torna claro ao olhar a grama e ver as "marcas" deixadas pelos bovinos,com suas fezes. Mas nada que atrapalhe a paisagem que, volto a dizer, é linda!
A chegada é indicado abaixo, onde podemos ver o início do pasto, a grama baixa e a entrada na mata. Notem que na chegada existe uma pequena placa indicando o caminho para a Praia do Saquinho. Viemos de lá, mas como dito anteriormente, esse caminho é muito usado para travessias vindas na Praia de naufragados, por isso a indicação da placa.
Quando se chega até a Ponta do pasto, a imagem é o cartão postal abaixo. Em dias de céu aberto e sol, o mar fica incrível, contrastando com o verde da grama e o tom marrom das rochas.
A costa direita é composta por uma belíssima praia de pedras, formação que ocorre em outras trilhas na região sul da ilha, como nas Cavernnas do Pântano do Sul, por exemplo. Vale a pena descer alé ali, pois em alguns locais existem pequenas piscinas naturais onde é possível tomar um banho de "banheira" contemplando e vista da praia.
Outra coisa que chama a atenção é a formação de três ilhas que podem ser avistadas ali pertinho, parecendo estar ao alcance das mãos. São as Trẽs Irmãs, conhecidas por Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora. É uma região muito utilizada por moradores devido a sua beleza e diversidade marinha, tornando o lugar perfeito para a prática do mergulho.
O local todo é muito bonito e tem pequenos indícios da intervenção humana. Um deles, muito útil, é uma pequena torneira, que canaliza a água fresca que vem do morro e pode ser utilizada para hidratação. Mas sempre é bom lembrar dos cuidados ao se ingerir água não tratada, por isso consuma somente em caso de extrema necessidade e com o devido tratamento. No nosso caso, sempre temos conosco comprimidos de cloro para o tratamento da água, por mais limpa e pura possa parecer.
Tendo todas as informações, basta aproveitar a paisagem, a praia, as piscinas naturais e todo o belo ambiente que se desenha nesse cantinho escondido no sul da ilha.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores