Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 14/05/2022
Última atualização em 24/05/2022 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
A cidade de Garopaba vai muito além das belíssimas praias, contando com trilhas tanto à beira mar, quanto subindo os morros que cercam a região. É sobre um desses morros que vamos falar, mais especificamente o que abriga a Trilha da Pedra Branca.
A trilha é muito famosa na região e muito fácil de identificar. Seguindo pela SC-434, a entrada fica facilmente visíviel quando chegamos próximo ao ponto de bifurcação com a Rua GRP-472. Essa rua de terra segue até o início da trilha, passando pelo Caldo de Cana Serraria e também pela Igrejinha da Pedra Branca.
Quando fomos, como era a primeira vez, deixamos o carro próximo a Igreja. Logo ali tem uma placa de madeira que indica o caminho por uma estreira estrada de chão. Mas é possível seguir por ali de carro, até chegar no estacionamento.
O estacionamento nada mais é do que uma região de grama, próxima a estrada de chão que leva até o ponto inicial da trilha. Esse ponto pode ser visto com mais detalhes em nosso registro do Wikiloc.
Logo após o estacionamento, seguimos por uma estrada de terra estreita, que segue morro acima. Mas fique atento, pois em determinado momento é necessário subir, seguindo por um caminho localizado à direita. Mas fique tranquilo, pois o local é bem sinalizado. Existe uma placa de madeira que indica essa entrada.
Além dessa placa, um pouco mais visível da estrada, existe uma segunda, de concreto, que traz alguns dados sobre a trilha.
Entrando nessa parte de mata, temos um caminho um pouco mais fechado, mas ainda sim muito sinalizado e com boa orientação. Inclusive, parte da orientação do caminho nos leva até essa pequena cacheoira, ideal para os dias de calor. Nossa dica é subir, curtir a vista e na volta, tomar um bom banho.
Logo após a cachoeira, subindo um pouco mais, passamos por uma porteira e chegamos em um local mais aberto, com trilha bem demarcada e algumas cabeça de gado pelo caminho. Mas são poucas e não apresentam risco. Aparentemente estão acostumados com os trilheiros que passam por ali.
Esse trecho é também o mais difícil da trilha, pois possui a parte mais íngrime da caminhada. Mas é curtinho, com poucos minutos já estamos no topo do morro, com esse visual incrível.
Destaca-se na vista panorâmica a Lagoa de Garopaba, também conhecida como Lagoa da Barra. É ela, que lá na junção entre a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra, formará o pequeno canal que separa as duas praias.
Trilha da Pedra Branca
Distância: 3,2 km (Ida e volta)
Tempo Aproximado: 1 hora e 30 minutos
Garobapa
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores