Trilha da Pedra Branca
14 MAY

Trilha da Pedra Branca

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 24/05/2022

A cidade de Garopaba vai muito além das belíssimas praias, contando com trilhas tanto à beira mar, quanto subindo os morros que cercam a região. É sobre um desses morros que vamos falar, mais especificamente o que abriga a Trilha da Pedra Branca.

A trilha é muito famosa na região e muito fácil de identificar. Seguindo pela SC-434, a entrada fica facilmente visíviel quando chegamos próximo ao ponto de bifurcação com a Rua GRP-472. Essa rua de terra segue até o início da trilha, passando pelo Caldo de Cana Serraria e também pela Igrejinha da Pedra Branca. 

Placa Estrada - Trilha da Pedra Branca

Quando fomos, como era a primeira vez, deixamos o carro próximo a Igreja. Logo ali tem uma placa de madeira que indica o caminho por uma estreira estrada de chão. Mas é possível seguir por ali de carro, até chegar no estacionamento.

Placa indicativa - Trilha da Pedra Branca

O estacionamento nada mais é do que uma região de grama, próxima a estrada de chão que leva até o ponto inicial da trilha. Esse ponto pode ser visto com mais detalhes em nosso registro do Wikiloc. 

Estacionamento - Trilha da Pedra Branca

Logo após o estacionamento, seguimos por uma estrada de terra estreita, que segue morro acima. Mas fique atento, pois em determinado momento é necessário subir, seguindo por um caminho localizado à direita. Mas fique tranquilo, pois o local é bem sinalizado. Existe uma placa de madeira que indica essa entrada. 

Placa - Trilha da Pedra Branca

Além dessa placa, um pouco mais visível da estrada, existe uma segunda, de concreto, que traz alguns dados sobre a trilha.

Placa Informações - Trilha da Pedra Branca

Entrando nessa parte de mata, temos um caminho um pouco mais fechado, mas ainda sim muito sinalizado e com boa orientação. Inclusive, parte da orientação do caminho nos leva até essa pequena cacheoira, ideal para os dias de calor. Nossa dica é subir, curtir a vista e na volta, tomar um bom banho.

Cachoeira - Trilha da Pedra Branca

Logo após a cachoeira, subindo um pouco mais, passamos por uma porteira e chegamos em um local mais aberto, com trilha bem demarcada e algumas cabeça de gado pelo caminho. Mas são poucas e não apresentam risco. Aparentemente estão acostumados com os trilheiros que passam por ali. 

Bois - Trilha da Pedra Branca

Esse trecho é também o mais difícil da trilha, pois possui a parte mais íngrime da caminhada. Mas é curtinho, com poucos minutos já estamos no topo do morro, com esse visual incrível. 

Vista panorâmica - Trilha da Pedra Branca

Destaca-se na vista panorâmica a Lagoa de Garopaba, também conhecida como Lagoa da Barra. É ela, que lá na junção entre a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra, formará o pequeno canal que separa as duas praias. 

Vista Lagoa - Trilha da Pedra Branca

 

Trilha da Pedra Branca

Distância: 3,2 km (Ida e volta)

Tempo Aproximado: 1 hora e 30 minutos

Garobapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc