Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 01/05/2022 com última atualização em 03/05/2022
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Que tal caminhar por costões à beira-mar com a vista de um belo mar azul, percorrendo parte dos Caminhos da Baleia Franca? Essa é a proposta da Trilha da Caranha, que liga a Praia do Ouvidor à Praia da Barra, em Garopaba.
A trilha pode ser feita tanto à partir da Praia da Barra, quanto da Praia do Ouvidor. Na verdade é comum quem passa por esse caminho, estar fazendo a travessia que começa no Rosa Norte, passa pela Praia Vermelha e termina na Praia da Barra. O caminho até a Praia Vermelha foi feito por nós e está disponível aqui caso tenha curiosidade.
Para iniciar a trilha pela Praia da Barra, existem duas possibilidades. Você pode se dirigir até Barra ou partir da Praia da Ferrugem. A ligação entre essas duas praias é feita por um pequeno riacho que corre à partir da Lagoa de Garopaba. Logo, ele pode estar com um volume de água alto, que pode ultrapassar a linha da cintura, ou pode estar com o leito praticamente seco. Isso vai depender muito da época que você visitar o local, então preste atenção para esse detalhe.
Quando fomos, esse canal que liga as duas praias estava muito cheio e com uma forte correnteza. Como estávamos com roupa de trilha e não de banho, optamos por iniciar a trilha partindo da Praia da Barra. Ali tem vários locais onde deixar o carro, na rua. Basta estacionar e encontrar algum acesso para a praia.
A praia é muito bonita, diga-se de passagem. Pegamos o último acesso no canto direito e o caminho para a areia já dava indícios que seria uma bela aventura.
Chegando na areia, siga para o canto direito, onde existem as placa que sinalizam o início da caminhada. É uma trilha curta, com baixa dificulade. O caminho é bem sinalizado e o relevo tem poucas variações.
Nesse começo de caminhada, existe uma espécie de bosque, com bastante árvores. Em uma grande clareira está o começo da caminhada pela trilha, logo após aplaca acima. É possível notar que existem dois caminhos, uma mais pela esquerda, que vai pelo costão e outro mais à direita. Siga pela esquerda para seguir margeando a costa.
Na parte inicial da trilha existem mais arbustos e árvores, mas o caminho é bem sinalizado.
À medida que avançamos, a paisagem de grama e vegetação baixa vai tomando conta da paisagem e a caminhada fica ainda mais fácil. Em muitos pontos é possível notar pequenos postes de concreto colocados no chão, que fazem parte da sinalização oficial da trilha.
Nessa parte de caminhada na grama, a vista é sensacional. O contraste entre a grama e o mar forma uma verdadeira pintura.
O caminho é bem demarcado, mas é sempre bom ficar atento às marcações existentes na trilha, que foram acitadas acima. Isso porque quas eno final da trilha, o caminho nos leva a seguir em frente, pois visualmente parece o caminho óbvio. Poré, a marcação existente ali nos manda fazer um pequeno desvio pela esquerda e seguir margeando o costão. O caminho por ali vale muito a pena, pois nos leva a um pequeno bosque à beirma mar que é muito bonito. Esse desvio é bem detalhado no percurso feito pelo aplicativo Wikiloc, que segue no final do nosso relato.
Como dito anteriormente, essa trilha faz parte dos Caminhos da Baleia Franca. Mas o que isso significa? QUer dizer que essa região foi mapeada e sinalizada por voluntários, com o objetivo de tornar o trajeto parte da Rede Brasileira de Longo Curso. Uma característica dessa sinalização, além das marcações citadas acima, são as "pegadas" que são marcadas em árvores, pedras ou outros elementos naturais e ajudam a identificar o caminho.
Assim como no início na Praia da Barra, ao chegarmos ao final da trilha, na Praia do Ouvidor, temos placas de sinalização para o início da caminhada para quem escolhe esse ponto como início da caminhada. Neste ponto é possível notas os detalhes e explicações da sinalização encontrada na trilha, bem como a informação de que o trecho se trata de parte de um caminho maior, que tem como objetivo conectar a APA da Baleia Franca ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Se você notar, as marcações da "pegada" tem um formato de baleia e fazem parte da identidade visual deste caminho. Cada local desenvolve sua própria marca e, nesse caso, a pegada traz a imagem de uma baleia, pois estamos na APA da Baleia Franca.
Se quiser saber mais sobre os Caminhos da Baleia Franca e sobre o projeto da Rede Brasileira de Trilhas de Longo curso, acesse http://www.redetrilhas.org.br que existe muito material sobre o projeto, as trilhas participantes e as diferentes sinalizações existentes.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de CondutoresSão mostradas somente cidades que possuem alguma trilha cadastrada.