Trilha da Caranha
01 MAY

Trilha da Caranha

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 03/05/2022

Que tal caminhar por costões à beira-mar com a vista de um belo mar azul, percorrendo parte dos Caminhos da Baleia Franca? Essa é a proposta da Trilha da Caranha, que liga a Praia do Ouvidor à Praia da Barra, em Garopaba. 

A trilha pode ser feita tanto à partir da Praia da Barra, quanto da Praia do Ouvidor. Na verdade é comum quem passa por esse caminho, estar fazendo a travessia que começa no Rosa Norte, passa pela Praia Vermelha e termina na Praia da Barra. O caminho até a Praia Vermelha foi feito por nós e está disponível aqui caso tenha curiosidade. 

Para iniciar a trilha pela Praia da Barra, existem duas possibilidades. Você pode se dirigir até Barra ou partir da Praia da Ferrugem. A ligação entre essas duas praias é feita por um pequeno riacho que corre à partir da Lagoa de Garopaba. Logo, ele pode estar com um volume de água alto, que pode ultrapassar a linha da cintura, ou pode estar com o leito praticamente seco. Isso vai depender muito da época que você visitar o local, então preste atenção para esse detalhe. 

Quando fomos, esse canal que liga as duas praias estava muito cheio e com uma forte correnteza. Como estávamos com roupa de trilha e não de banho, optamos por iniciar a trilha partindo da Praia da Barra. Ali tem vários locais onde deixar o carro, na rua. Basta estacionar e encontrar algum acesso para a praia. 

Entrada acesso praia  - Trilha da Caranha

A praia é muito bonita, diga-se de passagem. Pegamos o último acesso no canto direito e o caminho para a areia já dava indícios que seria uma bela aventura. 

Entrada na praia - Trilha da Caranha

Chegando na areia, siga para o canto direito, onde existem as placa que sinalizam o início da caminhada. É uma trilha curta, com baixa dificulade. O caminho é bem sinalizado e o relevo tem poucas variações. 

Início trilha praia barrinha - Trilha da Caranha

Nesse começo de caminhada, existe uma espécie de bosque, com bastante árvores. Em uma grande clareira está o começo da caminhada pela trilha, logo após aplaca acima. É possível notar que existem dois caminhos, uma mais pela esquerda, que vai pelo costão e outro mais à direita. Siga pela esquerda para seguir margeando a costa. 

Bifurcação na entrada - Trilha da Caranha

Na parte inicial da trilha existem mais arbustos e árvores, mas o caminho é bem sinalizado. 

Caminho da trilha - Trilha da Caranha

À medida que avançamos, a paisagem de grama e vegetação baixa vai tomando conta da paisagem e a caminhada fica ainda mais fácil. Em muitos pontos é possível notar pequenos postes de concreto colocados no chão, que fazem parte da sinalização oficial da trilha. 

Marcações na trilha - Trilha da Caranha

Nessa parte de caminhada na grama, a vista é sensacional. O contraste entre a grama e o mar forma uma verdadeira pintura. 

Costão - Trilha da Caranha

O caminho é bem demarcado, mas é sempre bom ficar atento às marcações existentes na trilha, que foram acitadas acima. Isso porque quas eno final da trilha, o caminho nos leva a seguir em frente, pois visualmente parece o caminho óbvio. Poré, a marcação existente ali nos manda fazer um pequeno desvio pela esquerda e seguir margeando o costão. O caminho por ali vale muito a pena, pois nos leva a um pequeno bosque à beirma mar que é muito bonito. Esse desvio é bem detalhado no percurso feito pelo aplicativo Wikiloc, que segue no final do nosso relato.

Bosque - Trilha da Caranha

Como dito anteriormente, essa trilha faz parte dos Caminhos da Baleia Franca. Mas o que isso significa? QUer dizer que essa região foi mapeada e sinalizada por voluntários, com o objetivo de tornar o trajeto parte da  Rede Brasileira de Longo Curso. Uma característica dessa sinalização, além das marcações citadas acima, são as "pegadas" que são marcadas em árvores, pedras ou outros elementos naturais e ajudam a identificar o caminho. 

Pegadas caminho baleia franca - Trilha da Caranha

Assim como no início na Praia da Barra, ao chegarmos ao final da trilha, na Praia do Ouvidor, temos placas de sinalização para o início da caminhada para quem escolhe esse ponto como início da caminhada. Neste ponto é possível notas os detalhes e explicações da sinalização encontrada na trilha, bem como a informação de que o trecho se trata de parte de um caminho maior, que tem como objetivo conectar a APA da Baleia Franca ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 

Placa sinalização trilha da caranha - Trilha da Caranha

Se você notar, as marcações da "pegada" tem um formato de baleia e fazem parte da identidade visual deste caminho. Cada local desenvolve sua própria marca e, nesse caso, a pegada traz a imagem de uma baleia, pois estamos na APA da Baleia Franca. 

Pegada baleia - Trilha da Caranha

Se quiser saber mais sobre os Caminhos da Baleia Franca e sobre o projeto da Rede Brasileira de Trilhas de Longo curso, acesse http://www.redetrilhas.org.br que existe muito material sobre o projeto, as trilhas participantes e as diferentes sinalizações existentes.

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc