Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)
20 APR

Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Moderada - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 20/04/2021

Nossa aventura de hoje nos leva à região norte de Santa Catarina, caminhando literalmente na divisa entre as terras catarinenses e o Paraná. Campos verdes, com mais de 30 montanhas espalhadas pelas suas longas planícies em paisagens de tirar o fôlego, isso define os Campos do Quiriri. Entre os inúmeros atrativos da região, vamos conhecer hoje o Marco da Divisa.

ATENÇÃO: PROPRIEDADE PARTICULAR, O ACESSO NECESSITA DE AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO E GUIAS 

Nosso relato de hoje não será como os demais, pois não daremos detalhes de caminhos ou dicas únicas de como acessar cada cantinho das trilhas que geralmente trazemos aqui. Nosso objetivo hoje é trazer para vocês um pouco do que foi nossa aventura pelos Campos do Quiriri. Vale ressaltar que existem dois motivos para essa abordagem diferente. Primeiro, as terras que fazem parte dos Campos do Quiriri são privadas, ou seja, seu acesso depende de autorização. Segundo, a região conta com a representação de vários guias, que conhecem muito bem a região, os proprietários das terras e são devidamente autorizados a circular por elas. Logo, enfatizamos a conscientização pela prática correta das atividades, de acordo com as regras da regiaço, por isso, contrate um guia e aproveite!

Nosso guia nessa aventura foi o Douglas Schon, que possui e perfil @schon.adventure e fornece o serviço de guia pelos Campos do Quiriri. Durante nossa aventura, pudemos notar o quanto ele conhece e tem a ensinar sobre essa fantástica paisagem do nosso estado.

Para situar você sobre onde fica essa região, vamos contar como chegamos lá. Depois do contato com o Schon e de agendar com antecedência o passeio, seguimos até Tijucas do Sul, no PR. Isso mesmo, nossa aventura pelas terras altas de SC iniciaram no PR. Saindo da BR 101, na verdade nesse ponto já BR 376, entramos na estrada rural da comunidade de Matulão. De lá, foram mais alguns quilômetros até chegar no ponto inicial de nossa aventura. Não vou entrar em maiores detalhes aqui, pois isso o gui trará para vocês na sua visita. 

Iniciamos nossa caminhada pelos campos com uma agenda de três dias, onde o roteiro nos levaria aos principais pontos da região, como o Marco da Divisa, Morro do Quiriri, Pedra da Tartaruga, Morro Padre Raulino Reitz e Morro Klein.

A caminhada se inicia em uma fazenda, onde precisamos ganhar alguma metros para chegar até a região dos campos. O trajeto se faz uma pequena estrada de terra, morro acima. Ua boa forma de avisar ao corpo sobre as exigências físicas da aventura.

Início da caminhada na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Foto: @the_ruan.arquiteto

Logo que alcançamos a região dos campos, a paisagem mudou. As árvores sumiram e o terreno se transformou em um grande campo de grama verdinha.

Início da caminhada  campo aberto na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Nesse ponto da caminhada, tudo ocorre de forma muito agradável. Porém, a variação de relevo é constante. Vamos de um momento de caminhada agradável por uma planície, como abaixo, até uma subida de morro ou descida até um rio, que exige preparo e fôlego.

Início dos campos Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Foto: @the_ruan.arquiteto

As paisagens que se formam no decorrer da caminhada parecem aquelas fotos de proteção de tela dos computadores. É uma mistura de céu e terra, com diferentes tons de azul e verde, que parecem uma pintura.

Campos do quiriri na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Uma das principais características da região, nessa época de outono, é a formação rápida da neblina. Claro, estamos a muitos metros do nível do mar, praticamente sobre as nuvens. O tempo úmido e a pressão causam esse fenômeno que inicia-se rapidamente e também se desfaz com a mesma velocidade. Em alguns momentos, era essa a vista que tínhamos.

Formação de névoa na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

E rapidamente ela era substituída por essa, com céu aberto e colinas verdinhas, iluminadas pelo sol.

Campos verdes na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Foto: @drew_colverd

Caminhamos por alguns quilômetros, mais ou menos uns 6, até chegar ao Marco da Divisa, ponto muito procurado pelos trilheiros que buscam essa região.

Vales e montanhas na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

E falando nele, vamos entender um pouco sobre o Marco da Divisa. Afinal de contas, o que um pequeno obelisco de concreto faz lá no alto do morro, aparentemente no meio do nada? Bem, o nome ajuda um pouco a identificar, afinal, ele é um marco que define os limites territorias entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Mas ele vai além de um marco com importância apenas geográfica, tendo uma grande importância histórica. Sua colocação nesse ponto dos Campos do Quiriri foi em consequência da Guerra do Contestado. Isso mesmo, o conflito que ocorreu entre 1912 e 1916 foi causado pela disputa das terras dessa região. A construção de uma estrada de ferro pela empresa norte americana Brazil Railway Company desencadeou uma série de eventos que culminaram nesse conflito. Nomes como o de José Maria de Santo Agostinho ficaram conhecidos e foram muito relevantes neste conflito. 

Por sim, depois de 4 anos de inúmeras batalhas e muitas perdas humanas, o conflito teve fim. Foi assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina e de forma simbólica, foram colocados não apenas esse, mas também outros marcos, definindo essa nova fronteira entre os estados. 

Além dessa importância histórica, que dá ainda mais motivação para chegar até esse ponto, temos todo o conjunto natural descrito anteriormente, que fazem desse ponto um dos importantes locais de visitação pelos trilheiros em Santa Catarina. 

O marco, hoje já desgastado pela ação do clima e do tempo, é feito de concreto e apresenta preso a ele, algumas placas que fazem referência ao limite dos estados e também aos políticos e militares envolvidos na assitura do termo que pôs fim a guerra. Apesar de sua origem conflituosa, hoje o marco exerce uma função completamente diferente, unindo trilheiros de diferentes pontos do Brasil, que buscam consquistar mais um dos famosos lugares para prática de trekking em nosso estado.

Marco da divisa na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

Dali, seguimos em frente. Como dito, fizemos uma aventura de três dias. Ainda tínhamos muitos lugares pela frente...

Caminho pelos vales na Trilha do Marco da Divisa (Campos do Quiriri)

 

Marco da Divisa - Campos do Quiriri

Localização: Garuva

 

 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc