Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 02/01/2023 com última atualização em 06/01/2023
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
A Praia do Rosa é umas das mais belas e procuradas praias de Santa Catarina. Dividida em Rosa Norte e Rosa Sul, em cada uma de suas extremidades existe a possibilidade de trilhas. Pelo Rosa Norte é possível realizar a Trilha da Praia Vermelha e pelo Rosa Sul, a Trilha da Praia do Luz. Essas trilhas fazem parte dos Caminhos da Baleia Franca, que integra a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
Para realizar a trilha que liga o Rosa à Praia do Luz, devemos nos dirigir ao Rosa Sul. Ao final da estrada de asfalto onde existe um espaço livre e gratuito para estacionamento, inicia uma estrada de terra, com muitos buracos, mas possível de trafegar. Você pode deixar o carro logo no início ou seguir até o final dessa estarda de terra. É possível estacionar em vários pontos da estrada, mas fique atento aos locais onde não é permitido estacionar. Seguindo até o final desta estrada de chão, existe uma porteira. É ali que inicia a trilha.
Também existe uma entrada um pouco antes desse portão, onde é possível entrar e fazer o mesmo caminho, evitando a passagem que existe mais à frente, que nos coloca no caminho para a Praia do Luz. Se optou por passar pela porteira. Siga em frente pela estrada de pedras demarcada no chão até ter visão da praia que fica em frente. Ali, olhe para a direita e siga pela pequena porteira indicada na foto abaixo.
Isso dará acesso a um outro terreno com pastagem baixa, que possui essa pequena entrada na mata. É o caminho que leva até a praia.
Seguindo em frente, chegará a Praia do Luz, podendo também ter acesso a Barra de Ibiraquera.
Retornando pelo mesmo caminho e subindo até a mesma porteira pequena, pode-se seguir reto e ir até o local onde ficam as Piscinas Naturais do Rosa Sul. Quando fomos, infelizmente elas estavam praticamente vazias, mas quando cheias, são lindas.
O caminho também é rico em mirantes, como o da foto abaixo. São ótimos lugares para fotos, contemplação e também uma parada para o lanche.
Todo esse caminho faz parte de uma trilha maior, pertencente ao projeto da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Isso é evidenciado pelas placas existentes no caminho, que também trazem a pegada que identifica essa rota, no caso a Rota da Baleia Franca.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores