Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)
11 OCT

Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 12/10/2021

Para quem conhece a Praia do Rosa, famosa praia localizada no munícipio de Imbituba e pertinho de Floripa, com toda certeza só terá elogios sobre o lugar. A beleza e a energia do lugar com certeza são contagiantes. E o Rosa vai muito além de praia, sol e surf! Para os aventureiros de plantão, que procuram trilha em todo lugar que vão, temos uma boa notícia: No Rosa tem trilha! Vamos conhecer a belíssima Trilha da Praia Vermelha.

A Praia do Rosa divide-se em duas regiões distintas, de acordo com a alocalização: Rosa Norte e Rosa Sul. Ao sul, temos a possibilidade de fazer uma trilha e conhecer a Praia do Luz. Já subindo ao norte, é possível conhecer a Praia Vermelha e se tiver com ânimo, também a Praia do Ouvidor. Mas hoje nosso relato é sobre a Trilha da Praia Vermelha, que começa no Rosa Norte e vai até a praia que dá nome à trilha.

Se você já estiver na Praia do Rosa, basta se dirigir ao ponto norte da praia para iniciar a caminhada. Mas se estiver chegando na praia, pode seguir até a Rua Um, em um conjunto de pequenas ruas próximas da praia e na interseção com a Rua Dois deixar o carro para iniciar a trilha. Existem ali algumas pessoas que fazem a cobrança do estacionamento, dependendo de onde você deixa o carro. Quando fomos, o valor era R$ 20,00.

Chegando nesse ponto, siga pela rampa que leva até a praia.

Entrada da Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Chegando na areia, siga pela esquerda. Logo verá sinais que indicam o início da trilha, que começa com uma passarela de madeira que leva até as piscinas naturais.

Passarela Início da Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Desse ponto, podemos ter uma bela vista da praia.

Parte Inicial da Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Como dito, nessa primeira etapa da trilha é possível ter acesso às Piscinas Naturais do Rosa Norte, mas também seguir um pouco mais acima e ter a vista deste belo costão rochoso.

Costão Rochoso na Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Após conhecer o costão, deve-se seguir morro acima, seguindo caminhos bem desenhados no morro e seguindo as setas que indicam o caminho da trilha.

Setas Indicativas na Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

Depois de deixar o costão, o trilheiro entrará em um caminho de mata pouco densa, onde a caminhada é muito agradável. Depois de alguns minutos de caminhada, você encontrará essa placa, que indica que está no caminho certo.

Placa Indicativa na Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

A caminhada segue tranquila até chegar na Praia Vermelha. Na ida, quase todo o caminho é descida. O que claro, na volta, irá se transformar em subidas. Mas nada tão difícil. Já próximo da Praia Vermelha, podemos ver que o caminho fica mais aberto e tem algumas intervenções no caminho e na vegetação, como calçadas e decks de madeira.

Chegada na Praia Vermelha

Pronto, chegando nesse ponto  quer dizer que conseguiu chegar na Praia Vermelha com sucesso. A praia é muito bonita e merece vários minutos de descando e contemplação por ali, sendo uma ótima opção para fazer o lanche e restaurar as energias para o caminho de volta.

Chegada na Praia Vermelha

O caminho de volta segue pelo mesmo local da chegada, sendo sinalizado por essa placa. No quesito orientação, a trilha é muito fácil, não tendo pontos de dúvida ou bifurcações que podem levar o trilheiro a tomar o caminho errado.

Placa Indicativa Volta na Trilha da Praia Vermelha (Rosa Norte)

A Trilha da Praia Vermelha é uma trilha leve, relativamente rápida de fazer e que vale muito a pena a caminhada. 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc