Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 14/02/2021 com última atualização em 16/02/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Para quem está na região de Praia Grande, não faltam atrativos. Depois de explorar a parte baixa do Cânion Itaimbezinho, uma boa opção é conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra. Dentro do parque localiza-se a Trilha do Vértice. Esta trilha permite uma ótima vista das cascatas das Andorinhas e Véu de Noiva, além de uma bela visão do cânion.
O Parque Nacional de Aparados da Serra fica lozalizado na Serra Geral, na divida dos estados de Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Partindo de praia grande, é preciso subir a Serra do Faxinal, andando por uma estrada majoritariamente de terra para chegar até lá. A principal caracterítica das estradas, além das inúmeras curvas, é a grande quantidade de pedras pequenas que servem como cascalho, tornando o trajeto lento e um pouco desconfortável. Porém ao chegar no parque, vemos que o deslocamento vale a pena, pois a vista é fantástica. Ao chegar na entrada do parque, existe uma guarita para identificação, mas não é necessário pagar nenhuma taxa (janeiro de 2021). Feita a identifcação, segue-se de carro agora por uma estrada de esfalto até o Centro de Visitantes, onde é possível deixar o carro no estacionamento, ter acesso a mesas para poder fazer um lanche, usar banheiro e também conhecer a estrutura do parque e as duas trilhas que fazem parte do parque e permitem uma bela vista do cânion. Essas duas trilhas são a Trilha do Cotovelo (6km ida e volta) e a Trilha do Vértice (2km ida e volta). Apresentaremos a Trilha do Vértice.
Ela é uma trilha leve, com trajeto quase todo plano, com pequenos desníveis de relevo. Em muitos pontos dela, inclusive, andamos por calçadas. Para iniciar a trilha, siga até o Centro de Visitantes. Olhando à direita, verá essa placa que indica o início da trilha.
Nessa primeira etapa de percurso, seguimos por uma calçada que logo entra na mata. Uma mata levemente fechada, que deixa o trajeto na sombra, tornando a caminhada mais agradável.
Depois de poucos metros de caminhada, temos acesso ao primeiro mirante da trilha, o Mirante da Cachoeira das Andorinhas. Nesse ponto ainda não conseguimos ver ela de frente, mas isso será possível mais à frente.
Depois do mirante seguimos em frente, ainda pela calçada e chegamos ao segundo mirante, o Mirante da Cachoeira Véu da Noiva.
Seguindo em frente, termina o trajeto de calçada e inicia-se a parte de terra. Mas ainda assim a caminhada permanece tranquila. Nesse ponto, além de pessoas, é possível também o trânsito de bicicletas.
O próximo ponto da caminhada é o mirante que dá nome a trilha, o Mirante do Vértice. Nele é possível ter essa bela vista no cânion.
O caminho todo é formado basicamente por vários mirantes que dão visão de pontos diferentes do cânion. Temos um caminho um pouco mais acidentado, mas ainda assim apoiado por degraus de madeira.
Ainda teremos pelo caminho o Mirante da Araucária, caracterizado por esta belíssima araucária compondo a paisagem.
E o mirante das cachoeiras, onde é possível ter uma vista frontal da Cachoeira das Andorinhas.
Deste ponto também é possível ter uma bela vista panorâmica do cânion.
Subindo um pouco mais, na parte superior da trilha, temos essa vista, que é de tirar o fôlego.
A trilha segue mais alguns metros à frente, onde termina em uma cerca que delimita o seu fim. Chegando ali, é só fazer o mesmo caminho e retornar ao centro de visitantes. Quase no final da trilha, existe essa pequena bifurcação. Seguindo pela esquerda, retornamos ao primeiro mirante. Pela direita, vamos direto ao Centro de Visitantes, onde é posível usar as mesas na sombra para fazer um lanche ou dar um descanso.
Trilha do Vértice
Percurso: 2000 metros (ida e volta)
Tempo do percurso: 40 minutos
Praia Grande
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores