Trilha do Salto do Rio Vermelho
06 APR

Trilha do Salto do Rio Vermelho

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 06/04/2021

Para quem gosta de cachoeira, esse é um lugar obrigatório para visitar. É uma das mais belas cachoeiras da região da Grande Florianópolis e fica em Santo Amaro da Imperatriz, a mais ou menos 40km de Florianópolis. A cidade também é conhecida pela sua natureza rica em rios, morros e cachoeiras e também pelas suas águas termais.

ATENÇÃO! ESSA TRILHA EXIGE PAGAMENTO DE UMA TAXA DE R$ 10,00, POIS É UMA PROPRIEDADE PARTICULAR

Nós iniciamos o texto com esse aviso, porque durante muito tempo não havia essa necessidade de pagamento. Agora, ao final da trilha, existe um casal que é dono da propriedade e faz essa cobrança. 

Dadas as informações mais importantes, vamos ao detalhes da trilha. Como dito, ela fica no munícipio de Santo Amaro da Imperatriz, mais precisamente na comunidade de Vargem do Braço. Após sair da BR 282, você seguirá por estradas de chão, até chegar ao local de início da trilha. Pode usar esse link para sua navegação https://goo.gl/maps/ZFwzMx6uJJ8JJDgm7.

Chegando a esse ponto, haverá um grande espaço de grama onde é possível deixar o carro. Quando fomos, descobrimos que é possível chegar um pouco mais perto da entrada da trilha, usando o carro. A estrada é de chão, mas em dias secos é possível fazê-la com um carro pequeno. Em dias de chuva, talvez essa tarefa seja mais difícil. Se decidir deixar o carro aqui, pode seguir a pé. A estrada de chão se inicia neste local aberto e vai adentrando alternando entre trajetos pela mata e trajetos abertos, mas sempre por uma estrada bem definida. 

Caminho inicial da Trilha do Salto do Rio Vermelho

No início da trilha, andamos um pouco no meio da mata, bom para refrescar o calor.

Estrada na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Depois de andar um pouco, chegamos na primeira porteira. Ela não tem cadeado e você pode passar tranquilamente. Porém, lembre-se sempre de deixar ela fechada.

Primeiro portão na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Se estiver de carro, pode seguir pelo portão até mais perto do camping. Nesse ponto, existe uma pequena casa. Passe por ela e siga em frente.

Estrada de chão na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Logo depois da casa, caminhando mais um pouco, existe outra porteira. Nessa existe um cadeado e nem sempre está aberto. Se não estiver, seu caminho de carro termina aqui, sendo necessário andar mais um pouco até o início da trilha. Geralmente é nesse ponto que fica a placa indicativa de pagamento da taxa de R$ 10,00, mas segundo os proprietários, muitas pessoas que passam por ali quebram a placa para alegar que não sabiam da taxa e não fazerem o pagamento. Não sejam esse tipo de pessoa, afinal, a propriedade neste ponto é particular.

Porteira na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Seguimos pelo caminho de chão que alterna entre campos abertos e mata fechada.

Caminho pasto na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Estando a quase 1km do início da trilha, temos uma placa indicativa de estacionamento. Esse seria o estacionamento oficial da trilha, sendo que como dito, para chegar até aqui, depende da condição da estrada e de todas as porteiras estarem abertas.

Estacionamento oficial da Trilha do Salto do Rio Vermelho

Após o estacionamento, chegamos na casa dos priprietários, onde é feito o pagamento. É uma casa simples de madeira, que marca o início da trilha. Quando chegamos, fomos avisados que a trilha é uma grande subida. Apesar de não ser uma distância longa, ela axige um pouco de preparo para vencer a subida. Vá aos poucos, com calma, que chegará lá!

Subida na Trilha do Salto do Rio Vermelho

A trilha é aberta e bem sinalizada, sendo que em alguns pontos existem placas indicando o caminho.

Indicativo de caminho na Trilha do Salto do Rio Vermelho

A placa mais importante de ser seguida é essa. Ela está localizada na única bifurcação existente na trilha. Seguindo em frente, é possível explorar a parte de cima da cachoeira. Virando a direita, temos acesso direto a parte baixa da cachoeira.

Placa final na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Depois de seguir pela direita, começa um trecho de descida. Tenha bastante cuidado, pois existem muitas raízes no caminho. Em alguns pontos também existem cordas para auxiliar na descida, devido ao fato de ser um caminho bem íngreme. Desça com cuidado!

Mas todo esse esforço vale a pena, quando chegamos enfim na cachoeira e nos deparamos com essa bela visão!

Indicativo de caminho na Trilha do Salto do Rio Vermelho

Aos corajosos e que sabem nadar muito bem, é possível chegar até a parte de baixo da queda d'água e curtir um pouco da massagem natural da cachoeira. Mas lembre-se, só faça isso se tiver convicção de suas habilidades de natação, pois no local não tem salva vidas.

 

Trilha do Salto do Rio Vermelho

Percurso: 3500 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 1 hora e 20 minutos

Santo Amaro da Imperatriz

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc