Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá
08 JAN

Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 26/01/2021

Que tal percorrer os caminhos de Santa Catarina pelos trilhos do trem, fazendo um ferrotrekking? Isso é possível! Como nosso estado possui parte da malha ferroviária existente no Brasil, esse tipo de aventura é possível, sendo que alguns trechos possuem túneis e viadutos para serem vencidos, além de belas paisagens.

Quando nós falamos nesse tipo de aventura, quem é trilheiro possivelmente lembra do famoso trajeto da Ferrovia do Trigo, realizado no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Muçum e Guaporé, e possui os belos e desafiados viadutos Mula Preta e V13. Mas saibam que é possível fazer uma aventura assim também em Santa Catarina. Existe uma grande malha ferroviária que atravessa o estado, é a estrada ferroviária São Francisco, fundada em 1906, que sai de São Francisco do Sul e chega até Porto União, sendo que essa ferrovia funciona até hoje, sob concessão da empresa Rumo.

Para nossa aventura, escolhemos o trajeto que fica entre os munícipios de São Bento do Sul e Corupá. Na verdade essa travessia possui uma distância total de 43km, quando realizada em sua totalidade. Como nosso objetivo eram os trechos com maior número de túneis e viadutos, concentramos nossa caminhada ao longo de 13km.

Tivemos o planejamento e guia de um grande amigo que organizou toda nossa logística. Partimos da cidade de Jaraguá do Sul de van, passando por Corupá e seguindo até o início da trilha, sendo este parte do caminho de São Bento do Sul até Corupá. Seguimos por estradas de chão sinuosas, mas em boa condição, até um mirante na parte superior da cadeia de morros. Lá, nosso ponto de partida foi um belo mirante, com vista panorâmica dos morros e da Mata Atlântica da região. Como dito anteriormente, essa ferrovia está ativa e no dia do nosso passeio, fomos contemplados pela presença de uma grande locomotiva, que possivelmente transportava grãos. Foram alguns vagões até podermos iniciar nossa caminhada.

Trêm passando no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Quando se caminha pela ferrovia, pouco se nota em relação ao relevo, parecendo estar sempre caminhando em terreno plano. Mas é mera impressão. No nosso trajeto, coo subimos de van até o início da trilha, nós fizemos um percurso de descida, o que tornou o trajeto mais prazeroso.

Paredão Verde no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Como caminhamos em meio à Mata Atlântica, muitos dos trechos possuiam sombra, principlamente nas primeiras horas de caminhada, pois iniciamos o trajeto logo pela manhã. Porém, próximo ao meio dia, a caminhada ficou mais pesada, pois o sol batia em cheio e também aquecia os trilhos no meio do caminho, causando bastante desgaste.

Caminho do trilho no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Os primeiros atrativos desta travessia são os túneis. Certamente ter a oportunidade de caminhas por dentro dessas imponentes estruturas é algo que vale muito o esforço. Dependendo da extensão deles, é necessário usar lanterna no deslocamento, pois seu interior é escuro e não existe nenhuma iluminação, natural ou artificial.

Túnel no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Outra parte empogante da caminhada são os viadutos, é uma ótima sensação caminhar por cima destas estruturas. Apesar de não serem tão altos quanto os encontrados na Ferrovia do Trigo, trazem muita adrenalina ao passeio.

Viaduto no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Uma das belas paisagens desta aventura foi justamente o ponto onde as duas estruturas se encontravam, saindo de um viaduto e entrando diretamente no túnel.

Estação no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Já na parte final da caminhada, um dos pontos que chama a atenção no trajeto é a Estação Ferroviaria Rio Natal, que fica em São Bento do Sul. 

Estação no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

A construção é antiga e está completamente abandonada e vandalizada. Ela era utilizada para o transporte de passageiros. Uma pena a situação de abandono, pois ela se localiza em um belo ponto do caminho. Apesar da situação da estação, ela rende belos cliques, com sua estrutura abandonada e a bela cadeia rochosa ao fundo.

Estação abandonada no Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá

Percurso: 11350 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 4:35 minutos

São Bento do Sul

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc