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Trilha cadastrada em 08/01/2021 com última atualização em 26/01/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Que tal percorrer os caminhos de Santa Catarina pelos trilhos do trem, fazendo um ferrotrekking? Isso é possível! Como nosso estado possui parte da malha ferroviária existente no Brasil, esse tipo de aventura é possível, sendo que alguns trechos possuem túneis e viadutos para serem vencidos, além de belas paisagens.
Quando nós falamos nesse tipo de aventura, quem é trilheiro possivelmente lembra do famoso trajeto da Ferrovia do Trigo, realizado no Rio Grande do Sul, entre as cidades de Muçum e Guaporé, e possui os belos e desafiados viadutos Mula Preta e V13. Mas saibam que é possível fazer uma aventura assim também em Santa Catarina. Existe uma grande malha ferroviária que atravessa o estado, é a estrada ferroviária São Francisco, fundada em 1906, que sai de São Francisco do Sul e chega até Porto União, sendo que essa ferrovia funciona até hoje, sob concessão da empresa Rumo.
Para nossa aventura, escolhemos o trajeto que fica entre os munícipios de São Bento do Sul e Corupá. Na verdade essa travessia possui uma distância total de 43km, quando realizada em sua totalidade. Como nosso objetivo eram os trechos com maior número de túneis e viadutos, concentramos nossa caminhada ao longo de 13km.
Tivemos o planejamento e guia de um grande amigo que organizou toda nossa logística. Partimos da cidade de Jaraguá do Sul de van, passando por Corupá e seguindo até o início da trilha, sendo este parte do caminho de São Bento do Sul até Corupá. Seguimos por estradas de chão sinuosas, mas em boa condição, até um mirante na parte superior da cadeia de morros. Lá, nosso ponto de partida foi um belo mirante, com vista panorâmica dos morros e da Mata Atlântica da região. Como dito anteriormente, essa ferrovia está ativa e no dia do nosso passeio, fomos contemplados pela presença de uma grande locomotiva, que possivelmente transportava grãos. Foram alguns vagões até podermos iniciar nossa caminhada.
Quando se caminha pela ferrovia, pouco se nota em relação ao relevo, parecendo estar sempre caminhando em terreno plano. Mas é mera impressão. No nosso trajeto, coo subimos de van até o início da trilha, nós fizemos um percurso de descida, o que tornou o trajeto mais prazeroso.
Como caminhamos em meio à Mata Atlântica, muitos dos trechos possuiam sombra, principlamente nas primeiras horas de caminhada, pois iniciamos o trajeto logo pela manhã. Porém, próximo ao meio dia, a caminhada ficou mais pesada, pois o sol batia em cheio e também aquecia os trilhos no meio do caminho, causando bastante desgaste.
Os primeiros atrativos desta travessia são os túneis. Certamente ter a oportunidade de caminhas por dentro dessas imponentes estruturas é algo que vale muito o esforço. Dependendo da extensão deles, é necessário usar lanterna no deslocamento, pois seu interior é escuro e não existe nenhuma iluminação, natural ou artificial.
Outra parte empogante da caminhada são os viadutos, é uma ótima sensação caminhar por cima destas estruturas. Apesar de não serem tão altos quanto os encontrados na Ferrovia do Trigo, trazem muita adrenalina ao passeio.
Uma das belas paisagens desta aventura foi justamente o ponto onde as duas estruturas se encontravam, saindo de um viaduto e entrando diretamente no túnel.
Já na parte final da caminhada, um dos pontos que chama a atenção no trajeto é a Estação Ferroviaria Rio Natal, que fica em São Bento do Sul.
A construção é antiga e está completamente abandonada e vandalizada. Ela era utilizada para o transporte de passageiros. Uma pena a situação de abandono, pois ela se localiza em um belo ponto do caminho. Apesar da situação da estação, ela rende belos cliques, com sua estrutura abandonada e a bela cadeia rochosa ao fundo.
Ferrotrekking São Bento do Sul - Corupá
Percurso: 11350 metros (ida e volta)
Tempo do percurso: 4:35 minutos
São Bento do Sul
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
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