Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 24/11/2020 com última atualização em 24/11/2020
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Apesar de ser uma trilha pequena, quem está em Bombinhas não pode deixar de conhecer esse pequeno pedaço do paraíso. Localizada no meio da trilha que leva até a Ponta da Garoupa, a pequena piscina natural é perfeita para um mergulho tranquilo em meio aos costões e o mar azul.
Para o aventureiro que visita Bombinhas, além do mar cristalino e areia branquinha, também existem opções de trilhas. A mais famosa, que é a Trilha do Morro do Macaco, nós já falamos sobre ela (você pode saber mais clicando aqui), mas existem outras, como a Trilha da Tainha, Trilha da Sepultura e a descrita nesse texto, que é a Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura.
Ela é um trilha bem curta, mas que leva a uma bela piscina natural, muito famosa nas fotos de Bombinhas. Para iniciá-la, siga até a Praia da Sepultura. Logo na entrada da praia, ao lado direito, encontra-se uma placa indicando o início da Trilha da Sepultura. É nesse mesma entrada e caminho que está a trilha de hoje.
Logo após passar a placa, existe o primeiro e maior desafio, que nem é tão desafiador assim, que é um morro com um caminho bem demarcado. Tenha cuidado caso tenha chovido, pois o terreno fica um pouco escorregadio.
Após subir o morro, entramos na mata. É uma mata aberta e com caminho bem demarcado. Seguindo sempre em frente, o caminho segue até a Ponta da Garoupa, desenhando o trajeto da Trilha da Sepultura. Mas como nosso objetivo são as piscinas naturais, é necessário fazer um pequeno desvio, depois de ter andado aproximadamente uns 600 metros, no local indicado na imagem abaixo.
Fazendo o desvio, você sairá da parte mais alta do morro e começará a descer. O sinal que você seguiu pelo caminho correto é esse túnel de vegetação, que é como um portão natural em direção às piscinas.
Com pouco deslocamento, cerca de uns 80 metros, já é possível ter a vista do costão esquerdo.
Seguindo mais um pouco, logo à frente, já temos a visão das piscinas. A cor da água e o visual da trilha mudam muito conforme o dia e as condiçoes do tempo.
Bem, tendo essa visão, falta a parte mais díficil do caminho. Uma pequena escalaminhada, guiada por cordas, para ter acesso às piscinas. Desça com calma e cuidado, pois o terreno é bem inclinado. Tenha cuidado ao segurar a corda, pois ela pode correr pela sua mão, causando ferimentos. Com calma e cuidado, o obstáculo é facilmente vencido!
Enfim, depois da descida, temos as piscinas. Na verdade, a piscina, pois é somente uma, com profundidades diferentes. No dia que fomos o tempo não estava tão bom. Muito vento e um pouco nublado, então a água parecia mais escura. Mas ainda assim o visual é muito bonito.
Além das piscinas, paredes rochosas e a vista do costão compóe a paisagem desse cartão-postal de Bombinhas, acessível com uma trilha curta e bem demarcada.
Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura
Percurso: 1500 metros (ida e volta)
Tempo do percurso: 30 minutos
Bombinhas
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores