Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura
24 NOV

Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 24/11/2020

Apesar de ser uma trilha pequena, quem está em Bombinhas não pode deixar de conhecer esse pequeno pedaço do paraíso. Localizada no meio da trilha que leva até a Ponta da Garoupa, a pequena piscina natural é perfeita para um mergulho tranquilo em meio aos costões e o mar azul.

Para o aventureiro que visita Bombinhas, além do mar cristalino e areia branquinha, também existem opções de trilhas. A mais famosa, que é a Trilha do Morro do Macaco, nós já falamos sobre ela (você pode saber mais clicando aqui), mas existem outras, como a Trilha da Tainha, Trilha da Sepultura e a descrita nesse texto, que é a Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura. 

Ela é um trilha bem curta, mas que leva a uma bela piscina natural, muito famosa nas fotos de Bombinhas. Para iniciá-la, siga até a Praia da Sepultura. Logo na entrada da praia, ao lado direito, encontra-se uma placa indicando o início da Trilha da Sepultura. É nesse mesma entrada e caminho que está a trilha de hoje. 

Logo após passar a placa, existe o primeiro e maior desafio, que nem é tão desafiador assim, que é um morro com um caminho bem demarcado. Tenha cuidado caso tenha chovido, pois o terreno fica um pouco escorregadio.

Após subir o morro, entramos na mata. É uma mata aberta e com caminho bem demarcado. Seguindo sempre em frente, o caminho segue até a Ponta da Garoupa, desenhando o trajeto da Trilha da Sepultura. Mas como nosso objetivo são as piscinas naturais, é necessário fazer um pequeno desvio, depois de ter andado aproximadamente uns 600 metros, no local indicado na imagem abaixo.

Fazendo o desvio, você sairá da parte mais alta do morro e começará a descer. O sinal que você seguiu pelo caminho correto é esse túnel de vegetação, que é como um portão natural em direção às piscinas.

Com pouco deslocamento, cerca de uns 80 metros, já é possível ter a vista do costão esquerdo.

Seguindo mais um pouco, logo à frente, já temos a visão das piscinas. A cor da água e o visual da trilha mudam muito conforme o dia e as condiçoes do tempo.

Bem, tendo essa visão, falta a parte mais díficil do caminho. Uma pequena escalaminhada, guiada por cordas, para ter acesso às piscinas. Desça com calma e cuidado, pois o terreno é bem inclinado. Tenha cuidado ao segurar a corda, pois ela pode correr pela sua mão, causando ferimentos. Com calma e cuidado, o obstáculo é facilmente vencido!

Enfim, depois da descida, temos as piscinas. Na verdade, a piscina, pois é somente uma, com profundidades diferentes. No dia que fomos o tempo não estava tão bom. Muito vento e um pouco nublado, então a água parecia mais escura. Mas ainda assim o visual é muito bonito. 

Além das piscinas, paredes rochosas e a vista do costão compóe a paisagem desse cartão-postal de Bombinhas, acessível com uma trilha curta e bem demarcada.

 

Trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura

Percurso: 1500 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 30 minutos

Bombinhas

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc