Trilha Ingleses praia Brava
25 SEP

Trilha dos Ingleses para Praia Brava

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 29/09/2020

O norte da ilha de Florianópolis também conta com trilhas de belas paisagens. Essa, que liga a Praia dos Inlgeses a Praia Brava é um convite para quem quer apreciar o belo mar azul e as formações rochosas no meio do caminho. 

Já falamos aqui no site sobre o Caminho do Morro das Feiticieras, que também faz essa ligação entre as duas praias. Mas ao contrário dele, que faz pela parte de mata fechada, a trilha entre os Ingleses e a Brava segue margeando o costão, com visão do mar. Muitas pessoas fazerm as duas trilhas juntas, como circuito, mas nesse caso preferimos mostrar cada uma delas separadamente, visto que tem características e trajetos bem diferentes.

Para chehar no início da trilha, siga até o canto esquerdo da praia dos Ingleses, onde está situada a passarela de acesso para a praia. Chegando na areia, ainda é necessário andar mais um pouco até o extremo esquerdo da faixa de areia.

Chegando nesse ponto final da areia, é possível ver algumas pedras grandes sinalizadas com algumas setas. A trilha inicia ali.

Esse início é um pouco complicado, então tenha cuidado. Andar pelas pedras sempre exige cuidado. Seguindo por elas é possível ver o caminho da trilha sinalizado por setas. Continue seguindo até finalizar a parte de pedras e iniciar a trilha pelo caminho no costão.

Como dito antes, a paisagem é linda. Então relaxe, se estique um pouco e olhe para trás! Verá um belo cartão-postal da Praia dos Ingleses!

Nesse ponto do caminho, o obstáculo das pedras já foi vencido. A caminhada se dá por caminhos em meio a vegetação baixa.

De modo geral, a trilha é bem sinalizada. Alguns pontos podem confundir o caminho principal, mas sem riscos de perder a orientação, pois a trilha segue beirando o mar.

Depois de aproximadamente 2000 metros, a paisagem de pedras, verde e costa vai se desfazendo e a trilha segue por entre as árvores até finalizar no canto direito da Praia Brava. Chagando no ponto final, a saída se dá no caminho abaixo, onde é possível também iniciar a trilha. Do ponto de vista de dificuldade, iniciar em qualquer uma das extremidades terá o mesmo efeito, pois não existem grandes subidas seguindo em um único sentido.

Esse caminho mostrado acima fica bem no canto direito da Brava, muito próximo da entrada do Caminho das Bruxas. Como dito, pode-se fazer somente uma das trilhas ou fazer o circuito. Lembrando que no caso de fazer o caminho completo, a atividade toda terá cerca de 5500 metros, então capricha na hidratação, pois esse caminho pelo costão é exaustivo em dias de sol frote!

Trilha dos Ingleses para Praia Brava

Percurso: 2800 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 1 hora e 40 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc