Caminho do Morro das Feiticeiras
22 SEP

Caminho do Morro das Feiticeiras (Caminho de Santiago de Compostela em Florianópolis)

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 22/09/2020

Que tal fazer parte do Caminho de Santiago de Compostela, sem precisar sair do Brasil? E o melhor, ainda poder tomar um banho de mar depois de terminar o percurso! Essa é a proposta dessa trilha, que fica localizada no norte da ilha de Florianópolis e faz a ligação entre a Praia Brava e a Praia dos Ingleses.

A trilha pode ser iniciada partindo de qualquer um desses extremos. No nosso caso, iniciamos ela na Praia Brava, onde existe a placa indicativa do início do caminho. Como dito antes, o famoso caminho de Santiago de Compostela, que fica na Espanha, ganhou algumas extensões em outros países. Com isso, Florianópolis ganhou parte desse caminho, que além do Caminho das Feiticeiras, também possui parte de seu trajeto entre as praias da Lagoinha do Norte e Praia Brava. 

A trilha pode ser considerada fácil. Além disso, também é muito agradável de fazê-la. Ela se localiza em meio a mata, ou seja, você terá sombra durante todo o trajeto. Apesar de ser uma subida de morro, a elevação acontece de maneira leve e gradativa, tornando a caminhada tranquila.

Para iniciar a trilha, siga até a Praia Brava, no canto direito da praia. Lá existe um estacionamento aberto e público, o carro pode ser deixado ali. Ali também é o ponto final do ônibus que faz a linha até a Brava, então, caso vá de ônibus, pode desembarcar nesse mesmo local. Siga na praia em direção a areia e caminhe até o final do lado direito. Chegando lá, verá que existem duas opções para trilha. Uma mais próxima ao mar, que também inicia ali e termina nos Ingleses, mas essa segue pelo costão, beirando o costa. E mais para a direita existe o portal de entrada do Caminho dos Morros das Feiticeiras, como mostrado abaixo. É por ela que seguiremos. 

A trilha é bem demarcada e o caminho é limpo. Ela segue pela mata e é protegida do sol em todo seu trajeto. O trajeto segue margeando um pequeno córrego que existe no meio da mata. Em épocas de seca, ele fica quase impossível se ser identificado, mas possui um fluxo maior em épocas chuvosas, sendo necessárias pequenas pontes de madeira para fazer a travessia da água.

O caminho segue por maios ou menos 2000 metros, sendo que o caminho recebeu cuidados e sinalização. No ponto mais íngreme da trilha, foram colocados degraus de madeira, para facilitar a descida e dar mais seguranã para o trilheiro.

Passados todos os obstáculos do caminho, depois de uma agradável caminhada, você chagará na Praia dos Ingleses. Como dito, o caminho pode ser feito no sentido inverso também. Essa é a chegada nos Ingleses e também o início, caso esse seja o caminho seguido.

Para chegar nesse ponto, vá até o canto esquerdo dos Ingleses e na rua onde tem espaço para estacionar, siga por trás do condomínio que tem ali, seguindo pela pista de caminhada até encontrar a entrada mostrada acima.

Chegando ao final do percurso, o trilheiro pode optar em finalizar seu passeio ali, retornar pelo caminho feito anteriormente ou fazer o retorno pela trilha que mencionamos no início do nosso relato. É a outra trilha de ligação antre a Brava e os Ingleses, mas essa pelo costão. Apesar da maior exposição ao sol, esse caminho é muito bonito e tem belas paisagens da praia. 

Os detalhes dessa travessia serão apresentados em nossas próximas postagens, não deixe de conferir!

Caminho do Morro das Feiticeiras

Percurso: 2000 metros (ida)

Tempo do percurso: 45 minutos

Florianópolis

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc