Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 18/06/2020
Última atualização em 02/03/2022 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
A Lagoinha do Leste é uma das trilhas mais procuradas de Florianópolis, atraindo muitos aventureiros para o sul da ilha com o objetivo de conhecer essa bela paisagem. Porém, antes de fazer o mesmo, você precisa decidir por qual caminho seguir. Isso mesmo, existe mais de uma maneira de chegar na Lagoinha do Leste, sendo as principais trilhas a que segue pelo Pântano do Sul (mais curta) e a que segue pela Praia do Matadeiro (mais longa).
Os dois caminhos possuem suas peculiaridades, logo, escolha as que melhor definem seu objetivo e condição física para encarar a aventura. Para saber mais sobre o caminho pelo Pântano do Sul, pode seguir as dicas existentes aqui. Quanto ao caminho que segue pela Praia do Matadeiro, vamos aos detalhes.
A última vez que fizemos esta trilha foi em 05 de junho de 2021, conforme o registro do Wikiloc que segue no final do texto. As fotos que aparecem no texto podem ter sido tiradas em diferentes épocas e são referentes às várias excursões feitas até lá.
O primeiro passo, obviamente, é se dirigir até a Praia do Matadeiro, que fica no sul da ilha, distante mais ou menos 20km do centro da cidade. Pode-se chegar até lá de ônibus, pegando a linha do Pântando do Sul, ou, se for de carro, ir até a praia e estacionar o carro em um dos estacionamentos existentes por lá ou mesmo em alguma vaga que consiga encontrar na rua, o que é um grande desafio dependendo do horário.
Para chegar até a Praia do Matadeiro, local onde iniciamos nossa jornada, precisamos primeiro atravessar o pequeno rio que vem da Lagoa do Peri e deságua no mar. Dependendo da maré, isso pode ser feito facilmente pelo leito do rio, mas o mais indicado é utilizar a pequena ponte que existe um pouco acima da areia da praia. Seguindo por ali chegaremos até a areia da praia. É necessário percorrer toda a extensão de areia para chegar até o local onde inicia a caminhada. É uma pequena entrada no final da faixa de areia que dá acesso a algumas casas localizadas neste ponto da praia.
Esse caminho que leva para as casas segue em frente, mas para iniciar a subida pela trilha deve-se desviar dele, seguindo morro acima. Esse desvio é sinalizado por algumas placas colocadas por moradores neste local. A cada ida para a trilha, tem uma plaquinha diferente colocada ali. Em nossa última aventura, foi essa que indicava a subida.
O caminho após o desvio consiste no trecho com maior inclinação da trilha, onde é necessário subir por um caminho de rochas e raízes que é bem demarcado. Durante essa caminhada, tem-se uma vegetação baixa e predomínio de sombra, até alcançar a parte mais alta e iniciar a caminhada pelo costão.
Após finalizar a subida e andar um pouco mais pela trilha, saímos da mata e iniciamos a caminhada pelo costão rochoso. À partir daí, zero sombra! Leve protetor solar. É nesse trecho que teremos a visão de uma aglomeração de rochas que formam o primeiro mirante do caminho, com vista para o mar e para o costão.
Depois deste mirante, a vegetação fica baixa, praticamente somente grama e o caminho de terra que segue margeando a costa rochosa. Tenha bastante cuidado neste trecho, pois a terra pode se soltar e causar escorregões.
É neste ponto da caminhada que teremos a visão da chamada "Toca da Baleia", uma caverna esculpida pelo mar que avança para dentro do costão. O nome, dados pelos moradores locais, faz referência a um episódio passado, onde infelizmente uma baleia foi parar ali nesta fenda e acabou morrendo.
Após contornar essa parte da trilha, temos a primeira vista da Praia da Lagoinha do Leste, do alto do costão rochoso.
A paisagem é linda, parece uma pintura digna de estampar um retrato na parede.
O último passo da trilha é descer até a praia. O caminho é bem demarcado em meio a vegetação rasteira, não tem erro.
A descida até a praia vale muito a pena, pois ela é linda.
Chegando até aqui, para retornar você pode refazer o mesmo caminho ou seguir até o final da areia e fazer o retorno pelo Pântano do Sul, que acaba sendo mais fácil.
Trilha da Lagoinha de Leste
Percurso: 5600 metros (Somente ida)
Tempo do percurso: 2:40 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores