Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 16/05/2023 com última atualização em 16/05/2023
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Bom Jardim da Serra é um ótimo destino para quem procura explorar as belezas da Serra Catarinense. Suas belezas naturais permitem diferentes desafios, desde trilhas longas, como as famosas travessias pelos cânions da região, até trilhas mais curtas e de igual beleza. Rica em rios, a região também abriga belas cachoeiras, entre elas a belíssima Cascata do Saiqui.
A Cascata do Saiqui está localizada em uma propriedade particular, por isso é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 20,00 para ter acesso à trilha. A caminhada, uma trilha curta de aproximadamente 800 metros, é tranquila. Apesar de ser uma pequena descida, o trajeto possui escadas de madeira em quase todo o trajeto.
Para ter acesso ao início da trilha, é necessário seguir até o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra. Ali existe uma portaria que dá acesso e faz a cobrança da visitação deste parque. É preciso informar que o destino é a Saiqui, para evitar cobrança neste ponto. A cobrança do acesso à cascata é feita à frente.
Passando pelo acesso citado, existe um portão eletrônico à esquerda, com um interfone que deve ser acionado para realizar a abertura no portão. Neste momento, identifique-se e indique que está indo até a Fazenda Curral Falso. Existe uma placa próximo ao portão indicando o nome da fazenda.
A estrada segue pelos caminhos entre as turbinas eólicas, até fazer uma pequena bifurcação para a esquerda, saindo da via principal e entrando em uma estrada menor. Esse desvio é indicado por placas. Como dito anteriormente, o destino final é a Fazenda Curral Falso, e sua entrada é indicada pelo portão abaixo. Nesse caso, não existe portaria. Você deve abrir o portão e seguir até a casa azul, indicada na placa.
Após fazer o pagamento, segue de carro um pouco mais à frente até o começo da trilha.
Logo no início da trilha é possível ter a visão da bela cascata, o que aumenta a ansiedade em chegar logo lá. Apenas no começo da trilha existe um pouco de trilha de chão, mas quase todo seu trajeto é um caminho sinuoso que segue por deques de madeira muito bem conservados.
O final da trilha reserva o ponto mais desafiador, que é uma ponte pênsil que dá acesso ao final da trilha e a parte baixa da cascata. Mas não se preocupe, a travessia dela é bem tranquila.
Após passar a ponte, a paisagem é de tirar o fôlego. Parece um grande cartão postal, por pinheiros, turbinas eólicas e a bela cascata ao centro de tudo isso.
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores