Travessia Laranjeiras x Funil

Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra @trilhasemsc

Trilha cadastrada em 27/07/2021

Última atualização em 27/07/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!

Andar por planaltos com vistas incríveis, vencer desafios, acompanhar o nascer e o pôr do sol em paisagens de cinema e ainda conhecer dois dos mais belos cânions de Santa Catarina. Parece o roteiro de um pequeno filme ou uma história. E confesso que poderia ser as duas coisas, pois é isso que a Travessia Laranjeiras x Funil nos proporciona. Contaremos um pouco dos detalhes dessa aventura.

Uma travessia é definida como o percurso que começa em um local e termina em outro. Nesse caso, nossa travessia começou no Cânion das Laranjeiras e foi até o Cânion do Funil, totalizando aproximadamente 28km. Como a distância é longa, também optamos pela realização do trekking, atividade que une a trilha e o camping, onde existe o pernoite no meio do trajeto, em acampamentos, nesse caso, selvagem.

Esses dois cânions, ambos localizados na cidade de Bom Jardim da Serra, recebem muitos turistas. É possível fazer a visita de forma individual, mas nosso objetivo foi entrar em um e sair em outro, tendo a oportunidade de desbravar os espaços existentes no caminho que liga esses dois gigantes. Mas veja, esse é um caminho longo, que passa por diferentes propriedades com diferentes donos. Ou seja, é um percurso que exige bastante planejamento. Hoje em dia existem muitos guias que fazem essa travessia, mas no nosso caso, ficamos ela por conta própria.

Por isso, vamos compartilhar alguns detalhes da travessia, como logística de transporte, acesso as propriedades e hidratação, que são requisitos mínimos para fazer uma travessia.

Cânion do Funil

O Cânion do Funil fica localizado na cidade de Bom Jardim da Serra e sua vista mais bonita pode ser conquistada pela borda que fica localizada na propriedade do Sr. Miguel, responsável por fornecer o acesso ao local. Como é uma propriedade particular, para ter o acesso é necessário entrar em contato com ele, avisar sobre a visita e fazer o pagamento da taxa de visitação. Já escrevemos sobre essa trilha em outro texto, que pode ser verificado aqui. Na data de nossa aventura, que foi em julho de 2021, o telefone do Sr. Miguel era (49) 99127-1014 e o valor da visitação foi de R$ 80,00.

Para ter acesso ao local de acesso ao cânion, siga até a subestação da Celesc, que fica na SC-390, entre Bom Jardim da Serra e o Mirante da Serra do Rio do Rastro. Se está indo sentido mirante, fique atento após passar pela Churrascaria Tropeiro, que é logo em frente. Se está partindo do mirante, fique atento logo após passar por uma enorme cuia de chimarrão.

Cânion do Funil  na Travessia Laranjeiras x Funil

Cânion das Laranjeiras

O Cânion das Laranjeiras é mais um dos atrativos de Bom Jardim da Serra. Seu acesso é feito por meio de uma propriedade rural, localizada no Maps como Sede Cânion das Laranjeiras. Lá, é possível deixar o carro e seguir pela trilha até o cânion e seus mirantes. O local fica distante cerca de 12km do centro da cidade, seguindo por estradas de chão.

O ponto final e acesso ao Cânion das Laranjeiras é a Fazenda Santa Cândida, onde você encontrará o Sr. Assis que é o responsável pela cobrança da taxa e pemitir o acesso a propriedade. O local é muito visitado por turistas, já que a trilha para o Cânion é considerada fácil e seus mirantes tem belas vistas da região.

Cânion Laranjeiras Panorâmica na Travessia Laranjeiras x Funil

Logística

Bem, como falamos até aqui, é uma travessia. Então é necessário escolher um ponto de partida, já pensando no ponto final. Entre a entrada dos dois cânions existe uma distância de aproximadamente 20km, dois quais mais da metade é de estrada de chão, com qualidade um pouco ruim e algumas porteiras pelo caminho. O caminho não é restrito a veículos 4x4, pelo menos em eṕocas de pouca chuva e estrada seca, que foi nosso caso. Talvez com chuva e barro, carros pequenos e sem tração possam sofrer com o trajeto. Pensando em deslocamento, considere o trajeto entre os cânions como o caminho entre o Ponto A e o Ponto B, onde:

Ponto A: Subestação Parque Eólico, Bom Jardim da Serra - SC, 88640-000

Ponto B: Sede Cânion das Laranjeiras, Bom Jardim da Serra - SC

Isso para a logística de partir de um ponto e conseguir chegar ao outro, tendo algum veículo para fazer a ligação entre os dois pontos, tanto na ida, quanto na volta.

A segunda questão nesse ponto são as taxas de visitação em cada local da travessia.

Obviamente, deve-se pagar a taxa de visitação do Cânion Laranjeira e do Funil. A taxa do Funil, paga para o Sr. Miguel, é de R$ 80,00. Em Laranjeiras é de R$ 10,00. Mas não esqueça das fazendas existentes pelo caminho. É preciso entrar em contato com elas, pedir permissão para passar e pagar a taxa de visitação. Fizemos isso, pagando mais uma taxa de R$ 50,00 para passar pela propriedade do Sr. Juquinha.

Todas essas questões de logística devem ser levadas em consideração para fazer a travessia.

No nosso caso, iniciamos a Travessia por Laranjeiras, tendo seu acesso pela Fazenda Santa Cândida, onde após organizar as permissões para acesso à propriedade, começamos a caminhada.

Início da Caminhada na Travessia Laranjeiras x Funil

Pontos de Hidratação

Um dos fatores para ficar atento em uma travessia é o reabastecimento de água. Ela é importante para a hidratação e para cozinhar. Geralmente andamos com aproximadamente 2 litros de água na mochila, reabastecendo em cada possível ponto de água. Nesta travessia os pontos de água são abundamentes, principalmente na primeira etapa da trilha, que foram os 14km até o acampamento. Passamos por pelo menos 4 pontos de hidratação nesse caminho. Na segunda etapa, entre o acampamento e o Cânion do Funil, os pontos de hidratação foram mais escassos, sendo encontrado um mais ou menos na metada do caminho e outro já perto do Funil.

Ponto de Hidratação na Travessia Laranjeiras x Funil

Acampamento

Quando optamos por realizar a travessia, sabíamos que o acampamento seria necessário e já nos planejamos em relação a ele. Somente não tínhamos definido ainda em que ponto. No caminho entre esses dois Cânions existe o Cânion do Portal e logo adiante, os locais que geralmente servem como ponto de camping, na região chamada de "Campos de Pouso". Nesse ponto se destacavam duas opções de acampamento, ambas próximas ao riacho e com lugar protegido do vento para acampar. Para quem opta por fazer a travessia em 3 dias, o primeiro ponto, mais próximo do Cânion do Portal, é o ideal para o camping. Já em uma travessia de dois dias, como foi nosso caso, o ideal é que ele seja feito no segundo ponto, pois ele está localizado mais ao centro da distância total do percurso. Como no segundo dia é necessário ultrapassar a altitude mais alta do caminho, é recomendado ficar o mais próximo possível dela.

Foi isso que fizemos, partimos para o segundo ponto, que totalizaria aproximadamente 14km de caminhada. O ponto é ideal, pois localiza-se em uma planício protegida do vento, perto do riacho e muito perto da borda do cânion, ideal para poder apreciar o nascer do sol.

Essa caminhada foi bem extensa, passando por diferentes tipos de terrenos e paisagens. Passamos desde caminhos facilmente demarcados na grama, até locais onde existiam muitas turfas, que tornavam o caminho uma "loteria", podendo ficar completamente atolado na lama. Alíás, as turfas nos acompanham por quase toda a travessia. Todo esse caminho até o camping nos proporcionou belas imagens, como essa.

Caminhada nos Campos na Travessia Laranjeiras x Funil

Além do próprio local escolhido para o acampamento, que foi um cartão-postal.

Acampamento na Travessia Laranjeiras x Funil

Neste local, acompanhamos os fenômenos mais aguardados do dia, com a sorte de dias limpos e céu claro. Além também de contarmos com uma bela noite iluminada pela lua cheia.

O final da tarde teve esse desfecho, com essa vista sendo possível do local do acampamento.

Por do Sol na Travessia Laranjeiras x Funil

Já no segundo dia, amanhacer de domingo, fomos recepcionados por esse belo nasecer do sol.

Nascer do Sol na Travessia Laranjeiras x Funil

Após presenciar esse espetáculo da natureza, tomar um bom café, nos sentimos com as energias recarregadas para seguir a caminhada, rumo ao Cânion do Funil. Essa segunda parte da jornada nos reservava o maior desafio da caminhada, pois teríamos que subir até o ponto mais alto do trajeto, para depois descer sentido ao Funil. De lá, tivemos a oportunidade de ver essa famosa paisagem da Serra por um ângulo bem diferente do tradicional.

Vista Cânion Funil na Travessia Laranjeiras x Funil

Seguindo até o Funil, finalizamos nossa travessia e nossa caminhada, como uma coleção de belas imagens e de ótimas lembranças desse belíssimo cenário catarinense.

Grau de dificuldade da trilha Semi-Pesada Semi-Pesada - Nível 6

Use o Wikiloc

Powered by Wikiloc

Atualização das Informações

Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.

Contrate um Condutor

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.

Lista de Condutores

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe em suas redes sociais