Trilha da Praia do Forte para Daniela (Vista de Jurerê)
13 OCT

Trilha da Praia do Forte para Daniela (Vista de Jurerê)

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 13/10/2020

Muitas pessoas conhecem a pequena trilha que liga a Praia do Forte à Praia da Daniela. Uma pequena trilha que segue mais próxima da areia e facilita a vida de quem quer visitar as duas praias a pé. Mas essa trilha é diferente! Ela faz a ligação pela parte superior e possui uma bela vista da Praia de Jurerê Internacional, Jurerê e Daniela.

Toda trilha começa com uma história e essa teve início pela curiosidade de uma amiga. Ela queria saber que trilha era aquela entre a Praia do Forte até a Daniela que era possível ver Jurerê. Lembrei na hora da pequena trilha, próxima da praia, que liga a Daniela ao Forte. Mas sabia que além de ser uma trilha curta, praticamente um caminho, ela não tinha muita elevação e seria impossível ver Jurerê dali. Foi aí que minhas buscas me levaram a essa trilha feita pela parte superir, que faz a mesa ligação entre as duas prais citadas, mas com mirantes e visuais de tirar o fôlego. 

Antes de iniciar a descrição da trilha, um aviso. Logo ao final dela, quase chegando na Daniela, passamos por um local próximo a uma casa, onde tinha alguns bambus pelo caminho. CUIDADO! Lá tem um cachorrinho branco que era meio bravo, latia com a intenção de avançar e não estava amarrado. Fique atento a ele, só não das as costas para ele não chegar repentinamente por tŕas, que ele não apresenta maiores perigos, somente o susto mesmo.

Como essa é uma trilha curta, pode-se fazer a ida e a volta pelo mesmo caminho, caso esteja de carro. Logo, pode deixar ele estacionado na entrada da Praia do Forte, caso inicie por ali. O local tem poucas opções de onde estacionar, mas existe ali um estacionamento pago onde é possível deixar o veículo. Evite deixar o carro na rua ou em locais que pode atrapalhar o trânsito.

Seguindo pela Servidão José Cardoso de Oliveira, caminho que leva até o estacionamento na areia da Praia do Forte, faça um desvio à esquerda na Rua Caminho da Santa Cruz. Esse pode ser considerado o início da trilha e é sinalizado por essa pequena Cruz colocada no início da rua. 

Seguindo por aqui, são algumas dezenas de metros pela rua do bairro até chegar ao ponto que indica o início da trilha. Existe uma pequena placa em um poste indicando esse início, que fica ao final dessa rua.   

O caminho é aberto, limpo e bem demarcado. Mas existem alguns pontos de bifurcação pelo caminho que podem gerar dúvidas. Como é um pequeno morro, siga sempre à esquerda nas bifurcações, com o intuito de chegar até a parte superior. Logo no início da trilha, após o término da primeira subida, é possível ter a bela vista das praias de Jurerê e Jurerê Internacional.

Ainda nessa mesmo ponto, um pouco a frente, é possível também ter uma bela vista da Praia da Daniela, em um belo mirante que também dá uma vista panorâmica da região.

Logo após esse ponto, segue-se até o próximo mirante, já mais próximo da Praia da Daniela. É nesse ponto que encontraremos as bifurcações no caminho. Nessa parte, como indicado, siga para a esquerda.

Seguindo pela esquerda, logo chegará a uma parte onde o pinus, espécie invasora da região, domina parte do caminho. O visual é muito bonito e excelente para registrar algumas fotos.

Saindo dessa parte de pinus, o caminho segu aberto e bem demarcado, com trilha aberta que margeia uma cerca que limita duas propriedades. 

Chegando ao final deste caminho, temos a maior recompensa da trilha: a vista da Daniela. É um mirante aberto, com pontos de sombra e descanso. Ali, além de tirar belas fotos é possível descansar e fazer um lanche curtindo a paisagem. A vista da Daniela é linda, além de ser possível ter uma visão privilegiada dos municípios de Biguaçu e Governador Celso Ramos.

Para seguir em frente, desça um pouco nesse espaço de mirante até essa abertura na mata. É por ali que segue a trilha até seu ponto final, a praia da Daniela. Se optar pelo caminho da direita, sairá em uma pequena rua que dá acesso a praia. Mas é possivel ir pela esquerda e fazer uma versão mais longa da trilha, que sai em um ponto um pouco antes da entrada do Balneário Daniela, próximo ao posto da Polícia Militar. Optamos pelo caminho da direita para chegar até a praia. 

É nesse ponto do trajeto até a praia que é preciso ser cuidadoso. Em uma parte da trilha que passa por trás de algumas casa, tem um cachorrinho um pouco nervoso. Ele não aparenta demonstrar maior perigo, mas é bom descer com calma para não levar um susto. Finalizando o trajeto, é só seguir até a saída da trilha e chegada na rua que dá acesso a praia.

Esse é o fim do caminho, saindo da Rua Servidão Caminho do Boi. Descendo por ela, estará na praia. Por aí é possível também fazer o caminho inverso da trilha. De qualquer um dos lados, a vista valerá a pena.

 

Trilha da Praia do Forte para Daniela (Vista de Jurerê)

Percurso: 2400 metros (Somente ida)

Tempo do percurso: 45 minutos

Florianópolis

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc