Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 04/08/2020
Última atualização em 24/08/2020 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Essa é uma trilha curta, com baixo grau de dificuldade, mas que leva para um cantinho muito especial de Floripa. Fica localizada entre a Praia do Gravatá e a Praia da Joaquina. Inclusive, é possível fazer a travessia entre essas duas praias, passando pela Praia Secreta, mas isso é assunto para outro artigo. Primeiro vamos explorar a Praia Secreta.
O nome não é oficial e vem justamente do fato de ser uma praia pouca conhecida e com acesso somente via trilha. Muito procurada por surfistas e pescadores, é conhecida pela suas águas geladas e pela praia de pedras que se forma antes da pequena faixa de areia que encontra o mar. Por ser pequena, a faixa de areia fica visível somente com a maré baixa.
Para chegar ao ponto incial, siga pela rua geral que dá acesso a Praia da Joaquina e entre no cruzamento com a Servidão Mata Atlântica, uma ruazinha pequena e asfaltada, na esquina do Mercado da Joaquina. Nessa rua é possível estacionar o carro, mas são poucas vagas disponíveis. Fique atento aos pontos onde é permitido estacionar! O início da trilha é no final da rua asfaltada, onde se inicia uma pequena rua de pedras que se estende por uns 300 metros, até a entrada na trilha.
O início da trilha é a parte mais difícil, pois é preciso subir o morro para iniciar a descida. Mas como o trajeto é curto, pode ir com calma que logo começa a descida. O trajeto é de mata fechada durante quase todo o tempo, fazendo com que a trilha seja protegida por sombra e tenha temperatura mais agradável em dias ensolarados.
A vista da praia só se dá quase no final da trilha, depois de descer quase toda a parte final. Mas o som do mar e as pequenas manchas azuis que aparecem entre as árvores dão uma previsão da bela paisagem que se aproxima!
Também pelo caminho é possível ser surpreendido por pequenas belezas na mata, como esse registros dos cipós entrelaçados com a árvore.
Chegando ao final da trilha a vegetação fica menos densa até ficar reduzida a pequenos arbustos. É nesse ponto que temos a primeira visão da praia de pedras, com sua pequena faixa de areia.
Para chegar até a praia e finalizar a trilha é preciso descer por um terreno um pouco mais íngreme, onde tem muita terra fina e gravatás (plantas com folhas finas e muitos espinhos), então cuidado a atenção redobrada nesse ponto.
Ainda do alto, antes de chagar na areia, é possível ver do lado esquerdo a parte de trás da Praia do Gravatá. Do lado direito tem o início de uma segunda trilha, que faz parte da travessia entre o Gravatá e a Joaquina. Nesse trajeto ela ainda passa por uma segunda praia de pedras, muito parecida com a Praia Secreta.
Trilha da Praia Secreta
Percurso: 2200 metros (ida e volta)
Tempo do percurso: 1 hora e 20 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Para se orientar, utilize nosso registro feito pelo aplicativo Wikiloc.
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores