Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 29/12/2020
Última atualização em 05/01/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Quando falamos em faróis na Ilha de Florianópolis, qual o primeiro que você lembra? Talvez a resposta seja Naufragados. Mas também temos outro na Barra da Lagoa. E não estamos falando daquele ali no canal, mas sim um que fica lá no alto do morro. Pois saiba que é possível chegar até la e vamos mostrar como.
Como dito, essa trilha inicia-se na Barra da Lagoa. Existem algumas possibilidades de chegar até o farol, que pode ser visto ali da praia, mas vamos indicar a forma mais fácil e rápida. Dizemos isso, pois é possível acessar ele também pelas piscinas naturais, mas isso será assunto para outro relato.
Chegando na Barra da Lagoa, dirija-se a ponte que fica sobre o famoso canal da Barra.
Ao final da ponte existem duas possibilidades: esquerda, que leva até as piscinas naturais, ou direita, que leva até a Trilha da Boa Vista. Seguiremos pela direita.
Logo depois de virar à direita na ponte, vamos nos deparar com a placa indicativa da Trilha da Boa Vista. O caminho até o farol segue inicialmente por essa trilha, compartilhando o mesmo trajeto. Se você já fez essa trilha, já conhece parte do caminho. Caso contrário, será tudo uma grande novidade. Mas em ambos os casos, fique atento ao ponto de bifurcação que divide o caminho. Explicaremos melhor adiante.
Seguindo em frente pela calçada, logo chegaremos a esse portão. Vire à esquerda. É comum as pessoas seguirem em frente.
Após virar à esqueda, você verá o portal que identifica o caminho e indica o início da trilha. Siga por ele. Em determinadas épocas, o final desse caminho inicial está cheio de grama alta. Entre sem medo no meio da vegetação e siga em frente, são uns 2 ou 3 metros apenas, depois a trilha fica limpa.
O caminho é todo desenhado e conta com alguns apoios de madeira em alguns pontos mais íngrimes.
De modo geral, todo o caminho é bem desenhado e fácil de seguir, além de limpo. Nesse primeiro momento, seguimos em uma pequena elevação pela mata fechada até as árvores ficarem mais esparsas e a vegetação mais baixa.
É nesse ponto de transição entre a vegetação mais baixa e o início da subida para a Trilha da Boa Vista que precisamos ficar atentos. Quando chegar nesse ponto, onde tem algumas pedras e um espaço mais aberto na trilha, siga para a esquerda. Sei que a princípio pode parecer estranho, pois a descida pela pedra é íngreme e parece que estamos indo direto para um buraco, mas o caminho muda logo em seguida e voltamos a subir.
Após descer um pouco, começamos a subir novamente. E logo à frente já temos uma bifurcação. Siga pela direita. Note que as placas estão colocadas em outro sentido, pois sinalizam para quem vem das piscinas naturais.
Logo à frente, mais uma bifurcação. Siga pela esquerda dessa vez.
Depois desse ponto, a mata se abre em alguns lugares com grandes pedras. Nesse ponto é possível ver a Barra da Lagoa por diferentes ângulos.
A trilha segue por um trajeto cada vez mais aberto e dessa vez já podemos ver outro ângulo da Barra, tendo visão também da Prainha. Uma bela composição!
Olhando para frente, surge em meio a vegetação o farol, nosso destino final. Nesse ponto, a vegetação já está bem baixa. Como é a parte superior da montanha e tem vários pequenos mirantes de pedra para observação da paisagem, será comum ver várias pequenas trilhas. Mas siga o farol que não tem erro no caminho.
Chegando mais perto, podemos ver o antigo farol e também os mirantes que dão uma bela visão para diferentes pontos da porção leste da ilha.
Trilha do Farol da Barra da Lagoa
Percurso: 1350 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 40 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores