Trilha do Morro das Aranhas
23 MAR

Trilha do Morro das Aranhas

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 16/03/2021

Vamos mais uma vez para a região norte da ilha de Florianópolis explorar as trilhas existentes por lá. Dessa vez, seguiremos até a Praia do Santinho, bem próximo ao resort do Costão do Santinho, de onde parte a nossa aventura. Nosso objetivo é subir o Morro das Aranhas e contemplar as belezas das praias da região, do alto nos mirantes naturais localizados na trilha. 

Como mencionado, para iniciar a trilha é necessário ir até o norte da ilha, na Praia do Santinho. Seu carro pode ficar estacionado na rua, caso tenha lugares disponíveis, ou em um dos estacionamentos da região, pois o caminho inicial parte da praia. Chegando na areia, siga na diração direita, no sentido do resort. Logo no final da areia, haverá uma saída da areia para as calçadas que seguem morro acima.

Resort Costão do Santinho - Trilha do Morro das Aranhas

Chegando na frente do resort, continue seguindo pelas calçadas, como se tivesse contornando a construção.

Entrada da Trilha do Morro das Aranhas

Essa parte inicial, com calçadas, bancos e locais de descando servem de acesso ao monumento que abriga as pinturas rupestres, famosas na região. Reserve um tempo para parar ali e olhar as rochas. Verá inscrições em forma de símbolos que foram feitas por povos antigos que habitavam a região.

Deck inscrições rupestres na Trilha do Morro das Aranhas

Após esse ponto, existe uma pequena escada de concreto que sobe e dá acesso às trilhas. Isso mesmo, nesse ponto é possível fazer duas opções de trilha. Podemos seguir em linha reta, até a Praia do Moçambique, ou subir morro acima, para chegar até o mirante do Morro das Aranhas. A trilha para o Moçambique segue pela costa e tem paisagens lindas. Mas nesse momento, nosso objetivo é ir morro acima e encarar os 1,4 km de subida. Na verdade, em nossa marcação pelo GPS, a distância foi um pouco maior que a descrita na placa, sendo próximo dos 2km.

Indicativo trilhas - Trilha do Morro das Aranhas

Logo no início a trilha é aberta, com caminho bem demarcado. Ela segue assim por mais alguns metros, até entrar na mata.

Subida da Trilha do Morro das Aranhas

O trajeto é formado majoritariamente por subidas, pois estamos subindo um morro, porém uma característica positiva desse percurso é a caminhada pela mata em quase a totalidade do trajeto, o que garante proteção do sol e torna a caminhada mais agradável. O caminho segue assim até o alto do morro, com a trilha bem demarcada, caminhada pela mata e muitas raízes pelo caminho.

Caminho na Trilha do Morro das Aranhas

Em muitos pontos, as raízes chamam muito a atenção, pelo seu tamanho e disposição no percurso.

Raízes na Trilha do Morro das Aranhas

Depois de um bom tempo subundo, chegamos a uma bifurcação. Os dois sentidos, direita ou esquerda, fazem parte da mesma trilha. Seguindo pela direita, vamos até o mirante principal, de onde se tem a vista da Praia do Santinho e Ingleses. Pela esquerda, temos acesso ao mirante da Praia do Moçambique.

Bifurcação na Trilha do Morro das Aranhas

Inicialmente, vamos pela direita.

Bifurcação caminho direita na Trilha do Morro das Aranhas

O caminho é bem aberto e nos reserva uma bela paisagem de boas-vindas, que mais parece uma janela para o paraíso. Essa é a primeira vista que se tem dessa bela região da ilha. 

Vista entre as árvores na Trilha do Morro das Aranhas

Seguindo em frente, por uma trilha que segue pela direita, temos acesso ao mirante natural, formado por algumas pedras, que dão a visão completa da região. Do alto é possível avistar o Rio Vermelho, Praia dos Inlgeses, com suas dunas, Praia do Santinho e também, mais ao longe, outras regiões localizados no norte da ilha.

Vista da Praia do ingleses dunas na Trilha do Morro das Aranhas

Além disso, lançando um olhar no horizonte, podemos avistar também a Ilha das Aranhas. Ela é uma ilha deserta e a origem de seu nome é controverso. Algumas pessoas afirmam que o nome se originou de relatos feitos pelas primeiras pessoas que chegaram até lá e relataram um número enorme de aranhas venenosas habitando a ilha. Outra versão, afirma que na verdade o nome está relacionado com a aparência da formação geográfica da ilha, que lembra uma aranha. Em todo caso, ela é um ponto famoso no norte da ilha.

Vista da ilha das aranhas na Trilha do Morro das Aranhas

Depois de contemplar esse ponto da trilha, retorne pelo mesmo caminho a na bifurcação que indicamos anteriormente, siga agora na direção esquerda. Seguindo por pouco metros, será possível avistar o segundo mirante, de onde pode ser vista a Praia do Moçambique e as dunas que iniciam nos Ingleses, passam pelo Rio Vermelho e terminam no Moçambique. A paisagem é muito bonita.

Praia do Moçambique - Trilha do Morro das Aranhas

Trilha do Morro das Aranhas

Percurso: 1900 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 1 hora e 15 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc