Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 08/01/2021
Última atualização em 19/01/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
A Trilha do Saquinho é uma daquelas curtinhas e simpáticas que todos devem fazer. Ela não se cacarteriza por ser uma trilha na mata, mas sim um caminho que leva da Praia da Solidão para a Praia do Saquinho, sendo o caminho diário de moradores e turistas que visitam essa pequena praia.
Essa trilha é o único caminho para chegar até à praia pela terra. É possível chegar até a Praia da Solidão, que fica no Sul da Ilha, de carro. De lá segue-se somente à pé e é ali que inicia-se a trilha. Existem alguns estacionamentos para quem visita essas duas praias, é possível deixar o carro lá. Na rua existem alguns lugares para estacionar, mas aconselhamos usar o estacionamento.
Ao deixar seu carro e seguir até o final da rua, chegará a um pequeno córrego que deságua no mar. Passe a ponte e siga em frente. O caminho é todo revestido por uma calçada de concreto, então não espere uma trilha selvagem!
À partir desse ponto, verá que alguns carros até passam a ponte, mas só são permitidos os veículos de moradores. Suba a rua e siga em frente. Nesse ponto, a rua termina e vira um pequeno caminho de concreto, que seguirá até o final da trilha. Apesar do caminho revestido de concreto, não se engane achando que não existirá nenhum desafio. Existem trechos com aclives e declives que exigem um pouco de preparo.
Na parte inicial, existe uma pequena subida que leva para a parte mais elevada da trilha. Nessa parte mais alta já é possível ter acesso aos primeiros mirantes da trilha.
A paisagem deste ponto é de tirar o fôlego.
Seguindo em frente, o caminho é curto e quase todo pelo meio da mata baixa que envolve o morro, mas em alguns pontos ela é aberta e o trilheiro fica exposto ao sol.
Como é um caminho usado pelos moradores da região, a trilha segue por essa pequena calçada de concreto por toda sua extensão.
O caminho é muito agradável e a caminhada é fácil de fazer.
Depois de ultrapassar a parte mais alta do morro e se aproximar da Praia do Saquinho, verá que começam a aparecer algumas casas, que são tanto de moradores como de locação para quem quer curtir um pouco do sossêgo do lugar.
Passado esse ponto, chegamos na parte mais difícil da trilha, pois se trata de um caminho íngrime. Mas como estamos sempre andando pela calçada, isso torna a subida um pouco mais fácil.
Ao final de mais ou menos 1 quilômetro de caminhada, chegaremos ao final da trilha, tendo duas opções. Podemos seguir para a praia, que é tranquila e muito boa para quem quer descansar, ou seguir em frente e chegar até a famosa cachoeira que fica ao final da trilha.
A cachoeira é muito bonita e boa para tomar um banho nos dias quentes de verão, pois a água é muito gelada. No dia que fomos, o nível de água estava um pouco baixo, mudando um pouco a paisagem. Por ser uma cachoeira pequena, ela varia seu volume de acordo com o volume de chuvas.
Trilha do Saquinho
Percurso: 1000 metros (Somente ida)
Tempo do percurso: 35 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores