Trilha do Sertão do Ribeirão

Vista da Cachoeira da Gurita

Florianópolis @trilhasemsc

Trilha cadastrada em 18/06/2020

Última atualização em 23/09/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!

Essa bela cachoeira, a cachoeira da Gurita, é o presente para quem se aventura nesta trilha que fica no sul da ilha. Localizada no Parque Municipal da Lagoa do Peri o caminho inicia na comunidade do Sertão do Ribeirão.

Na verdade existem duas formas de chegar nessa agradável cachoeira que fica escondida em meio a mata. Uma delas é pelo Caminho da Gurita. A outra, que segue pelo Caminho do Sertão do Ribeirão, é o que vamos apresentar aqui.

Um caminho de aproximadamente 1300 metros separa os trilheiros dessa bela paisagem. Para iniciar a trilha é preciso seguir sentido Ribeirão da Ilha, pela Rodovia Baldicero Filomeno. Seguindo pela rodovia, será necessário pegar o caminho para o Sertão do Ribeirão, virando à esquerda na Estrada Francisco Thomas dos Santos. É uma estrada que começa com calçamento e segue morro acima, se tornando uma estrada de chão mais à frente. É uma subida bem acentuada, onde é preciso ser cuidadoso, pois além de forte inclinação, também existem muitas curvas.

Seguindo por essa estrada, logo será possível avistar o início da trilha, partindo de um pequeno sítio e entrando na mata. A entrada da trilha é sinalizada pela placa abaixo.

Placa com a entrada da trilha

Entrando por esse caminho é só seguir sempre em frente. O caminho é aberto, com trajeto fácil, sendo caracterizada por uma descida de nível fácil pela mata fechada até a cachoeira. Claramente essa descida será convertida em subida durante o retorno, mas ainda assim a trilha pode ser considerada fácil. O tempo de duração total da trilha considerando ida e volta não ultrapassa uma hora, então pode-se aproveitar a cachoeira sem pressa. Leve água, um lanche leve e protetor solar, pois mesmo estando a maior parte do tempo na mata, se proteger do sol é indispensável.

Caminho do Sertão do Ribeirão

Percurso: 1300 metros (ida)

Tempo do percurso: 35 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade da trilha Leve Leve - Nível 2

Use o Wikiloc

Powered by Wikiloc
Atualização das Informações

Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.

Contrate um Condutor

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.

Lista de Condutores

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe em suas redes sociais