Travessia Praia do Gravatá x Praia da Joaquina
20 SEP

Travessia Praia do Gravatá x Praia da Joaquina

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 28/09/2021

Nem toda travessia precisa ser longa, mas necessariamente precisa iniciar no ponto A e finalizar no ponto B, caracterizando assim uma passagem única pelos lugares que compõe o caminho. Estamos acostumados a ver longas travessias, principalmente em regiões de serra e cânions, mas vamos compartilhar um pouco de travessias mais curtas, em regiões igualmente bonitas. Em especial, vamos falar hoje da travessia entre as praias do Gravatá e da Joaquina.

ATENÇÃO: A parte final dessa trilha, próximo a praia da Joaquina, requer muita atenção. Com a maré alta é necessário fazer o trajeto pelo costão rochoso. Isso pode ser perigoso para pessoas com pouca experiência, por isso, cuidado! 

Para quem conhece as trilhas de Florianópolis, o Gravatá não é novidade, pois é uma trilha muito conhecida. A trilha é um pequeno caminho de pescadores que encontra-se próximo a Lagoa da Conceição e dá acesso a pequena praia do Gravatá. A praia fica localizada na região leste da Ilha, entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina. Já fizemos ela várias vezes e temos a descrição dela disponível aqui. Ela será nossa entrada para o início da travessia.

Nesse momento é importante frisar isso, a questão da entrada e saída. Como uma travessia começa e termina em pontos diferentes, é muito importante pensar na logística para realizar esse tipo de percurso. Nesse caso, a distância entre o início desta travessia e o final é relativamnete pequena, podendo até ser feita a pé, pela estrada. Ou usar o serviço de Uber, visto que é uma região de praia de pode ser mais fácil devido ao movimento da região. Nesse caso específico, ônibus não é recomendado, pois as linhas urbanas que poderiam fazer essa ligação não tem integração e você teria que ir e voltar para o Terminal da Lagoa da Conceição para fazer o trajeto. 

Mas enfim, agora vamos ao trajeto da trilha. Como dito, inicie a caminhada pela trilha tradicional da Praia do Gravatá, que começa aqui.

Placa de acesso a Trilha do Gravatá

A trilha até próximo  da praia do Gravatá é fácil e bem demarcado, sendo muito tranquilo de seguir. Quando estiver quase chegando próximo da praia, vem a primeira mudança de direção. Devemos subir por uma pequena trilha que tem à direita, para ganhar o topo do morro e iniciar a caminhada sentido Joaquina. 

Essa parte da trilha também é bem demarcada e fácil de seguir. Existem algumas bifurcações no caminho, mas geralmente elas são para a esquerda e levam para alguma pedra ou mirante. Siga sempre tomando a direção da direita, sentido o alto do morro.

Subindo o morro, vamos deixando o Gravatá para trás e começamos a seguir rumo à Praia Secreta, a segunda praia que passaremos nesta travessia. Já registramos o percurso dela e você pode ver maiores detalhes aqui.

Mas antes de chegar nela, tem alguns pontos interessantes pelo caminho, que vale a parada. É o caso do mirante no alto das pedras, que permite uma vista muito bonita do Gravatá e da Praia Secreta. Esses pontos de desvios e bifurcações podem ser vistos com detalhes em nosso registro feito pelo aplicativo Wikiloc, que está disponível neste endereço https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-gravata-joaquina-83114386. Nele, todos os pontos de desvios são marcados com detalhes.

Após o mirante, seguimos novamente o curso principal de trilha, que logo em frente irá se fundir com a Trilha da Praia Secreta. 

Fusão entre a trilha principal com a Trilha da Praia Secreta

O nome Praia Secreta não é oficial e vem justamente do fato de ser uma praia pouca conhecida e com acesso somente via trilha. Muito procurada por surfistas e pescadores, é conhecida pela suas águas geladas e pela praia de pedras que se forma antes da pequena faixa de areia que encontra o mar. Por ser pequena, a faixa de areia fica visível somente com a maré baixa.

Ela tem um visual muito bonito, com as rochas fazendo contraste com o mar e a mata que cobre o costão. Essa é nossa segunda praia e mais ou menos 1/3 do caminho que vamos seguir. 

Nosso objetivo agora é seguir em frente, pela direita, para ter acesso a uma terceira praia, essa sem um nome oficial ou pelo menos conhecido por nós. Mas é um lugar lindo. Não somente a praia em si, mas principalmente o caminho para se chegar até lá. 

Alguns pontos parecem até um portal para o paraíso. 

Chegando na praia, é possível avistar a colina de elevação baixa que leva até o outro lado da praia, que nos colocará na parte mais difícil da travessia, pois teremos que vencer os obstáculos de uma praia onde praticamente só tem rochas, com uma faixa bem pequena de areia.

Praia de Pedras, com pouca faixa de areia que some com a maré alta

Nesse ponto, tenha muito cuidado na caminhada, pois o caminho sobre as pedras pode ser perigoso, sendo escorregadio e fácl de se machucar. Alguns obstáculos, como essas pedras enormes, deve-se passar por debaixo delas para poder prosseguir. 

Passagem por debaixo das pedras

Como dito, esse é o caminho mais difícil da caminhada, sendo também a parte final. Finalizado esse trecho, já estaremos perto do nosso objetivo final, a Praia da Joaquina. 

O ponto onde devemos sair do costão e subir sentido Joaquina é bem visível e muito utilizado por pescadores que vão até o costão. Ele é identificado no final desta praia de pedras.

Passagem por debaixo das pedras

Olhando para cima é possível ver o pequeno caminho que segue pela grama.

Passagem por debaixo das pedras

Ele sobe pelas rochas e sai no alto de um ponto de estacionamento, que por fim, termina na estrada geral da Praia da Joaquina, quase próximo da areia. 

Passagem por debaixo das pedras

Se você chegou até aqui, andou por volta de 5km e teve a oportunidade de visitar lindas praias, com muitas pedras e também ter vistas panorâmicas de costões e mirantes com vista para diferentes pontos da Ilha de Florianópolis.

 

 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc