Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 29/06/2020
Última atualização em 24/12/2020 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Para quem busca uma trilhas curtas e deseja perder o fôlego somente com o viasual paradisiaco, a melhor opção é a Trilha do Gravatá. A trilha é um pequeno caminho de pescadores que encontra-se próximo a Lagoa da Conceição e dá acesso a pequena praia do Gravatá. A praia fica localizada na região leste da Ilha, entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina.
Além da Praia do Gravatá, essa porção da ilha ainda abriga outras duas pequenas praias, como a Praia Secreta. A trilha é uma das queridinhas dos iniciantes, pois tem um nível de dificuldade leve e um trajeto com relevo tranquilo, que pode ser vencido em pouco mais de 30 minutos.
Para ter acesso a entrada da trilha, é preciso seguir até a Lagoa da Conceição e seguir pela Avenida das Rendeiras sentido Barra da Lagoa, chagando até a Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, ou SC 406. Logo no início da subida, ao lado direito, é possível ver uma pequena placa indicando o início da trilha. A entrada se confunde com o acesso para uma propeiedade particular, mas é só seguir à esquerda pela rampa de concreto que verá o início da trilha.
O início dela é talvez a parte mais difícil, pois o trajeto é predominantemente subida. Porém, é rápido e sem muita dificuldade. Após vencer a subida, logo adiante, à esquerda, é possível ver o primeiro mirante do caminho. O local, de onde saem alguns voos de parapente, tem uma belíssima vista da Praia Mole e da Praia da Galheta, vale parar ali e contemplar a paisagem.
Como a trilha é curta, até esse ponto já foi quase metade da trilha. Seguindo em frente, após uma pequena subida, já é possível ver a Praia do Gravatá. Dependendo do horário e da condição do tempo, o que se vê é uma praia de água cristalina perfeita para um belo banho de mar. No final da trilha, já na praia, existe um pequeno rancho de pescadores, que utilizam o lugar durante a temporada de pesca de tainha. Ou seja, se você for nessa época e contar com um pouco de sorte, conseguirá ver um lanço de tainha ser retirado da água.
Para os amantes de fotografia, a praia conta com formações rochosas e pequenas piscinas naturais que são um convite para tirar belas fotos!
Agora que você já sabe como chegar, é só aproveitar esse pequeno padacinho do paraíso!
Percurso: 1.4km
Tempo do percurso: 30 minutos
Estacionamento: Não possui, mas é possível estacionar no acostamento, perto da entrada da trilha
(EDIT: 24/12/2020 - Não estacione no acostamento, procure locais seguros ou o pequeno estacionamento que abriu próximo a entrada da trilha, pois em alguns casos, estão multando quem fica no acostamento, considerado local irregular)
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores