Morro da Coroa
27 OCT

Trilha do Morro da Coroa (Pedra do Surfista)

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 17/02/2022

Para quem quer conquistar o tão desejado alto do Morro da Coroa e poder  tirar a famosa foto na Pedra do Surfista, o principal desafio é a subida deste morro partindo da Praia da Lagoinha do Leste. Isso porque subir o trajeto íngreme seria difícil em qualquer situação, porém, nesse caso, o trilheiro já chega até a praia cansado e isso dificulta muito fazer o trajeto completo.

EDIT: Fizemos novamente essa trilha em 13 de fevereiro de 2022 e o caminho está bem demarcado, pois o fluxo de pessoas por ele aumentou bastante. 

Para chegar até a praia existem duas opções de trilha. Pode-se usar o caminho que inicia no Pântano do Sul, que é mais curto, ou senão utilizar a Praia do Matadeiro, caminho mais longo, mas com belas paisagens dos costões rochosos do sul da Ilha. Porém, em qualquer um desses casos, a chegada até a praia somada a subida do Morro da Coroa torna o trajeto longo e cansativo, caracterizando uma trilha difícil de ser vencida em um trajeto de ida e volta.

Mas o que nem todo mundo sabe é que conquistar o cume do Morro da Coroa pode ser mais fácil do que parece e que é possível fazer isso por uma trilha única, sem a necessidade de ir até a praia. Então, se seu objetivo é explorar somente o alto do morro, siga essa dica de trilha, que com certeza seu caminho será mais fácil.

Para seguir esse caminho é necessário iniciar a trilha pelo Pântano do Sul, como se estivesse indo até a Lagoinha. No ponto mais alto da trilha, pouco antes de iniciar a descida, tem uma entrada à direita, que faz um pequeno desvio no trajeto bem desenhado que leva para a praia, é ali que precisa ser feita a mudança de trajeto, saindo do caminho principal e iniciando a subida direta para o Morro da Coroa.

A trilha não é tão aberta e demarcada como o caminho para a praia, mas é possível se localizar tranquilamente. Após uns 300 metros de caminhada terá uma bifurcação, com um caminho à direita que sobe e outro à esquerda que desce. Como o objetivo é chegar ao topo do Morro da Coroa, o trilheiro pode ser induzido a subir pelo caminho da direita, mas não cometa esse erro! Seguindo pela direita você até chegará em algum lugar, mas será o alto do morro chamado de Pão de Açúcar, pois esse desvio é o início de outra trilha. Contrariando a lógica, siga pelo caminho da esquerda e desça para permanecer na trilha.

Logo após essa descida, inicia um caminho pela mata mais fechada, mas com trilha demarcada. Logo em seguida será possível notar que estará em um caminho que sobe gradativamente e é essa subida que te levará ao topo.

Seguindo em frente, após passar pela parte mais rochosa e fechada da trilha, chega-se a uma tipo de clareira, ainda dentro da mata. Siga em frente por um pequeno caminho de subida, tendo como opção subir uma pedra que tem no caminho ou contoraná-la. Fazendo qualquer um desses caminhos, verá a mata se abrir e o belo desenho da Praia da Lagoinha do Leste será visível, juntamente com o pico do Morro da Coroa e a Pedra do Surfista.

Nesse dia chegamos cedo ao alto no morro e ainda tinha formação de neblina. Parecia que estávamos junto às nuvens.

Note que é possível ver parte da praia da Lagoinha do Leste e também a formação rochosa que abriga a Pedra do Surfista. Para auxiliar no trajeto, utilize o mapa do percurso disponibilizado abaixo, que foi registrado pelo aplicativo Wikiloc.

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc