Trilha da Barra do Sambaqui
08 JUN

Trilha da Barra do Sambaqui

Passeio - Nível 1 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 08/06/2021

Com certeza um dos belos espetáculos naturais de Florianópolis é o pôr-do-sol e nós sempre buscamos ter a melhor vista e o melhor ângulo para apreciá-lo. O mais perfeito é quando conseguimos unir um local ideal para ver esse espetáculo no fim do dia, com uma trilha. Se também gosta disso, leia nossa dica sobre a Trilha da Barra do Sambaqui.  

Como o nome já diz, essa trilha fica localizada no bairro do Sambaqui, tradicional bairro localizado ao lado de Santo Antônio de Lisboa. Para chegar ao topo dessa trilha, existem duas possibilidades. Seguindo pelo Sambaqui, até o final da Rodovia Rafael da Rocha Pires, onde o trajeto fica em torno de 1200 metros. Ou indo pela Barra do Sambaqui, onde o trajeto todo dá no máximo 650 metros. No nosso caso, fizemos pelo Sambaqui.

Seguindo até o final da rodovia, passamos pela Praia do Rola e chegamos a uma estrada de chão, que termina em uma porteira. Ali tem um espaço grande e bom para deixar o carro. Á partir dali, seguimos a pé.

Entrada da Trilha da Barra do Sambaqui

Iniciamos a caminhada por uma estrada de terra em meio a uma pastagem, passando por algumas propriedades privadas e seguindo até uma pequena entrada em uma estrada de grama. 

Começo da Trilha da Barra do Sambaqui

Desse ponto em diante, entramos na trilha e iniciamos a caminhada em uma parte de mata um pouco mais alta. 

Entrada na mata da Trilha da Barra do Sambaqui

O caminho é bem tranquilo e pode-se notar, pelas marcas de pneu, que passam por ali também motos e bicicletas. Eles seguem no caminho principal, sentido a Barra do Sambaqui. Pelo caminho, temos alguns trechos de subida, mas nada tão desafiador. 

Caminhada pinus na Trilha da Barra do Sambaqui

A trilha é aberta e bem demarcada, fazendo a ligação entre os dois bairros citados acima. Para chegarmos no nosso ponto de interesse, temos que fazer um pequeno desvio no caminho.

Bifurcação na subida na Trilha da Barra do Sambaqui

Pronto, feito esse desvio, a trilha continua em um caminho aberto e bem dermarcado até o topo do morro.

Início da subida na Trilha da Barra do Sambaqui

Depois de 30 minutos ou menos, já estamos tendo as primeiras vistas da parte superior da trilha, com vista para a cidade de Governador Celso Ramos, Ilha de Ratones e também e belíssima Praia da Daniela. 

Bifurcação na subida na Trilha da Barra do Sambaqui

Essa é uma trilha curta e perfeita para quem quer apreciar essa bela vista da região aproveitando o fim de tarde.

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Passeio

Passeio - Nível 1

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc