Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 13/04/2021
Última atualização em 13/04/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Chegou a vez de falar sobre a queridinha do momento, a trilha da Cachoeira do Jarrão, muitos trilheiros procuram-a por ser de fácil acesso e contar com um cenário perfeito para quem gosta de registrar belas fotos.
O inicio da trilha se dá pela marginal da BR 101, sentido sul de Santa Catarina, no Km 230. Nós optamos por deixar o carro no posto Cambirela, que fica bem perto da entrada da trilha, de lá seguimos a pé, cerca de uns 30 metros, pelo acostamento da BR.
Após andar alguns metros, pulamos uma mureta de uns 40cm para ter acesso ao início da trilha. Temos respectivamente nas seguintes fotos, uma referência do ponto que acessamos para iniciar a trilha, e a entrada dela.
Cabe salientar que existe outra entrada, menos utilizada, seguindo uns 30 metros pelo acostamento da BR. Nesse dia o mato na entrada da trilha estava grande e espalhado devido ao mal tempo do dia anterior, porém após andar uns 4 metros a trilha toma forma e não há mais esse mato.
A maior parte da trilha é por trechos de sombra, com pedras e raízes pelo caminho.
É comum durante a trilha ver vestígios de intervenção humana, como placas, caminhos feitos de tijolos e tubulações que captam água da cachoeira.
Durante a trilha há partes da cachoeira acessíveis, onde é possível se refrescar e fazer paradas técnicas para hidratação.
Um indicativo de que estamos no caminho certo, é quanto conseguimos avistar o topo da cachoeira, nesso ponto, apesar de parecer longe, já se passou mais da metade do caminho e falta muito pouco para chegarmos ao destino final.
A trilha termina quando chegamos na frente da cachoeira, a partir desse ponto é preciso subir algumas pedras à esquerda dela para ter acesso ao topo. Não é uma tarefa difícil, só é preciso manter a atenção em caso de chuva para não escorregar.
Pronto, chegamos ao lugar mais cobiçado por quem procura essa trilha, que é o topo dela. Lá existe uma pequena represa para a captação de água da cachoeira, é um ótimo lugar para tomar banho e tirar fotos.
** Atenção ao entrar na represa, pois em suas muretas e no fundo há pedaços de ferro. Então, entre com cuidado para não se machucar.
É importante a observar que existe mais de um caminho possível para subir a cachoeira, há quem prefira subir diretamente a cachoeira escalando as pedras, não recomendamos pois é um trajeto perigoso. Há algumas dicas para quem deseja seguir a trilha como fizemos: a maior parte da trilha é possível escutar a cachoeira, e vê-la em muitos pontos, em várias partes há marcações nas árvores indicando o caminho, em boa parte do percuso é possível ver a tubulação que desce do morro trazendo água da cachoeira.
Trilha da Cachoeira do Jarrão
Percurso: 2500 metros (ida)
Tempo do percurso: 1 hora
Palhoça
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores