Trilha da Cachoeira do Jarrão
13 APR

Trilha da Cachoeira do Jarrão

Leve - Nível 2 Rafael de Moraes Costa @trilhasemsc Última atualização em 13/04/2021

Chegou a vez de falar sobre a queridinha do momento, a trilha da Cachoeira do Jarrão, muitos trilheiros procuram-a por ser de fácil acesso e contar com um cenário perfeito para quem gosta de registrar belas fotos.  

O inicio da trilha se dá pela marginal da BR 101, sentido sul de Santa Catarina, no Km 230. Nós optamos por deixar o carro no posto Cambirela, que fica bem perto da entrada da trilha, de lá seguimos a pé, cerca de uns 30 metros, pelo acostamento da BR.

Início pelo posto Cambirela - Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

Após andar alguns metros, pulamos uma mureta de uns 40cm para ter acesso ao início da trilha. Temos respectivamente nas seguintes fotos, uma referência do ponto que acessamos para iniciar a trilha, e a entrada dela. 

Vista da entrada da Trilha da Cachoeira do Jarrão

Entrada da Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

Cabe salientar que existe outra entrada, menos utilizada, seguindo uns 30 metros pelo acostamento da BR. Nesse dia o mato na entrada da trilha estava grande e espalhado devido ao mal tempo do dia anterior, porém após andar uns 4 metros a trilha toma forma e não há mais esse mato.

A maior parte da trilha é por trechos de sombra, com pedras e raízes pelo caminho.

Caminho de pedras e raízes na Trilha da Cachoeira do Jarrão

Caminho de raízes na Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

É comum durante a trilha ver vestígios de intervenção humana, como placas, caminhos feitos de tijolos e tubulações que captam água da cachoeira.

Placas na Trilha da Cachoeira do Jarrão

Caminho de tijolos na Trilha da Cachoeira do Jarrão

Tubulação na Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

Durante a trilha há partes da cachoeira acessíveis, onde é possível se refrescar e fazer paradas técnicas para hidratação. 

Poço para banho na Trilha da Cachoeira do Jarrão

Mini cachoeira e poço na Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

Um indicativo de que estamos no caminho certo, é quanto conseguimos avistar o topo da cachoeira, nesso ponto, apesar de parecer longe, já se passou mais da metade do caminho e falta muito pouco para chegarmos ao destino final.

Cachoeira vista de longe na Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

A trilha termina quando chegamos na frente da cachoeira, a partir desse ponto é preciso subir algumas pedras à esquerda dela para ter acesso ao topo. Não é uma tarefa difícil, só é preciso manter a atenção em caso de chuva para não escorregar. 

Vista de frente da cachoeira na Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

Pronto, chegamos ao lugar mais cobiçado por quem procura essa trilha, que é o topo dela. Lá existe uma pequena represa para a captação de água da cachoeira, é um ótimo lugar para tomar banho e tirar fotos.  

** Atenção ao entrar na represa, pois em suas muretas e no fundo há pedaços de ferro. Então, entre com cuidado para não se machucar.

Vista do topo da cachoeira Trilha da Cachoeira do Jarrão

 

É importante a observar que existe mais de um caminho possível para subir a cachoeira, há quem prefira subir diretamente a cachoeira escalando as pedras, não recomendamos pois é um trajeto perigoso. Há algumas dicas para quem deseja seguir a trilha como fizemos: a maior parte da trilha é possível escutar a cachoeira, e vê-la em muitos pontos, em várias partes há marcações nas árvores indicando o caminho, em boa parte do percuso é possível ver a tubulação que desce do morro trazendo água da cachoeira. 

 

Trilha da Cachoeira do Jarrão

Percurso: 2500 metros (ida)

Tempo do percurso: 1 hora 

Palhoça

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade