Trilha da Prainha - Guarda do Embaú
02 MAR

Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 02/03/2021

Esse é mais um dos cantinhos próximos a Praia da Guarda do Embaú que não podem ficar de fora da agenda de quem visita o lugar. Caminhada leve, contato com a natureza e uma praia tranquila e com belas piscinas naturais. Essa é a Prainha da Guarda do Embaú. E para chegar lá? Somente via trilha! 

A Prainha é uma praia tranquila e com belas ondas localizada no costão esquerdo da Guarda do Emabaú. Por ter acesso via trilha, ela acaba sendo mais tranquila e ideal para curtir um descanso. Para quem conhece a região, sabe que existem duas formas de chegar até lá. Uma é pelo costão que contorna a praia e a outra é seguindo pelo acesso da Trilha da Pedra do Urubu. Nós já falamos desse caminho por aqui, que além de permitir subir até a Pedra do Urubu, também chega até o Vale da Utopia e a Praia da Pinheira.

Para chegar até a trilha, o primeiro passo é chegar até a Guarda do Embaú. Estando lá, siga para o canto esquerdo, passando um pequeno córrego e subindo uma ruazinha de terra. Nesse ponto existe acesso a algumas casas e também o início das trilhas citadas acima. O caminho que nos interessa é o mostrado abaixo.

Entrada da Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Chegando até aqui, existe a possibilidade de contornar o costão e também ter acesso a Prainha, mas nós vamos seguir o que indica a placa abaixo e fazer o caminho pelo morro.

Placa indicativa na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Como podemos ver, esse caminho é compartilhado como acesso para vários pontos da região, como a Praia do Maço e o Vale da Utopia. Seguindo em frente, entraremos na mata e seguiremos morro acima, em uma caminhada agradável por estarmos na sombra, porém desgastante pela inclinação do terreno. O que teremos pela frente é basicamene isso, mata fechada, subida e um caminho de terra, que pode estar escorregadio em dias de chuva, por isso, cuidado!

Caminho na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Depois de alguns minutos de caminhada, chegaremos ao ponto mais alto do morro, onde encontraremos uma placa indicando uma bifurcação no caminho. Devemos seguir em frente, pois seguindo à esquerda, subiremos até a Pedra do Urubu.

Bifurcação pedra do urubu na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Agora que estamos na parte superior do morro, o caminho é mais tranquilo. Permanecemos em uma mata um pouco mais fechada, mas agora o relevo já é regular, o que torna o caminho mais agradável. Após alguns minutos de caminhada, chagaremos ao fim desse trecho, saindo da mata e avistando a praia e o último desafio a ser conquistado. Trata-se de uma pequena descida, com terreno íngreme e acidentado, que leva até a praia.

Descida no início da Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Nesse ponto, desça com calma, pois já estamos quase no final do caminho. Nesse ponto, já é possível ver a praia a parte de sua beleza. Como dito, essa praia acaba sendo um pouco mais deserta e possui paisagens de tirar o fôlego.

Vista aérea da prainha na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Foto: Elissandro @floripa_adventure_eg

Um dos grande atrativos desse caminho são as piscinas naturais. Com água limpinha e possuindo pedras em seu entorno, que servem como abrigo do mar, é um ótimo lugar para um descanso no pós trilha.

Piscina natural na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Foto: Elissandro @floripa_adventure_eg

Como a trilha é curta, é possível dedicar um bom tempo para o descando e também para explorar o costão rochoso e suas belezas.

Costão na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Foto: Elissandro @floripa_adventure_eg

Ao final, essa é a principal recompensa dessa trilha curta, leve e agradável. Uma praia linda, com belas formações rochosas dos costões e agradáveis piscinas naturais.

Vista aérea da prainha na Trilha da Prainha - Guarda do Embaú 

Foto: Elissandro @floripa_adventure_eg

 

Trilha da Prainha - Guarda do Embaú

Percurso: 1100 metros (Somente ida)

Tempo do percurso: 25 minutos

Palhoça

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade