Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 08/12/2020 com última atualização em 26/10/2021
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Essa é uma daquelas curtinhas de tirar o fôlego, literalmente. Não por ser longa, mas por possuir uma inclinação bem acentuada ao final do percurso que dá acesso até a Pedra do Urubu, principal atrativo da trilha e que também dá nome a ela. Mas se você visitar a Guarda do Embaú, não deve deixar de conhecer!
A Praia da Guarda do Embaú atrai muitos turistas, principalmente no verão. Isso se dá pelo fato dela mesclar a beleza da praia com o charme do pequeno rio que precisa ser atravessado para chegar até a praia (Rio da Madre). Mas como a gente não vive só de praia, vamos descobrir as trilhas da região.
Partindo da praia é possível fazer pelo menos 3 trilhas, com níveis diferentes de dificuldade. Temos a Trilha da Prainha, a Trilha da Pedra do Urubu, e a Trilha do Vale da Utopia. Isso mesmo, o famoso e procurado ponto de camping pode ser acessado via Guarda do Embaú, sendo o caminho mais longo, mas mais bonito para se chegar até lá.
Depois dessa pequena introdução sobre a região, vamos aos detalhes da trilha. Como pode perceber, o primeiro passo é chegar até a Guarda do Emabaú, que fica no munícipio da Palhoça. Se for de carro, procure deixar ele em um dos estacionamentos da praia que tem ali, pois como é uma vila pequena, é muito difícil encontrar lugar para estacionar em dias mais movimentados. Siga em direção a praia, porém, quando chegar no "centrinho", perto do acesso para a praia, vire a esquerda sentido restaurante Big Bamboo. Logo em seguida, vire a direita e entre em uma ruazinha pequena que dá acesso a um estacionamento. Se veio de carro até aqui, pode usar o estacionamento. Se veio caminhando, siga esse rua, que é pequena e logo se transforma em uma pequena rua de terra, para em seguida virar um pequeno caminho. Quando avistar essa placa, significa que está no lugar correto.
Na placa citada, podemos ver com detalhes os caminhos possíveis saindo da Guarda do Embaú e seguindo mata à dentro. Lembrando que para quem quer fazer somente a perquena Trilha da Guarda, caminho bem tranquilo que leva até os mirantes de pedra, é só seguir pela direita.
O início da trilha é bem aberto e sinalizado. Porém, como é muio procurado, o caminho está bem desgastado e a terra mais lisa fica exposta. Se for se aventurar em um dia após um período de chuvas, tenha cuidado, pois o chão fica muito escorregadio.
Esse caminho aberto segue por uns 200 metros, onde é necessário subir o tempo todo. No alto do subida existe uma placa que demarca a divisão da trilha. Em frente, chega-se até a Prainha e o Vale da Utopia. Como nosso objetivo é a Pedra do Urubu, seguiremos o indicado na placa, virando à esquerda.
A trilha segue sem maiores dificuldades de localização, pois como dito anteriormente, o percurso é bem demarcado. Ainda assim, em alguns locais, existem placa mostrando que está no caminho correto.
A mata não é tão densa, mas é fechada e garante sombra durante todo o percurso. Esse é um ponto positivo dessa trilha, a sombra garantida pelas árvores. Outra vantagem são os pequenos detalhes que podemos observar, como os pequenos frutos vermelhos nas árvores encotradas pelo caminho.
Tabém existem pequenas surpresas nas árvores mais velhas, próximas ao chão, onde os fungos roubam a atenção.
A trilha é curta, pouco mais de 500 metros. O trajeto se faz todo subindo e nesse ponto encontamos o maior desafio. Durante toda a trilha, a subida foi gradual, mas nesse momento, já próximo à pedra, é preciso fazer uma espécie de escalada. É um trajeto curto, porém exige cuidado e controle do corpo.
Vencido o desafio da escalada, temos a recompansa. Ao lado esquerdo é possível ver a ponta rochosa, pequeno caminho que citamos no início do texto, local muito procurado pelos turistas para tirar fotos.
E à direita, a grande paisagem da trilha: a vista da Praia da Guarda do Embaú!
Com sua areia clara, em um dia de céu aberto e o Rio da Madre compondo a paisagem, é um belo cartão-postal desta bela praia. Uma trilha leve, curta e com um pequeno esforço na etapa final, que vale a pena cada passo.
Trilha da Pedra do Urubu
Percurso: 1100 metros (ida e volta)
Tempo do percurso: 40 minutos
Palhoça
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores