Trilha da Guarda do Embaú ao Vale da Utopia

Trilha da Guarda do Embaú - Vale da Utopia

Palhoça @trilhasemsc

Trilha cadastrada em 06/09/2020

Última atualização em 08/09/2020 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!

Um dos lugares mais encantadores para fazer trilha e camping no litoral de Santa Catarina com certeza é o Vale da Utopia. E quando falamos dele, a primeira pergunta que surge é: como chegar lá? Pois bem, vamos responder sua pergunta!

Existem basicamente duas formas de chegar ao Vale via trilha. A primeira, pela praia da Pinheira em um trilha bem curtinha. Essa trilha é boa caso você queira levar objetos que geralmente não levamos em um trekking, como churrasqueira, cooler com bebidas e demais confortos para seu acampamento. A segunda, que será apresentada aqui, é uma trilha mais longa, com trajeto mais acidentado, que é uma boa aventura para trilha e uma opção de trekking para os campistas que gostam de testar seus limites e seus equipamentos.

Quanto a trilha, ela se inicia na praia da Guarda do Embaú. Portando, chegando no centrinho da Guarda, procure um lugar para deixar seu carro, pois a trilha parte dali. Recomendamos utilizar algum dos estacionamentos disponíveis ali para quem utiliza a praia, pois as ruas próximas não contam com lugares para estacionar, assim você deixará seu carro em um lugar adequado e seguro e poderá aproveitar a trilha sem preocupações.

A trilha se inicia no canto esquerdo da praia, ponto que dá acesso a outras trilhas que também se iniciam ali, com a Trilha da Pedra do Urubu e a Trilha da Gurada, que leva ao mirante de pedras muito procurada pelos turistas. Temos a opção de seguir inicialmente por qualquer um desses caminhos, pois o objetivo inicial da trilha é chegar até a Prainha. No nosso caso, optamos por seguir o caminho reto entre a Guarda e a Prainha, desviando o caminho que leva até as pedras.

Durante parte do trajeto, a subuda inicial, a trilha é compartilhada com os aventureiros que buscam o topo da Pedra do Urubu. Em determinado momento, quase ao final da subida inicial, é possível ver a placa indicativa de desvio no caminho. Seguindo à esquerda, temos continuidade na trilha da pedra, seguindo reto, permanecemos no caminho para chegar até o vale. A trilha segue pela mata fechada por mais algumas centenas de metros até sair da parte coberta e dar visão da praia. Nesse ponto, temos um local de descida que exige bastante cuidado, pois o terrenos é ingrime e escorregadio. Desça por ele buscando o canto esquerdo, pois a trilha continua por ali e possui caminhos que não vão pela areia, facilitando a caminhada.

Chegando na praia você terá a bela visão abaixo, da Prainha. Ela é uma praia um pouco mais tranquila, devido justamente a necessidade de trilha para chegar até ela. Essa é a primeira bela vista que teremos na trilha.

Seguindo pela lado esquerdo, no final da areia, a impressão é que não será possível atravessar a parte rochosa sem andar pela água rasa qua chega até as praias e fecha a passagem da trilha, mas existe uma passagem por entre as pedras que pode ser utilizada para a travessia, pois quando a maré está muito alta, fica difícil atravessar pela praia. Tenha muito cuidado nesse ponto.

Travessia das pedras

Após vencer esse trecho de pedras inicial, a trilha segue por mais alguns metros sobre o costão até chegar a uma segunda praia. Essa, de extensão menor, da a visão do inicío da subida para o vale. Passando por esses caminhos é possível avistar vários pontos onde a água do mar bate mais forte quando a maré está alta e quando ela baixa, forma pequenas piscinas naturais que são um convite para o banho.

Piscinas Naturais

Quando a parte próxima ao mar e das praia termina, temos acesso as paisagens de grama baixa e extensos vales verdes, que são muito bonitas e forma paisagens únicas, combinando mata, pastagens e o mar ao fundo. Essa é a principal característica do caminho até o ponto final.

Após cerca de 3km já estamos oficialmente no Vale da Utopia. Esse lugar, uma propriedade particular, é aberta para visitação e realização de trilhas. Só é necessário pagar caso você esteja dentro da propriedade onde é realizada a atividade de camping. Se o seu objetivo era a trilha para conhecer esse lugar incrível, aproveite!

Explore todos os espaços do vale, pois cada um deles possui uma característica e uma peculiaridade que tornam esse lugar tão procurado e adorado por todos que o procuram. Olhando a paisagem verá que o lugar é perfeito para um camping. Se foi para acampar, aproveite! Se não foi, leia nossa matéria sobre o camping no vale e planeje com os amigos!

Vale da Utopia

Se você chegou até aqui, certamente terá a sensação que todo caminho valeu a pena, pois o vale é lindo!

Trilha da Guarda do Embaú ao Vale da Utopia

Extensão: 3400 metros (somente ida)

Duração: 1:40 horas

Palhoça

Grau de dificuldade da trilha Leve Leve - Nível 3

Use o Wikiloc

Powered by Wikiloc
Atualização das Informações

Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.

Contrate um Condutor

Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.

Lista de Condutores

Gostou do nosso conteúdo?

Compartilhe em suas redes sociais