Trilha da Guarda do Embaú - Vale da Utopia
06 SEP

Trilha da Guarda do Embaú ao Vale da Utopia

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 08/09/2020

Um dos lugares mais encantadores para fazer trilha e camping no litoral de Santa Catarina com certeza é o Vale da Utopia. E quando falamos dele, a primeira pergunta que surge é: como chegar lá? Pois bem, vamos responder sua pergunta!

Existem basicamente duas formas de chegar ao Vale via trilha. A primeira, pela praia da Pinheira em um trilha bem curtinha. Essa trilha é boa caso você queira levar objetos que geralmente não levamos em um trekking, como churrasqueira, cooler com bebidas e demais confortos para seu acampamento. A segunda, que será apresentada aqui, é uma trilha mais longa, com trajeto mais acidentado, que é uma boa aventura para trilha e uma opção de trekking para os campistas que gostam de testar seus limites e seus equipamentos.

Quanto a trilha, ela se inicia na praia da Guarda do Embaú. Portando, chegando no centrinho da Guarda, procure um lugar para deixar seu carro, pois a trilha parte dali. Recomendamos utilizar algum dos estacionamentos disponíveis ali para quem utiliza a praia, pois as ruas próximas não contam com lugares para estacionar, assim você deixará seu carro em um lugar adequado e seguro e poderá aproveitar a trilha sem preocupações. 

A trilha se inicia no canto esquerdo da praia, ponto que dá acesso a outras trilhas que também se iniciam ali, com a Trilha da Pedra do Urubu e a Trilha da Gurada, que leva ao mirante de pedras muito procurada pelos turistas. Temos a opção de seguir inicialmente por qualquer um desses caminhos, pois o objetivo inicial da trilha é chegar até a Prainha. No nosso caso, optamos por seguir o caminho reto entre a Guarda e a Prainha, desviando o caminho que leva até as pedras. 

Durante parte do trajeto, a subuda inicial, a trilha é compartilhada com os aventureiros que buscam o topo da Pedra do Urubu. Em determinado momento, quase ao final da subida inicial, é possível ver a placa indicativa de desvio no caminho. Seguindo à esquerda, temos continuidade na trilha da pedra, seguindo reto, permanecemos no caminho para chegar até o vale. A trilha segue pela mata fechada por mais algumas centenas de metros até sair da parte coberta e dar visão da praia. Nesse ponto, temos um local de descida que exige bastante cuidado, pois o terrenos é ingrime e escorregadio. Desça por ele buscando o canto esquerdo, pois a trilha continua por ali e possui caminhos que não vão pela areia, facilitando a caminhada.

Chegando na praia você terá a bela visão abaixo, da Prainha. Ela é uma praia um pouco mais tranquila, devido justamente a necessidade de trilha para chegar até ela. Essa é a primeira bela vista que teremos na trilha.

Seguindo pela lado esquerdo, no final da areia, a impressão é que não será possível atravessar a parte rochosa sem andar pela água rasa qua chega até as praias e fecha a passagem da trilha, mas existe uma passagem por entre as pedras que pode ser utilizada para a travessia, pois quando a maré está muito alta, fica difícil atravessar pela praia. Tenha muito cuidado nesse ponto.

Travessia das pedras

Após vencer esse trecho de pedras inicial, a trilha segue por mais alguns metros sobre o costão até chegar a uma segunda praia. Essa, de extensão menor, da a visão do inicío da subida para o vale. Passando por esses caminhos é possível avistar vários pontos onde a água do mar bate mais forte quando a maré está alta e quando ela baixa, forma pequenas piscinas naturais que são um convite para o banho.

Piscinas Naturais

Quando a parte próxima ao mar e das praia termina, temos acesso as paisagens de grama baixa e extensos vales verdes, que são muito bonitas e forma paisagens únicas, combinando mata, pastagens e o mar ao fundo. Essa é a principal característica do caminho até o ponto final.

Após cerca de 3km já estamos oficialmente no Vale da Utopia. Esse lugar, uma propriedade particular, é aberta para visitação e realização de trilhas. Só é necessário pagar caso você esteja dentro da propriedade onde é realizada a atividade de camping. Se o seu objetivo era a trilha para conhecer esse lugar incrível, aproveite! 

Explore todos os espaços do vale, pois cada um deles possui uma característica e uma peculiaridade que tornam esse lugar tão procurado e adorado por todos que o procuram. Olhando a paisagem verá que o lugar é perfeito para um camping. Se foi para acampar, aproveite! Se não foi, leia nossa matéria sobre o camping no vale e planeje com os amigos!

Vale da Utopia

Se você chegou até aqui, certamente terá a sensação que todo caminho valeu a pena, pois o vale é lindo!

 

Trilha da Guarda do Embaú ao Vale da Utopia

Extensão: 3400 metros (somente ida)

Duração: 1:40 horas

Palhoça

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc