Caminho da Costa da Lagoa à Ratones
05 OCT

Caminho da Costa da Lagoa à Ratones

Leve - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 06/10/2020

A Costa da Lagoa é uma pequena e famosa comunidade localizada às margens da Lagoa da Conceição. Seu principal charme é poder chegar até lá somente via trilha ou barco. Hoje vamos apresentar como chegar lá pela trilha que sai do bairro Ratones.

Essa é uma boa opção para quem está no norte da ilha, visto que a outra e mais famosa opção parte da Lagoa da Conceição. O que podemos dizer sobre a trilha que sai da Lagoa é que ela é mais longa, porém muito bonita. Mas voltando ao objeto principal desta postagem, vamos à trilha.

Para iniciá-la, devemos ir até o bairro do Ratones, onde se inicia a trilha. O bairro possui uma rua principal, chamada Estrada Intendente Antônio Damasceno, siga por ela. Vire na esquina com Estrada Bento Manoel Ferreira e siga até o final das casas, onde a trilha se inicia. Também neste local é possível deixar o carro em alguns espaços na entrada da trilha.

O início da trilha é demarcado pela placa abaixo, que faz parte do projeto de mapeamento e identificação de trilhas realizado pelo Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina.

Logo após o início da trilha, após sair da parte mais povoada do caminho, nos deparamos com uma pequena rampa de concreto, antes de entrar efetivamente no caminho da mata. Ela é íngrime e pode estar molhada, então tenha cuidado.

Nesse curto caminho que se estende como um trajeto de subida e depois descida, pois é necessário vencer o Morro do Ratones, encontramos uma infinidade de árvores, algumas frutíferas. Entre elas destacam-se as pitangueiras. Caso encontre alguma pelo caminho, pare, colha algumas e desfrute do sabor dessa fruta gostosa e tipicamente brasileira.

A trilha segue por um caminho de mata semi-aberta, onde no alto do morro temos uma bela visão da Lagoa da Conceição. Ao descer, quando nos aproximamos da comunidade, temos acesso a esse pequeno caminho de tijolos rodeado por flores e jardins, uma paisagem muito bonita. 

Ao final desse caminho, já temos acesso aos primeiros restaurantes ao belissímo cenário da Lagos da Conceição. Esse caminho pelo Ratones, tem muitas vantagens para quem quer uma trilha rápida e bem demarcada. A trilha, inclusive, é muito utilizada por moradores da comunidade do dia a dia, seja para ir ao trabalho ou mesmo para ter acesso a cidade, o que a torna tranquila e quase sempre com a certeza de encontrar alguém pelo caminho. 

Ao chegar de fato no centro da comunidade, o aventureiro tem várias opções de restaurantes para descansar ou se hidratar. Como a trilha é pequena, a volta pode ser feita pelo mesmo caminho da ida. 

Existem outras opções para voltar, mas caso esteja de carro, podem não ser muito práticas. Uma delas é pegar um barco saindo de um dos pontos existentes ali ou mesmo dos restaurantes. 

O problemas dos barcos é que eles levam ou para o bairro do Rio Vermelho, ou para a Lagoa da Conceição. Do ponto de vista de vias terrestres, esse caminho pode ser um pouco longo. Mas tendo explicado os meios, fica a cargo do aventureiro decidir sobre o retorno e suas possibilidade. Bom passeio! 

Essa trilha possui classificação de dificuldade definida pelo Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, usando umas das escalas de dificuldade descritas em nosso site, de acordo com a norma NBR 15505-2.

 GUIA DE DIFICULDADE EM TRILHAS - NORMA NBR 15505-2
Severidade do Meio Orientação no Percurso Condições do Terreno Intensidade de Esforço Físico

2

1

3

1

 

Caminho da Costa da Lagoa à Ratones

Percurso: 2780 metros (ida e volta)

Tempo do percurso: 1 hora e 20 minutos

Florianópolis

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade