Trilha da Pedra do Marimbondo
18 JUL

Trilha da Pedra do Marimbondo

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 22/07/2022

Certamente quem procura as trilhas da região norte de Florianópolis já ouviu falar da Pedra do Marimbondo. Localizada entre as praias do Santinho e Moçambique, ela possui um dos mais belos mirantes da Ilha. Parte do seu caminho é compartilhada com a tradicional trilha do Morro das Aranhas, que inicia no Costão do Santinho, mas para chegar no famoso mirante, é necessário seguir sentido Moçambique.

Como dito, a Trilha da Pedra do Marimbondo inicia no mesmo caminho da Trilha do Morro das Aranhas, famosa trilha que inicia próximo ao Resort do Costão do Santinho. Caso queira mais detalhes sobre ela, acesse aqui as informações.

A caminhada inicia-se ao lado do Resort Costão do Santinho, logo após as inscrições rupestres existentes ali. Você deve seguir a trilha até o Topo do Morro das Aranhas. O caminho é bem demarcado, mas possui trechos com muitas raízes que exigem cuidado.

Morro das Aranhas - Trilha da Pedra do Marimbondo

Chegando ate o topo, ainda temos um bom caminho pela frente. Em uma clareira existente no topo do morro temos a opção de seguir pela direita, onde temos a vista da Praia do Santinho, seguir em frente e virar a esquerda, onde teremos a vista das dunas e um pouco da Praia do Moçambique e seguindo mais pela esquerda, em uma pequena entrada na mata que dá acesso ao início do caminho até a Pedra do Marimbondo.

Vista da Praia dos Ingleses

Do alto do segundo mirante é possível ter uma vista panorâmica de parte do bairo do Ingleses, com suas dunas e também com vista da praia, além da visão de parte da região norte da Ilha de Florianópolis.

Praia dos ingleses - Trilha da Pedra do Marimbondo

Essa é a vista das dunas dos Ingleses e no bairro dos Rio Vermelho. Ela é possível à partir do segundo mirante existente no topo do morro.

Duna e Rio Vermelho - Trilha da Pedra do Marimbondo

Do mesmo mirante é possível ter a vista da Praia do Moçambique. É essa mesma vista que teremos do alto da Pedra do Marimbondo, mas com um ângulo muito mais adequado.

Moçambique - Trilha da Pedra do Marimbondo

Para seguir em frente, recomendamos seguir a descrição feita no aplicativo Wikiloc. Nela, indicamos todos os pontos de acesso e bifurcações. O relato pode ser acessado aqui

O caminho até a pedra não é muito longo, mas exige um ponto de atenção. A trilha desce sentido Moçambique e possui uma pequena bifurcação que sobre até a pedra. Siga com atenção a rota do Wikiloc, pois caso contrário irá terminar a trilha na praia. 

A bifurcação fica logo após o único registro de fonte que encontramos no caminho. É uma fonte pequena e com pouca vazão de água, melhor não contar com ela como ponto de hidratação e levar água para todo o trajeto de deslocamento.

A vista principal é da foto abaixo, onde é possível ver toda a grandiosidade da extensão da Praia do Moçambique.

Vista Principal da Trilha da Pedra do Marimbondo

Trilha da Pedra do Marimbondo

Extensão: 4,5km (ida e volta)

Tempo de Atividade: Aproximadamente 3 horas, com deslocamento e pausa para fotos e café.

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc