Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 21/12/2020
Última atualização em 22/12/2020 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Quem já explorou a Trilha do Gravatá certamente desviou o olhar para as paisagens rochosas que ficam ao lado direito da trilha. Pois saiba que é possível chegar até lá por uma trilha bem fácil e com um visual incrível e acessar a Pedra do Urubu, que também dá o nome para a trilha.
Como foi dito, essa trilha começa no mesmo local da Trilha do Gravatá (saiba como chegar) e em certo ponto faz um desvio para seguir até a Pedra do Urubu. O local é utilzado para fazer rapel e recebeu esse nome pelos urubus que são vistos com frequência no alto das pedras.
O caminho é aberto e bem demarcado. Inicia-se em um local com um pouco de vegetação mais alta, que logo se abre e dá espaço a uma trilha aberta.
Logo no início da trilha, após sair da parte de mato fechado, é possível ter acesso a um belo mirante, com vista para a Praia Mole e Praia da Galheta. Para isso, siga à esquerda na parte alta da trilha.
Seguindo em frente, o caminho é de terra e fica escorregadio em dias chuvosos, por isso, cuidado!
Logo depois de passar por esse ponto, fique atendo ao lado direito, para encontrar a bifurcação mostrada na foto abaixo.
Logo no início do desvio feito, do lado equerdo, tem uma pedra que se sobressai na paisagem. E por coincidência é possível ver urubus ali também. Mas nao se engane, nossa trilha segue em frente para chegar na parte alta do morro.
Depois da pedra, a trilha segue bem demarcada no sentido do morro, com uma inclinação leve para chegar até as pedras.
Quando chegar nas primeiras rochas já é possível ter acesso a um mirante que tem uma bela vista da Lagoa da Conceição e também uma vista parcial das praias do leste.
A vista das praias é a mesma do mirante mostrado antes, mas de um ponto mais alto, aompliando o campo de visão.
Depois dessa pedra, a trilha fica um pouco mais fechada. Use como referência esse caminho próximo da pedra, que já é a parte final da trilha.
A trilha termina nessa formação de rochas e segue por cima dela.
Como dito, o local recebeu esse nome em razão dos urubus que ficam no alto das pedras. Quando fomos, tivemos a sorte de na chegada nos deparar com alguns deles, fazendo jus ao nome da trilha.
A paisagem do alto das pedras é muito bonita, tendo uma vista panorâmica também da Praia do Gravatá.
Trilha da Pedra do Urubu
Percurso: 1000 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 35 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores