Trilha do Morro do Rapa
30 NOV

Trilha do Morro do Rapa

Leve - Nível 3 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 01/12/2020

Hoje vamos falar um pouco sobre as trilhas do norte da Ilha de Florianópolis, especificamente sobre a Trilha do Morro do Rapa, que liga a Praia Brava à Praia da Lagoinha do Norte. O principal atrativo dessa trilha é o belíssimo mirante com vista panorâmica da Praia Brava, por onde iniciamos a aventura!

Como não é uma trilha ou circuito (veja classificações aqui), ou seja, é uma travessia, ela pode ser iniciada tanto pela Praia Brava, quanto pela Praia da Lagoinha. Não significa que você não possa ir ou voltar pelo caminho, pelo contrário. Mas fazer como nós, que partimos da Brava sentido Lagoinha, se sentirá convidado a tomar um refrescante banho de mar ao final do percurso. Outro fator a levar e consideração na hora da escolha do ponto de partida é o relevo. Partindo pela Lagoinha do Norte as subidas são um pouco mais difícieis, pois estão localizadas na parte mais acidentada da trilha.

Bem, como dito, partimos da Praia Brava. Para isso, chegamos até a Praia da Lagoinha, deixamos o carro em um estacionamento e pegamos um Uber até o local de início da trilha. Tudo isso para finalizar o caminho e só se preocupar com o banho de mar! Para iniciar a trilha, siga até o Mirante da Praia Brava, local ideal para deixar o carro próprio ou servir como referência para o Uber. Descendo ali, siga pela rua no sentido da praia, olhando para a esquerda. Logo em frente verá essa enorme placa indicando o início da trilha.

A trilha é bem aberta no seu início e bem sinalizada. Inclusive uma das sinalizações disponíveis é sobre o Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela. Já falamos sobre ele nessa postagem Caminho do Morro das Feiticeiras e essa trilha também faz parte desse caminho.

Como existem atividades de parapente que são realizadas nesse morro, você notará que o caminho é largo e bem demarcado no início, inclusive sendo possível o trânsito de carros off-road, triciclos e motos. Mas isso apenas na porção inicial, depois o caminho se transforma em uma trilha mais fechada.

Apesar do trajeto bem demarcado, existem alguns pontos de bifurcações que podem causar dúvidas. Alguns são apenas pequenos mirantes, outros, como esse, são opções de desvios na trilha que levam para outros pontos do costão, nesse caso, a Ponta da Bota.

Se está acostumado a fazer trilhas em Florianópolis, encontrará algo familiar, assim como a placa de início da trilha. Ela também foi mapeada e classificada pelo projeto Programa Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina. Já trouxemos essa informações nas demais trilhas que fazem parte dele, mas sempre gostamos de lembrar, afinal, é um projeto muito legal de valorização e preservação das trilhas.

A primeira parada da trilha é o mirante que pode ser considerado o ponto principal do caminho. É de lá que se tem essa vista maravilhosa da Praia Brava.

Além disso, do alto de uma pedra que existe ali, também é possível ter a visão de várias praias do norte da Ilha, como Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras.

Logo à frente, seguindo para a etapa final da trilha, também será possível ver com mais detalhes a Praia da Lagoinha do Norte, vista do alto.

Seguindo adiante, verá uma pequena entrada na trilha que passa por uma espécie de túnel de pedra. Acessando esse caminho, verá outro ponto legal de fazer alguns registros. Essa árvore que mais parece um banquinho ao ar livre.

E logo depois de passar por ali, seguindo em frente, tem mais um dos atrativos da trilha. Um grande portal de pedra com vista para o mar da região. Também é um ponto muito interessante da trilha.

Depois desse ponto, o caminho desce até próximo ao costão e vai margeando ele até chegar próximo as casas que dão acesso a Praia da Lagoinha do Norte. O caminho é muito bonito, com belas paisagens compostas pelo mar, pelas rochas e pela vegetação.

Também existem formações curiosas, como essas rochas no meio do caminho, que lembram um rosto humano.

Ao avistar os primeiros sinais de civilização, você chegará na placa abaixo. Ela está colocado ao final de uma pequena ruazinha que seguirá até se tornar maior e dar acesso a praia. É esse o ponto indicado para quem quer começar a trilha pela Lagoinha do Norte.

De posse de todos os detalhes, agora é só seguir pela trilha e aproveitar as belezas do caminho! Boa trilha!

Trilha do Morro do Rapa

Percurso: 3800 metros (ida)

Tempo do percurso: 1 hora e 40 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 3

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc