Trilha do Santinho para o Moçambique
16 MAR

Trilha do Santinho para o Moçambique

Leve - Nível 2 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 23/03/2021

Além da Trilha do Morro das Aranhas, a Praia do Santinho também abriga outra belíssima trilha, que faz a ligação com a Praia do Moçambique. Seguindo pelo costão rochoso, sempre margeando o mar, as paisagens são de tirar o fôlego, o mar é de um belo azul e ainda temos a vista da Ilha das Aranhas.

Essa trilha pode ser feita em dois sentidos, iniciando pela Praia do Santinho, nesse caso a trilha se inicia no mesmo ponto onde começa a da Trilha do Morro das Aranhas. A outra opção é iniciar pela Praia do Moçambique, onde a trilha inicia no lado esquerdo e sobe margeando o costão.

Como estávamos na Praia do Moçambique, seguimos a trilha saindo dali. Essa praia é conhecida por ser menos agitada, não tem muita estrutura e geralmente atrai muitos surfistas e banhistas que procuram paz e sossego. Junto com a Barra da Lagoa, elas formam a maior extensão de areia de Florianópolis.

Seguindo pela canto esquerdo da praia, procure um caminho no final da faixa de areia. A trilha começa ali. Como é um caminho muito procurado, o trajeto é bem desenhado e fácil de identificar. Olhando morro acima, podemos ver o desenho dela que sobe pela costão.

Canto das aranhas - Trilha do Santinho para o Moçambique

A trilha começa no costão e logo no início entra na mata baixa, mas com caminho bem marcado. Isso garante um pouco de sombra e temperaturas mais agradáveis, fator importante em dias de sol forte.

Início da subida na Trilha do Santinho para o Moçambique

À medida que nos afastamos da Praia do Moçambique e ganhamos a parte alta da trilha, temos essa bela vista da praia, que mais parece uma pintura.

Vista da praia na Trilha do Santinho para o Moçambique

A parte de mata é pouco densa, com árvores baixas e caminho bem aberto. Em alguns pontos existem pontos de descidas que exigem um pouco mais de atenção.

Início caminha na mata na Trilha do Santinho para o Moçambique

Nos pontos de vegetação baixo, o caminho é marcado pela presença de muitos gravatás, por isso, proteja a suas pernas para evitar machucados.

Vegetação gravatá na Trilha do Santinho para o Moçambique

Como o caminho segue margeando a costa, existem belas composições de mar, rochas e vegetação. Além disso, seguimos acompanhando a Ilha das Aranhas, que fica visível durante todo o trajeto da trilha.

Vista Santinho na Trilha do Santinho para o Moçambique

Somente depois de andar boa parte do caminho é que passamos a avistar ao longe a Praia do Santinho, com seu belo mar e suas dunas de areia branquinha. Isso sinaliza que estamos chegando na parte final da trilha.

Caminho próximo chegada na Trilha do Santinho para o Moçambique

Seguindo em frente pelo costão, chegaremos nesta placa. Ela sinaliza o início da trilha para quem parte do Santinho e no nosso caso, o final da trilha, pois partimos do Moçambique. O mais comum é partir do Santinho, pois existe mais estrutura na Praia, sendo possível deixar o carro estacionado com segurança. 

Placa indicativa na Trilha do Santinho para o Moçambique

 

Trilha do Santinho para o Moçambique

Percurso: 2650 metros (somente ida)

Tempo do percurso: 1 hora e 15 minutos

Florianópolis

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Leve

Leve - Nível 2

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc