Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 16/03/2021
Última atualização em 23/03/2021 (Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro!
Além da Trilha do Morro das Aranhas, a Praia do Santinho também abriga outra belíssima trilha, que faz a ligação com a Praia do Moçambique. Seguindo pelo costão rochoso, sempre margeando o mar, as paisagens são de tirar o fôlego, o mar é de um belo azul e ainda temos a vista da Ilha das Aranhas.
Essa trilha pode ser feita em dois sentidos, iniciando pela Praia do Santinho, nesse caso a trilha se inicia no mesmo ponto onde começa a da Trilha do Morro das Aranhas. A outra opção é iniciar pela Praia do Moçambique, onde a trilha inicia no lado esquerdo e sobe margeando o costão.
Como estávamos na Praia do Moçambique, seguimos a trilha saindo dali. Essa praia é conhecida por ser menos agitada, não tem muita estrutura e geralmente atrai muitos surfistas e banhistas que procuram paz e sossego. Junto com a Barra da Lagoa, elas formam a maior extensão de areia de Florianópolis.
Seguindo pela canto esquerdo da praia, procure um caminho no final da faixa de areia. A trilha começa ali. Como é um caminho muito procurado, o trajeto é bem desenhado e fácil de identificar. Olhando morro acima, podemos ver o desenho dela que sobe pela costão.
A trilha começa no costão e logo no início entra na mata baixa, mas com caminho bem marcado. Isso garante um pouco de sombra e temperaturas mais agradáveis, fator importante em dias de sol forte.
À medida que nos afastamos da Praia do Moçambique e ganhamos a parte alta da trilha, temos essa bela vista da praia, que mais parece uma pintura.
A parte de mata é pouco densa, com árvores baixas e caminho bem aberto. Em alguns pontos existem pontos de descidas que exigem um pouco mais de atenção.
Nos pontos de vegetação baixo, o caminho é marcado pela presença de muitos gravatás, por isso, proteja a suas pernas para evitar machucados.
Como o caminho segue margeando a costa, existem belas composições de mar, rochas e vegetação. Além disso, seguimos acompanhando a Ilha das Aranhas, que fica visível durante todo o trajeto da trilha.
Somente depois de andar boa parte do caminho é que passamos a avistar ao longe a Praia do Santinho, com seu belo mar e suas dunas de areia branquinha. Isso sinaliza que estamos chegando na parte final da trilha.
Seguindo em frente pelo costão, chegaremos nesta placa. Ela sinaliza o início da trilha para quem parte do Santinho e no nosso caso, o final da trilha, pois partimos do Moçambique. O mais comum é partir do Santinho, pois existe mais estrutura na Praia, sendo possível deixar o carro estacionado com segurança.
Trilha do Santinho para o Moçambique
Percurso: 2650 metros (somente ida)
Tempo do percurso: 1 hora e 15 minutos
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores