Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)
01 MAR

Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

Moderada - Nível 4 Robson Fernando Duda @trilhasemsc Última atualização em 01/03/2022

Certamente uma das trilhas mais visitadas em Florianópolis é a da Lagoinha do Leste. Seja pelo Pântano do Sul ou pelo Matadeiro, ela atrai muitos aventureiros que desejam registrar suas belas paisagens. Mas logo ali, na parte direita da praia, existe outro ponto de igual beleza. E seu nome é extremamente sugestivo: Ponta da Felicidade! 

Para chegar até lá existem algumas maneiras, mas neste relato destacaremos o caminho que segue pelo Morro da Coroa. O percurso detalhado até este primeiro ponto é detalhado no descritivo desta trilha e pode ser acessado aqui. Nossa escolha até a Coroa segue pela parte superior da Trilha do Pântano do Sul, sem passar pela praia. Logo, um dos caminhos possíveis é tanto subindo o morro, quanto fazendo o trajeto citado. 

Depois de chegar ao topo do Morro da Coroa, olhando para direita, parece que não existe mais nada por ali e que o morro termina após a descida. Mas pelo contrário, é atrás desse morro que se esconde a bela paisagem da Ponta da Felicidade. Para chegar até lá, precisamos seguir até a faixa de mata baixa que aparece na imagem abaixo. Olhando com atenção é possível notar que existem alguns caminhos desenhados na grama que levam até lá. Siga por alguma deles para alcançar a mata. 

Caminho Direita - Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

Quando chegar próximo a mata, os caminhos possíveis até ali se encontram e indicam uma pequena entrada que dará acesso a uma mata baixa, mas aberta, com boa visibilidade. Tenha cuidado apenas com alguns espinhos e galhos soltos que podem machucar os braços e pernas.

Entra na mata - Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

Após passar por essa parte de mata, chegará em um planalto, de onde é possível ver que o morro de fato não acaba ali, mas segue adiante com a descida de um pequeno morro e a ascenção até a porção de terra e pedras que forma a Ponta da Felicidade. Nesse local, também existem alguns caminhos possíveis para descer que estão demarcados na grama. Escolha o que melhor se adapta ao seu preparo físico, pois não necessariamente o mais curto será o mais fácil, já que ele possui bastante inclinação. Caso escolha o mais longo, a descida será mais tranquila e controlada. 

Descida - Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

A descida levará até um vale, que desce e se estende até o mar. Mas como o objetivo é alcançar a formação rochosa que se destaca na paisagem, deve-se descer e seguir subindo um pouco no sentido das rochas. É uma paisagem única, onde a impressão que temos é que as rochas emergiram do chão e ficaram ali, enfiadas como estacas. 

Formação rochosa - Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

Além dessa formação peculiar, é possível explorar também a grande laje de rocha que existo logo acima, que serve como mirante para a Lagoinha do Leste e todo o mar da região.

Vista pedras - Trilha da Ponta da Felicidade (Via Morro da Coroa)

Trilha da Ponta da Felicidade

Florianópolis - Lagoinha do Leste

 

 

 

Grau de dificuldade

Grau de dificuldade da trilha Moderada

Moderada - Nível 4

Saiba mais sobre o grau de dificuldade

Powered by Wikiloc