Procure por trilhas e guias no estado de Santa Catarina
Trilha cadastrada em 07/02/2022 com última atualização em 08/02/2022
(Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Eles são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.)
Que tal um banho de cachoeira em meio à região central de Florianópolis? Ah, e fazendo uma trilha curtinha, com pouco mais de 500 metros? Esses são os atrativos da Trilha do Poção, que leva à famosa Cachoeira de mesmo nome. Localizada no bairro Córrego Grande, na APP do Parque Municipal do Maciço da Costeira do Pirajubaé, ela atrai muitas pessoas, principalmente nos dias de calor.
A Cachoeira do Poção é uma alternativa para quem quer se refrescar em dias quentes, mas quer evitar filas e aglomerações nas praias. Não que ali, nesses dias, seja muito diferente, pois a quantidade de pessoas no local costuma ser grande.
Para chegar na cachoeira, siga até o final da Rua Sebastião Laurentino da Silva, no bairro Córrego Grande. A entrada da trilha fica em uma pequena curva em que não é possível estacionar, então siga alguns metros pela rua até as proximidades da AMOSC - Associação de Moradores do Córrego Grande, onde é possível encontrar locais de estacionamento.
Caso pretenda ir de carro e consiga estacionar conforme indicado, desça até o ponto da entrada da trilha. O local é demarcado por placa que identifica a trilha pelo nome e também traz algumas informações adicionais e importantes para o trilheiro, principalmente em relação à dificuldade da trilha. A placa, assim como muitas outras que existem em Florianópolis, faz parte do projeto Roteiros do Ambiente - Trilhas e Caminhos na Ilha de Santa Catarina, o qual busca sinalizar e recuperar o caminho de várias trilhas da cidade.
Além da traçado do trajeto, distância e tempo aproximado de trilha, a placa ainda detalha a dificuldade do caminho de acordo com a norma ABNT NBR 15505-2 https://trilhasemsc.com.br/guia-de-dificuldade-em-trilhas/abnt, presente em nosso site para consulta.
A trilha é curta, bem demarcada e possui poucos obstáculos. É preciso ter cuidado com algumas rochas, que podem estar lisas ou soltas.
Outra questão que chama a atenção é a tubulação que pode ser encontrada no meio do caminho e até serve como guia para o local, pois se estende por boa parte da trilha. Ela faz parte do antigo sistema de captação de água que existia décadas atrás, mas hoje está inativo.
A cachoeira não é grande, mas possui uma bela queda e espaço para nadar e até dar pequenos mergulhos, pois possui um poço mais fundo próximo ao local onde a água cai. Se não sabe nadar, tenha cuidado com a profundidade neste ponto.
Ao entrar na água, tenha cuidado com as rochas molhadas, pois elas se tornam escorregadias. Se for mergulhar, preste bem atenção no local, para garantir que não há rochas ou galhos. Tendo esses cuidados, a diversão será garantida!
Cachoeira do Poção
Florianópolis
Chave: trilhasemsc@gmail.com
Fique sempre atento à data de atualização dos textos. Os textos são feitos com base em nossas trilhas e podem estar desatualizados em razão do tempo da última visita.
Sempre que visitar um local desconhecido, procure por condutores locais autorizados. Faça turismo seguro.
Lista de Condutores